Remo: Confira as melhorias que estão sendo feitas na sede náutica da Lagoa

Quarta-feira, 02/10/2013 - 11:52
comentário(s)

Em sua reta final, o processo de reformas na Sede Náutica do Club de Regatas Vasco da Gama segue a pleno vapor. Após por mais de um ano caminhar a passos de tartaruga, as diversas melhorias, tanto físicas no espaço quanto para o rendimento dos remadores do clube, nas últimas semanas aceleraram, e a expectativa é de que até o final de outubro tudo já estava praticamente finalizado: salas de musculação, de avaliação e de ergometria, nova rampa de treinamentos na Lagoa Rodrigo de Freitas, terraço, pintura etc.

Sem dúvidas, as novidades que mais chamam a atenção são aquelas relacionadas diretamente ao rendimento dos atletas vascaínos: a nova rampa e a sala de musculação. Por outro lado, temos o incremento do potencial da Sede Náutica para geração de recursos para a Divisão de Remo, sobretudo a partir do aluguel do espaço: terraço e salão nobre.

Excetuando-se a reforma do terraço, o financiamento e a estrutura para a maioria dessas reformas são advindas de projeto desenvolvido pelo clube junto à empresa Jeff Sports – de propriedade de Jefferson Mello – através da lei de incentivo fiscal de isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para a empresa financiadora. Chama atenção o fato de que, ao contrário da Lei de Incentivo ao Esporte, não é requerido ao clube na Lei de ICMS as Certidões Negativas de Débito, apenas à empresa.

O diretor da Divisão de Remo do clube, Joaquim da Costa Oliveira, comentou sobre essas reformas, ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes/SuperVasco. Ele ressalta que faltam apenas detalhes para as reformas terminarem e apresenta essas melhorias, enfatizando a melhora que elas trazem para a imagem do clube, também no sentido de captar atletas:

- Nós fizemos um projeto que foi aprovado, então houve uma recuperação da nossa sede: pintura da sede em geral, recuperação de algumas partes que estavam caindo, e agora estamos acabando de fazer a nossa academia. Os aparelhos já estavam aqui e agora está havendo uma instalação da TechnoGym. E a rampa, que chegou de Angra e que está sendo colocada agora. Com isso, acho que a gente vai conseguir adquirir mais atletas. Teremos outra imagem, na verdade. Isso vai ser um trabalho duro, porque a gente vem por muito tempo lutando por isso, está brigando por essas coisas. Teve esse projeto como Jefferson e ele está em processo de finalização, faltam só detalhes para acabar. Acredito que até o final do mês de outubro tudo já esteja em ordem. Agora vamos procurar captar mais atletas, vamos fazer mais alunos também por que com a rampa nova vamos captar mais interessados.

Joaquim, além de comentar sobre o impacto dessas reformas no rendimento dos atletas, também acentua o viés de geração de receitas para o remo vascaíno. Segundo ele, agora a Sede está muito mais atraente para pessoas físicas ou jurídicas que queiram alugar o espaço, estando bem mais bonita:

- Vai ser uma coisa boa para a gente poder fazer dinheiro, porque aqui o nosso negócio é dinheiro. Estamos tentando melhorar, alugar o salão para eventos. A sede está bonita. A sede está aqui, está pronta para alugar para quem quiser. O trabalho nosso do dia a dia é esse aqui.

Voltando ao viés técnico dos atletas, Joaquim vislumbra uma melhora no ano que vem no trabalho de base, que já vem apresentando resultados muito bons neste ano de 2013, com as novas rampa e sala de musculação:

- Agora é lutar para que a gente faça um trabalho bom na regata do ano que vem porque esse ano praticamente já acabou. Estamos investindo na regata Remo do Futuro, que vemos com bons olhos. E vamos unir tudo: a regata do futuro, com a rampa nova, com a sede bonita, com a aparelhagem da TechnoGym na academia nova. Vamos ver se a gente consegue se engajar e fazer um bom trabalho.

O treinador Marcelo Neves classifica, quanto ao rendimento dos atletas, como um grande passo à frente as novas rampa e sala de musculação. Por outro lado, ele aponta outro fator que precisa ser renovado o mais rápido possível: a flotilha, que é bem antiga:

- É um grande passo à frente, tanto na parte física quanto na parte técnica. Precisamos agora, claro, nos concentrar na renovação da nossa flotilha de barcos. Os nossos barcos são bons, mas são muito utilizados, muito antigos, e que precisam ser renovados. Por exemplo, vamos correr o Brasileiro agora com os dois argentinos com dois barcos emprestados, dois barcos novos, mas que são emprestados. O próximo passo nosso é exatamente buscar a independência com os barcos, o que vai aumentar muito a possibilidade de resultados da nossa parte.

A seguir, apresentaremos cada uma das melhorias feitas, começando por aquelas que mais chamam a atenção, por impactar diretamente no desempenho dos atletas: a rampa de treinamentos e a sala de musculação. A tendência é de que, com essas melhorias, o Vasco tenha a melhor estrutura fora d’água do Rio de Janeiro para os atletas e uma das melhores do Brasil. Além do incremento ao trabalho na base, como será exposto abaixo, essas melhorias também podem servir como atrativos para atletas serem captados.

Rampa de treinamentos:

Qualquer um que visse ou passasse pela antiga rampa, que liga a calçada da Avenida Borges de Medeiros à Lagoa Rodrigo de Freitas, se assustaria: era unanimidade o risco que a estrutura naquele estado de conservação trazia a qualquer um que ficasse ali, sobretudo os atletas.

Entretanto, o processo de confecção de rampa em Angra dos Reis, transbordo para o Rio de Janeiro e, por fim, do Estádio de Remo para a parte da Lagoa em frente à Sede Náutica foi bastante moroso, com cada uma dessas etapas levando bastante tempo. Na sexta-feira passada, o administrador da Sede Náutica, Fabio Correa, providenciou um dos últimos passos: transporte da enorme rampa, através de embarcação robusta, do Estádio, onde ficou por algumas semanas, para a Sede Náutica.

Os flutuantes, cuja fabricação também contribuiu para a grande demora, já estão instalados. Agora, restam apenas os últimos detalhes: a estrutura já está alocada na Lagoa, em frente à Sede Náutica vascaína, e a expectativa da Divisão de Remo do clube é de que nesta semana, no mais tardar na semana que vem, o profissional responsável pelo término da montagem da rampa, vindo de Angra dos Reis, finalize o poitamento – fixação da instalação. O Vasco também providenciará nos próximos dias a retirada da antiga rampa para que a nova a substitua. A nova estrutura já está disponível, inclusive, para que haja o acesso dos barcos à Lagoa, embora a instalação ainda não esteja finalizada. O clube também vai agilizar junto à Comlurb a dragagem de uma parte da Lagoa, próximo à margem, para que o acesso dos barcos canoe (mais usados na escolinha e na pré-equipe) seja por ali. O acesso dos barcos de competição será feito nas pontas da rampa.

Se a rampa anterior tinha apenas duas bancadas para simulador de remo a fim de fazer a iniciação, a nova tem doze, ampliando muito essa estrutura para a escolinha, a pré-equipe e as categorias de base. A rampa tem três braços, com cada um deles contendo quatro simuladores. Cada simulador já tem o espaço para a braçadeira, o carrinho e o finca-pés (foto ao lado mostra um desses braços), faltando apenas a finalização da instalação para que estes materiais, além dos remos voltados à simulação, todos já disponíveis na garagem, sejam utilizados.

Além de incrementar absurdamente os simuladores para a iniciação no remo, para os atletas mais avançados também há uma sensível melhora: além de mais opções para o acesso dos barcos de competição à Lagoa, a nova rampa é bem mais firme e possibilita um caminhar tranquilo e sem obstáculos sobre ela. Quando os últimos detalhes serem finalizados, sobretudo a fixação na margem e a retirada da rampa antiga, ela será disponibilizada plenamente aos atletas. A expectativa é de que tudo isto aconteça até a semana que vem.

Ao blog, o treinador do remo vascaíno, Marcelo Neves, comentou sobre a nova rampa, bastante empolgado ao apresentar as melhorias que ela traz:

- A rampa culminou de estar sendo finalizada ao mesmo tempo da sala de musculação. Houve uma série de problemas em relação à rampa, mas felizmente ela já se encontra em frente à Sede Náutica. Ela ainda não foi poitada, isto é, ainda não foi fixada na nossa margem. Isso deve ser feito nesta semana. O acesso dos barcos vai ocorrer de uma maneira muito mais fácil, tranquila e segura, porque a rampa antiga estava inclusive oferecendo riscos de segurança aos nossos atletas. Mas, mais do que isso, a possibilidade de ter um simulador de remo para iniciação com doze bancadas é também, no mesmo sentido da musculação, um salto de qualidade muito grande. Nós tínhamos uma possibilidade de duas bancadas, isto é, treinar e fazer a iniciação de dois atletas por vez. Agora, vamos passar a uma capacidade de fazer a iniciação de até doze atletas por vez. Além disso, a qualidade de um equipamento melhor, novo.

A rampa nova engloba, além dos simuladores e das pontas para acesso à Lagoa, o píer com o deque que liga a Avenida à água. A rampa antiga gerou até advertência de autoridades públicas ao Vasco devido ao risco que era gerado devido a tamanho mau estado de conservação. Todas as madeiras trocadas e substituídas por novas, através de uma moderna rampa.

O treinador Marcelo Neves ainda ressalta que foi uma ideia da comissão técnica inovar através da colocação desses doze simuladores na rampa. Ele se mostra bastante satisfeito com o resultado dessa ideia:

- Este equipamento foi uma ideia nossa. Nós inovamos embutindo o simulador na rampa, foi uma ideia sensacional que deu certo. Nós vamos melhorar a nível de quantidade e de qualidade no trabalho de iniciação. Isso principalmente vai ser importante para as regatas Remo do Futuro, para aumentar a quantidade de alunos na nossa escolinha e para as equipes de base, que necessitam muito desse trabalho no simulador.

Sala de musculação

Os equipamentos de musculação, adquiridos junto à TechnoGym, uma das melhores marcas do mundo no ramo e utilizadas por atletas de vários esportes nas melhores estruturas de clube do mundo, já haviam sido adquiridos via projeto de Lei de ICMS desde o ano passado, ficando estocados durante meses na garagem esperando a instalação. Nesta segunda-feira, funcionários da TechboGym finalizaram a instalação dos equipamentos.

Além da sala de musculação, uma sala espalhada de ergometria (com bicicletas ergométricas e os remoergômetros) também será finalizada nos próximos dias. Além dela, também será aprontada uma sala de avaliação funcional dos atletas, na qual o treinador Marcelo Neves terá a oportunidade de avaliar seus comandados através de aparelhos e testes fisiológicos. A instalação de portas e espelhos também será finalizada nos próximos dias. A expectativa do remo vascaíno é de até a semana que vem esteja pronto.

Orgulhoso, Marcelo comenta sobre a nova sala de musculação. Ele afirma que os atletas do Vasco terão à disposição uma sala de musculação que não deixa a desejar a nenhum clube do Brasil, nem de futebol. Por outro lado, ele lamenta a escassez de remoergômetros (no Brasil, o preço de mercado desse equipamento fundamental para o remo é de cerca de R$ 8 mil):

- A sala de musculação está finalmente sendo montada, foi um "parto". Já está desde o ano passado nessa expectativa, os equipamentos já chegaram há bastante tempo, mas, em função dos atrasos na obra, somente hoje (segunda-feira) estamos finalizando, montando a sala. Ainda faltam os remoergômetros, nós ainda não temos a quantidade deles de que precisamos, mas vamos buscar isso para que a tenhamos fora d'água a melhor posição do Rio de Janeiro. Posso dizer com toda a certeza de que nós estamos finalizando a melhor sala de musculação de qualquer equipe de remo do país. Comparável, inclusive, não deixando nada a desejar a qualquer clube de futebol do Brasil. Uma das melhores marcas de equipamentos do mundo, é a mais utilizada, também pelas equipes de futebol.

Qualificando como um “grande passo”, Marcelo planeja ver a melhor estrutura para os trabalhos físicos se refletirem no médio e longo prazo:

- Isso é muito importante, é um passo. Como eu falei há três meses atrás, é um passo grande na direção de uma melhor qualidade. A médio e longo prazo, com o trabalho utilizando esses equipamentos, eu tenho certeza de que vai haver uma melhora muito grande na condição física de nossos atletas. E isso vai repercutir nos resultados dentro d'água.

Pintura da fachada

Foi realizada uma pintura de toda a fachada da Sede Náutica. Como fator que saltas aos olhos de qualquer observador mais atento, houve troca na cor: do creme para o branco. O diretor de remo, Joaquim da Costa Oliveira, comenta ao Blog que o vice-presidente de desportos náuticos do Vasco, Paulo Cesar Mahomed Alli, tinha em vista voltar à cor original da fachada ao efetuar essa troca:

- A sede está bonita, está branca, voltou a sua cor original. O nosso vice-presidente, o Paulo Mahomed, achou que a cor original não era creme, como estava pintado. E na verdade não era, ela é branca. Ele pediu para que voltasse a cor original, e ela foi posta.

Também sobre a região externa da Sede, os azulejos estilizados, projetados por Roberto Burle Marx, estão deteriorados. Joaquim conta que o Vasco procura parceiros para a recuperação deles:

- Agora estamos tentando recuperar o painel do Burle Marx, vamos ver se a gente consegue encontrar algum parceiro para fazer isso. Algumas pessoas já vieram ver aqui e a gente está tentando, na esperança de fazer isso.

Espaço para exposição de troféus

Também lentamente, está sendo construído, logo na entrada garagem e ao lado da entrada da sala da administração, um pequeno espaço, incluído no projeto em parceria com a Jeff Sports, no qual serão expostos alguns dos troféus conquistados pelo remo vascaíno ao longo de sua história. Além dos “canecos”, será colocado um painel temático ao fundo e um televisor passará momentos históricos do desporto fundador do clube. Ao contrário de todas as reformas citadas, esta ainda está incipiente, embora a estrutura de alvenaria já tenha sido levantada.

Terraço

À parte do projeto, o administrador da Sede Náutica, Fábio Correa, empreendeu uma grande reforma do terraço da Sede. Ele classifica como uma das principais obras de todas essas, uma vez que diversas infiltrações, que tinham em profusão antes da reforma, serão evitadas. Essas infiltrações incomodavam bastante, sobretudo porque no andar abaixo ficam os dormitórios dos atletas que residem na Sede Náutica. Com o fim deste problema, Fábio planeja, se possível no decorrer do ano que vem, realizar reformas nos dormitórios.

Nesta reforma, além da colocação de uma espessa manta que substituiu todo o telhado (que foi completamente retirado e os entulhos serão descartados), foi batido um contrapiso acima de todo o telhado, empreendendo uma fundamental impermeabilização que acabará de maneira peremptória com as infiltrações que faziam estragos na Sede. A expectativa é de que essa obra esteja finalizada até o final do mês de outubro. A parte mais complexa e demorada da reforma (colocação da manta e do contrapiso) já foi efetuada.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco