Atletismo: Com direito a medalha de ouro, vascaínos fecham participação no Brasileiro de Juvenis em SP

Segunda-feira, 23/09/2013 - 20:28
comentário(s)

No encerramento do Campeonato Brasileiro de Juvenis Interestadual de atletismo (atletas de 16 a 19 anos), que foi disputado neste final de semana (sábado e domingo: 21 e 22 de setembro) na capital paulista (Parque do Ibirapuera), os atletas do Club de Regatas Vasco da Gama, que representaram o estado do Rio de Janeiro, obtiveram resultados muito bons, com direito a medalha de ouro. A competição envolveu os dez melhores colocados no ranking nacional de cada prova, além de alguns atletas indicados por cada federação estadual.

Rafael Pereira de Souza Mello, atleta de 17 anos do Vasco da Gama, conquistou uma medalha de ouro neste domingo, na prova do revezamento 4 x 400 metros rasos, que foi a última da competição, no final da tarde. Ao lado de outros três atletas de outros clubes do Rio de Janeiro, Rafael, que era o mais jovem da equipe fluminense (Kelvin Oliveira, Márcio Soares e Carlos Eduardo Pereira), representou o estado. O quarteto venceu a prova com o tempo de 3min13s35. Em novembro, Rafael disputará a Gymnasiade (Jogos Mundiais Escolares), em Brasília.

Rafael, mostrando versatilidade, ainda conquistou um bom resultado nos 400 metros com barreiras, cuja final também foi neste domingo. Ele terminou na sétima colocação, com o tempo de 55s15.

Duas vascaínas ganharam o bronze neste domingo. No revezamento 4 x 400 metros rasos feminino, cuja final também foi disputada neste domingo, o Rio de Janeiro ficou na terceira colocação. Da equipe que chegou ao pódio, duas atletas eram do Vasco da Gama: Leticia Cristina Soares da Silva e Nina Santoro Francisquini Policarpo. O quarteto anotou o tempo de 3min56s10, atrás de São Paulo e Santa Catarina.

Nos 400 metros com barreiras feminino, Nina estava lista para a final, mas foi desqualificada e sequer teve um resultado final. No sábado, a vascaína Louise Kenia Maciel Loriano (que também tem apenas 17 anos e disputará a Gymnasiade) terminou na quinta colocação no lançamento do dardo e na 11ª colocação no lançamento do disco. Também no primeiro dia de competições, Letícia Cristina Soares da Silva terminou os 400 metros rasos na oitava colocação e Evelyn Oliveira de Paula ficou em sétimo nos 100 metros rasos. Evelyn ainda subiu ao pódio – terceira colocação - no revezamento 4 x 100 metros rasos, em que compôs a equipe fluminense.

O Club de Regatas Vasco da Gama ainda foi representado na importantíssima competição nacional, pela coordenadora da modalidade no clube, Solange Chagas do Valle, que foi convocada pela Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro (FARJ) como técnica. Os dois melhores em cada prova garantiram vaga no Campeonato Sul-Americano, que será disputado de 18 a 20 de outubro deste ano na cidade argentina de resistência. Os resultados obtidos neste Brasileiro de Juvenis, com direito a medalhas e cinco atletas participando, apenas ressaltam o bom trabalhando que é realizado pela Divisão de Atletismo do C.R. Vasco da Gama, chefiada pela Solange Chagas.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco