Vôlei Sentado: Time do Vasco bateu bola com alunos da escolinha de Adriana Samuel

Quinta-feira, 12/09/2013 - 21:27
comentário(s)

Idealizado pela medalhista olímpica Adriana Samuel há nove anos, projeto oferece aulas de vôlei de praia gratuitas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro ( Fotos em anexo) - Créditos: Divulgação Escolinha Adriana Samuel

A Escolinha de Vôlei de Praia Adriana Samuel completou nove anos neste mês de setembro e para comemorar esta data tão especial, recebeu a equipe de vôlei sentado do Vasco da Gama para uma interação com os alunos nesta quarta (11/09). Com o objetivo de promover a inclusão social e o desenvolvimento humano através do esporte para crianças de baixa renda em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, a Escolinha de Vôlei de Praia Adriana Samuel atende a cerca de oitenta crianças e jovens. Trabalhar valores como superação, solidariedade, amizade são uma das missões do projeto e por isso a escolha de unir atletas paralímpicos nesta data tão especial. Como não poderia faltar, um bolo decorado com o tema de vôlei encerrou a festa nas areias de Copacabana.

“Mais difícil do que começar um projeto é mantê-lo por tanto tempo. Eu costumo dizer que esta é a medalha de ouro olímpica que não conquistei (Adriana Samuel tem uma prata e um bronze olímpicos). Ter hoje aqui, quando estamos fazendo nove anos, estes atletas paralímpicos é muito gratificante para nós. Acredito que foi uma grande lição para os nossos alunos, ver a dificuldade que é jogar sem um membro, sem uma perna. Uma verdadeira aula de superação”, contou a medalhista olímpica e coordenadora geral do projeto Adriana Samuel.

A equipe de vôlei sentado do Vasco da Gama é uma das duas do Rio em atividade no momento e para muitos jogadores, o esporte foi o caminho usado para encontrar forças de seguir em frente.

“ Meu acidente foi num assalto, quando tomei um tiro na espinha e perdi os movimentos das duas pernas. Eu vivia chorando e depois que descobri o esporte, sou uma pessoa feliz. Eu acho que todas as pessoas que tem algum tipo de deficiência deviam procurar o esporte”, contou Paulo Afonso de 58 anos.

Para as crianças do projeto, o evento foi um grande aprendizado. “ É muito difícil jogar sentado. Ver como eles conseguem jogar sem os membros inferiores é impressionante. Eu acho o Brasil muito melhor no esporte paralímpico do que no olímpico. Traz muito mais medalhas”, contou o aluno Marcos Paulo.

Além da iniciação aos fundamentos básicos do Vôlei, o projeto de Adriana Samuel promove atividades socioculturais e esportivas para seus alunos, como torneios, festivais, passeios ao teatro, exposições, além de visitas e intercâmbio com outros projetos sociais. A Escolinha de Vôlei de Praia Adriana Samuel conta com o apoio de Furnas e da Del Valle Kappo ( Leão Alimentos e Bebidas). As aulas são no período da tarde durante a semana ( exceto segunda-feira) nas areias de Copacabana, na altura da Rua Santa Clara.








Fonte: Divulgação