Jorge Luiz comenta atuações de Jomar e relembra gols de falta nos anos 80

Terça-feira, 10/09/2013 - 00:28
comentário(s)

Jorge Luiz, sobre Jomar: "Foi uma grata surpresa para todos nós"

Surpreendente, assim o auxiliar do técnico Dorival Júnior, Jorge Luiz, define o zagueiro Jomar, que chegou à base do Vasco em 2010 e que foi emprestado ao Rio Branco(SP) no início do ano e hoje é titular da zaga ao lado de Cris. Em participação no programa Caldeirão Vascaíno, Jorge Luiz comentou o atual momento do jovem Jomar e revelou que algumas pessoas nao confiavam muito numa boa trajetória do jogador em São Januário:

“O Jomar realmente vem surpreendendo todos nós, a cada partida vem crescendo e conquistando seu espaço. Confesso que, anteriormente, muitas pessoas tinham incertezas com relação ao futuro de Jomar dentro do Vasco da Gama, mas com o passar do tempo que a gente vem realizando um trabalho com aqueles jogadores que ficam fora daquele ambiente de trabalho, dou uma atenção especial para que não se sintam fora do contexto, fora do trabalho ou fora dos planos do treinador. O próprio sempre procura passa para os jogadores para que eles estejam prontos para qualquer eventualidade, e o Jomar foi um desses atletas, e ele aproveitou e vem aproveitando sua oportunidade fazendo grandes partidas e vem chamando a atenção, não só nossa, da comissão técnica, mas dos torcedores e isso a cada jogo vem sendo provado.”

Jorge Luiz revela que o desempenho de Jomar foi uma grata surpresa e discorreu um pouco sobre o trabalho que desenvolve, principalmente com os demais zagueiros do Vasco:

“Foi uma grata surpresa para todos nós, mais para nós que trabalhamos diariamente no Vasco , e eu que lido diretamente com aqueles jogadores que não participam inicialmente do trabalho, às vezes a gente fica atrás do gol ou procura um espaço para os jogadores aquecidos fazerem determinados trabalhos, tendo a abertura do Dorival, que sempre me deu liberdade para poder fazer os trabalhos que sempre gostei de fazer com os zagueiros, trabalhos meio que educativos, trabalhos de repetição, de movimentação, de fundamentos para zagueiros, o Dorival me deu essa abertura em sua primeira passagem pelo Vasco, fico grato pela confiança que ele sempre depositou no meu trabalho. Não só o Jomar, mas todos os atletas que hoje estão tendo o privilégio de vestir a camisa do Vasco, a gente procura dar uma atenção especial a todos eles, Jomar, Rafael, Renato, o Luan, que vem das categorias de base, a gente procura fazer um trabalho sempre com pensamento positivo que vai dar certo, lógico que não vai sempre ser 100%. Quem acaba ganhando é o próprio Vasco, nesse momento colocando no futebol brasileiro mais um grande zagueiro e que o Jomar possa a cada dia subir mais de produção.”

Para Jorge Luiz, Jomar voltou mais experiente e com nova mentalidade

Antes de se tornar titular na zaga, o zagueiro Jomar foi emprestado ao Rio Branco(SP), e lá pode atuar por 8 jogos, tendo em seguida retornado ao Vasco. Jorge Luiz, auxiliar técnico, considerou benéfica a ida de Jomar para o interior paulista, e disse ao Programa Caldeirão Vascaíno que o empréstimo do atleta serviu para que ele adquirisse mais experiência e voltasse com uma nova mentalidade ao Vasco:

“Ele chegou a ser emprestado, de uma certa forma foi bom, lá no Rio Branco de Americana ele adquiriu mais experiência, pode jogar, coisa que não vinha acontecendo no Vasco, às vezes a importância de um jogador ser emprestado é boa, pois ele joga, isso é super importante. Quando ele retorna, vem com outra cabeça, outra visão, outro pensamento. Essa saída do Jomar para o interior de São Paulo e o retorno dele foi bom para todo mundo. Não desmerecendo o Rio Branco, a camisa do vasco realmente tem um peso, Jomar soube lidar com isso muito bem, lógico que é normal em alguns momentos o jogador que não vem sendo utilizado fica fora de treino e de jogo e nem ser relacionado para as partidas, cabe a nós ter a preocupação de fazer o jogador se sentir útil sempre. Jogador que se sente deslocado, a gente procura fazer com que não perca o foco. A gente torce não só pelo Jomar, mas pelo Rafael, pelo Renato, o próprio Rodolfo, que vem se recuperando de contusão.”

Auxiliar técnico elogia Rafael Vaz e diz que atleta terá nova chance

Antes titular, o zagueiro Rafael Vaz deixou o time titular do Vasco, e agora luta por nova chance entre os 11. Um atleta que sabe fazer gols e que vinha agradando ao torcedor, Vaz também foi bastante elogiado pelo auxiliar técnico Jorge Luiz, e este disse ao Programa Caldeirão Vascaíno que o atleta seguirá trabalhando e que não desanimará, pois irá surgir nova oportunidade de mostrar serviço:

“É um jogador que tem uma boa qualidade técnica, um jogador que sai bem para o jogo, tem um passe, tanto curto quanto longo. É um jovem promissor, que vem aparecendo muito bem, vem fazendo grandes jogos, mas sabemos que o futebol é imprevisível, a questão dos cartões, das contusões e é nesse momento que surge a oportunidade, o Dorival procura fazer com que os jogadores não percam o foco, temos 11 titulares, um grupo de aproximadamente 30 atletas, ele faz questão que todos esses atletas fiquem sempre aptos, e na hora que aparecer a oportunidade, eles têm que agarrar de todas as formas. Isso acabou acontecendo com o Jomar, e não quer dizer que o Rafael não possa vir novamente ter a oportunidade dele.O momento está sendo do Jomar, o Jomar e o Cris, pode-se dizer que realmente se encaixaram, o Cris por ser mais experiente, o Jomar por ser um jovem, talvez acabaram se encaixando.”

Jorge Luiz disse que o técnico Dorival Júnior gosta de trabalhar com atletas de base, e espera que o sucesso no trabalho com atletas jovens se repita no Vasco e que no futuro o clube seja beneficiado com isso:

“O Dorival, em todos os clubes por onde passou, sempre gostou de trabalhar com a base, no trabalho que ee fez no Santos revelou vários jogadores, no Flamengo, no Atlético Mineiro, é um treinador que gosta, a gente tem que procurar explorar mesmo a base, temos jovens promissores dentro de cada categoria, porque não dar chance a esses atletas? Não só o Jomar, mas também o Marlone, Jhon Cley que está retornando, o Yago, o Thalles, a gente tem que procurar aproveitar ao máximo formar jogadores dentro de casa, jovens promissores que estão tendo oportunidade no profissional e que mais tarde possam vir a dar alegrias aos torcedores. A gente tem sim condições de aproveitar ao máximo possível, e podemos formar jogadores dentro da nossa casa, o Vasco vai lucrar com isso e também ser beneficiado num futuro bem próximo. ”

Auxiliar técnico se destacou nas bolas paradas durante os anos 90

Um zagueiro que também se destacou nas cobranças de falta durante oa anos 90. Assim foi Jorge Luiz, hoje auxiliar técnico no Vasco, que revela ao Programa Caldeirão Vascaíno que teve a companhia de grandes jogadores nos clubes por onde passou e que foi bom o aprendizado com eles nas bolas paradas:

“Em termos de bola parada, é mais de cada um. Quando te desperta a questão de batedores de falta, isso já vem com cada jogador, a maneira como bate na bola, como se apresenta para bater na bola, isso é uma coisa minha e isso vinha desde a época da categoria de base. A gente sempre procurava ver os grandes cobradores como se colocavam e como batiam. Eu tive a sorte de passar por grandes clubes que tinham batedores de falta, o Corinthians tinha o Neto, no Vasco tinha o Roberto e o Bebeto, na Portuguesa havia o Zanata , o Lira. No Vasco eu tive a grande chance, a grande oportunidade de jogar ao lado do Roberto, ele dava os toques pra gente, de como se posicionar, os passos que podíamos dar pra trás. Com um mestre do lado, as coisas ficavam um pouco mais fáceis. Nos treinamentos a gente vem aprimorando a cada dia e dentro dos jogos às vezes se sobressai nos gols de falta.”

Fonte: Supervasco