Prédio cuja fachada será restaurada na Gamboa não é o local de fundação do Vasco

Quarta-feira, 03/07/2013 - 06:33
comentário(s)

O prédio da Sociedade Dramática Filhos de Thalma, na Gamboa, cuja fachada será restaurada no âmbito do projeto Porto Maravilha Cultura (conforme informação da coluna Ancelmo Gois, no jornal o Globo de 02/07/2013), não é o local onde aconteceu a fundação do Club de Regatas Vasco da Gama, apesar de abrigar uma placa com referência ao evento.

O Vasco foi fundado, na realidade, na Rua da Saúde nº 293, conforme se lê na ata de fundação do clube:

"Aos 21 dias do mês de agosto de 1898, às 2:30 horas da tarde, reunidos na sala do prédio da Rua da Saúde número 293 os senhores constantes do livro de presenças, assumiu a presidência o Sr. Gaspar de Castro e depois de convidar para ocuparem as cadeiras de secretários os senhores Virgílio Carvalho do Amaral como primeiro e Henrique Ferreira como segundo, declarou que a presente reunião tinha o fito de fundar-se nesta Capital da República dos Estados Unidos do Brasil, uma associação com o título de Club de Regatas Vasco da Gama (...)"

A Rua da Saúde se chama, atualmente, Rua Sacadaura Cabral.

Já a Sociedade Dramática Filhos de Thalma, cuja fachada será restaurada, fica situada na Rua do Propósito nº 20 (e não 12, como diz a nota).

A confusão, que é antiga, talvez seja motivada pelo fato de que a Filhos de Talma recebeu algumas das reuniões pré-fundação do Vasco.

Fonte: NETVASCO