Leonardo Gonçalves: 'É inadmissível um clube como o Vasco ficar 33 anos sem modernizar seu estatuto'

Quarta-feira, 03/07/2013 - 07:21

É preciso se modernizar!

O Estatuto Social é um documento que serve para estruturar e disciplinar o funcionamento da instituição. Nele constam informações como o nome da sociedade, os direitos e deveres dos sócios, o modo de administração e fiscalização da sociedade, as formalidades de convocação das assembléias gerais, os casos de dissolução da instituição, o modo de reformar o estatuto, dentre outros temas. Enfim, é uma norma acordada pelos sócios ou fundadores para regular questões essenciais dentro de uma sociedade.

Neste momento que se faz necessário a modernização, a flexibilidade e a profissionalização não só no futebol e estamos falando muito sobre a Reforma do Estatuto, fizemos uma pequena comparação com o mesmo de alguns outros clubes.

Como pode ser percebido, estamos muito defasados, mas é bom que se diga que apesar do passo imenso que estaremos dando em breve , isso não quer dizer que deveremos nos acomodar ou que estará tudo resolvido.

É fato que precisaremos sempre nos adequar, nos aperfeiçoar continuamente, seja por motivos de percepções e inadequações na prática, seja também por comparações de outros processos já vigentes em outros clubes que se adequem também a nós.

Para isso é importante o estabelecimento de comissões no Conselho Deliberativo, conforme já previsto no artigo 99 referência VI da competência do presidente do clube no Estatuto atual , e esta comissão do Estatuto com certeza deve ser de suma importância e permanente.

É importante frisar além disso que não adianta revermos as regras e não segui-las ou tentar burlá-las. Para isto é precisamos ter pessoas adequadas e comprometidas na condução do clube.

” É inadmissível um clube como o Vasco ficar 33 anos sem modernizar seu estatuto, deixando de acompanhar a evolução que a sociedade tem. Olhando o tempo em que os estatutos dos demais clubes é modernizado, vemos que é fundamental que o clube implemente uma comissão permanente para atualização do estatuto com o objetivo de tornar o Vasco mais transparente e tornando mais difícil que os dirigentes façam uma gestão prejudicial ao clube.”

Leonardo Gonçalves.

Vascaíno, procure se informar sobre as propostas de mudanças que serão votadas.






Fonte: Cruzada Vascaína