Após 6 meses, Bernardo não agrada no Santos e deve voltar ao Vasco

Terça-feira, 25/09/2012 - 07:31

Após seis meses de sua chegada ao Santos, o meia Bernardo não agradou e dificilmente seguirá no clube após o término de seu contrato de empréstimo, que vai até dezembro deste ano.

Com apenas oito jogos disputados pelo Peixe, o meia teve de conviver com uma lesão séria e não conseguiu convencer a diretoria de que valerá novo investimento.

Na opinião da cúpula, a menos que o jogador “vire um Neymar” até o final da temporada, não haverá negociação para a renovação de seu contrato e Bernardo será devolvido ao Vasco, com o qual tem contrato até dezembro de 2015.

Além do problema físico, Bernardo também não rendeu quando esteve em campo. Ele não marcou gols com a camisa do Peixe.

Seu comportamento fora de campo também já desagradou ao técnico Muricy Ramalho. O jogador, inclusive, levou uma bronca do comandante ao chegar atrasado em um treino no começo deste mês.

Bernardo se recuperou da lesão no mês passado, quando foi liberado pelos preparadores físicos, mas mesmo assim seguiu sem ser relacionado, o que vem acontecendo nas últimas rodadas. Quando questionado, Muricy justificou dizendo que o jogador ainda sentia dificuldade no momento de bater na bola.

– Ele ainda tem receio, é um problema psicológico e só vai poder voltar quando estiver 100% – explicou Muricy, em entrevista coletiva.

Nesta quarta-feira, na final da Recopa Sul-Americana, Bernardo voltará a ficar fora, pois não foi sequer inscrito na competição. A alegação da diretoria é de que ele estava machucado quando a lista foi enviada, mas este era o caso do volante Henrique, que segue se recuperando de lesão e mesmo assim constou entre os escolhidos.

O Santos também informou que poderia realizar trocas entre as duas partidas contra a Universidad do Chile (CHI) na época do anúncio da lista. Agora, diz que não é possível fazer qualquer mudança na relação.

‘O que não falta é clube’, diz empresário

A saída do Santos não será problema para Bernardo. Pelo menos é a opinião do empresário do jogador, Léo Rabello, que garante ter vários clubes interessados em contar com o futebol de seu cliente.

– Pelo que sei, ele não está sendo utilizado porque vem de lesão. Se não quiserem ficar com ele no fim do ano, é problema do Santos. O que não falta é clube para o Bernardo, Mas é cedo pensar nisso – afirmou o agente, em entrevista ao LANCENET!.

Apesar de estar inclinado para a saída do meia, o Santos ainda poderá lucrar com o atleta no futuro. Isso porque o Peixe adquiriu 10% de seus direitos econômicos quando aceitou ceder o atacante Borges ao Cruzeiro, em julho.

Agora, os direitos econômicos do meia estão divididos entre 10% do Santos, 50% do Vasco, dono dos direitos federativos, e 40% do Cruzeiro, clube formador do atleta.

Tanto no Cruzeiro quanto no Vasco Bernardo também teve problemas extracampo, situação que atrapalhou sua passagem nos principais clubes em que atuou. No Goiás, apesar de bons momentos, também não se firmou.

O jogador seria uma alternativa no Santos para substituir Ganso, mas com as poucas chances, deve retornar ao clube carioca.

Bate-Bola com Odílio Rodrigues, vice-presidente do Santos, em entrevista ao LANCENET!, por telefone

Quando chegou, Bernardo era grande aposta do Santos. Porém, jogador vem sendo pouco utilizado. Qual a explicação para isso?

Quem define a lista de Recopa e os jogadores que vão ser escalados, é a comissão, é o Muricy. A gente dá liberdade total para eles decidirem quem joga, não interferirmos.

Mas, nas reuniões entre diretoria e comissão, o Muricy não justifica o porquê de não escalá-lo?

Ele sempre diz que escala o time de acordo com o que observa. Ele é quem acompanha, faz treino, está lá todo dia. Muricy sempre deixou claro que joga em função do esquema e de quem vai bem no treino.

A diretoria está satisfeita com o jogador? Já definiu se irá renovar o empréstimo do Bernardo ou contratá-lo no fim dessa temporada?

A gente tem até o fim do ano para resolver se fica com o jogador ou não. É muito cedo para decidir.

Mas o Muricy diz que o planejamento para 2013 está sendo feito.

Sim, estamos fazendo planejamento para a próxima temporada, fazemos reuniões constantemente, vendo as posições que precisam de reforços. Precisamos contratar para vários setores, não só o meio.

A diretoria tem ciência de problemas extracampo do Bernardo?

Não recebemos nenhuma informação desse tipo. Nem eu, nem os outros membros da diretoria.

Fonte: Lancenet