Confira os pontos positivos e negativos do CFZ, novo local de treinos do Vasco

Quarta-feira, 12/09/2012 - 13:49

O Vasco iniciou nesta terça-feira a era de treinos no CFZ, clube de propriedade de Zico e denominado pelo Gigante da Colina como “Vasco-Recreio”. Na primeira atividade, o local apresentou prós e contras para o dia a dia da equipe.

O principal ponto negativo foi o gramado, que apresentou muitas ondulações e falhas. Como ele foi totalmente trocado e ainda está em fase de tratamento, há a expectativa de que ele apresente pequenas melhoras nos próximos dias.

Em contrapartida, pela maioria dos jogadores morar bem próxima ao centro de treinamento, todos ficaram satisfeitos com a praticidade de se chegar ao local. Há acesso e estacionamento exclusivo para os atletas. Fora isso, no Vasco-Recreio eles encontraram mais privacidade, diferentemente do que acontece nos treinos em São Januário, onde costumeiramente há muitos sócios e torcedores acompanhando as atividades.

O elenco também sentirá falta da academia da Colina, que após reforma possui equipamentos modernos e de primeira linha. Nesta quarta-feira, por exemplo, o apoiador Carlos Alberto, que se recupera de um incômodo na coxa direita, ficou no estádio vascaíno justamente por isso.

O vestiário do local na Zona Oeste foi reformado e apresenta boas condições para os jogadores. Uma pequena sala de fisioterapia foi montada e um prédio administrativo, aproveitado. O setor destinado à imprensa carece de estrutura.

A área destinada ao Vasco abrange somente estas instalações, não podendo o clube cruz-maltino usufruir de outras dependências, como os campos anexos e as quadras, que são utilizadas por escolinhas, sócios e funcionários do Centro de Futebol Zico.

A princípio, até 2013

O Vasco assinou um contrato para usufruir de parte do CFZ até o fim de 2013. No entanto, o clube pretende ter o próprio centro de treinamento antes disso.

O Gigante da Colina aguarda a promessa da prefeitura do Rio de Janeiro de ceder um terreno em Vargem Grande para a construção do patrimônio.

O local será dividido com o Botafogo, nos moldes de como ocorre com Palmeiras e São Paulo na capital paulista, onde os rivais são separados por um muro.

A ideia da diretoria cruz-maltina é iniciar as obras do centro de treinamento já no primeiro semestre do ano que vem.

O QUE AGRADOU:

Posição
O Vasco-Recreio está posicionado em lugar estratégico, bem próximo das residências de praticamente todos os jogadores do elenco. Isso reduz o tempo de viagem para o local de trabalho em mais de meia hora.

Privacidade
O Vasco-Recreio possui atmosfera mais calma, propícia para a concentração dos jogadores durante os trabalhos com bola. A entrada de torcedores é proibida.

Estacionamento
Jogadores e comissão técnica possuem portão de entrada e estacionamento exclusivos, o que aumenta a liberdade do pessoal.

Fonte: Lancenet