Com Romulo, Brasil vence Bielorrússia e se classifica: 3 a 1

Domingo, 29/07/2012 - 13:32

O Brasil teve dificuldade mais uma vez, mas conseguiu arrancar uma vitória por 3 a 1, de virada, sobre a Bielorússia neste domingo em Old Trafford. O triunfo classificou a Seleção para as quartas de final do torneio olímpico de futebol masculino de Londres-2012.

Resultado que pode ser creditado ao talento de Neymar. Pois foram de seus pés que saíram as bolas decisivas para selar a vitória brasileira. Primeiro com um cruzamento na medida para o gol de empate marcado por Alexandre Pato, depois com a cobrança de falta perfeita, que entrou no ângulo direito do goleiro Gutor. Na jogada do terceiro gol, de Oscar, o camisa 11 deu um passe de calcanhar fantástico para o companheiro.

Pato inclusive merece um parêntesis à parte, pois entrou no lugar do sacado Leandro Damião e mostrou mais eficiência que o jogador do Internacional. Pode por conta disso ter ganhado o posto de titular.

O JOGO

Mas nem tudo foi elogio. O time do técnico Mano Menezes teve bastante dificuldade para conseguir levar perigo a uma equipe que praticamente defendia com nove jogadores a partir de sua intermediária. O talento individual de Neymar e Oscar não aparecia, o que facilitava a tarefa dos apenas esforçados bielorussos no primeiro tempo.

Não bastasse a dificuldade diante de um adversário fechado, o Brasil teve trabalho com o camisa 10 da Bielorússia. Brasileiro "infiltrado", o meia Bressan ditava o ritmo dos contra-ataques adversários.

Pois aproveitando uma desatenção da defesa brasileira, o "infiltrado" subiu mais alto que Rafael no cruzamento de Kozlov e, de cabeça, abriu o placar para a Bielorússia.

O susto foi bom para despertar o Brasil. No primeiro ataque que conseguiu criar a Seleção empatou com Alexandre Pato, também de cabeça. O atacante teve a vida facilitada com o luxuoso cruzamento de Neymar.

A jogada porém foi a única finalização, à exceção de um chute de Hulk, que o Brasil deu em todo o primeiro tempo. A equipe tinha posse de bola, não era acossada, mas tinha dificuldade quando batia de frente com o paredão de bonecos vermelhos que era a defesa bielorussa.

Para o segundo tempo Mano Menezes resolveu não fazer mudanças. Afinal a equipe estava segura em campo, uma faísca de talento individual poderia ser suficiente para desmontar a retranca adversária. Antes dos 15 minutos o Brasil teve duas chances claras para virar, aos cinco minutos em chute de Marcelo e aos 13 na definição de Oscar.

O gol estava amadurecendo e saiu após o Brasil ter uma falta na entrada da área. Neymar, como se isto fosse a coisa mais simples do mundo, encaixou a bola no ângulo do goleiro Gutor. Fatura liquidada, pois era difícil acreditar em alguma reação dos bielorussos. Mas ainda havia tempo para mais uma demonstração de talento de Neymar. O jogador do Santos deu o passe de calcanhar e Oscar soltou a bomba para estufar a rede.

Já classificado o Brasil agora terá um compromisso apenas para cumprir tabela. O adversário é a Nova Zelândia em Newcastle, outra seleção que não assusta pelo nome, mas que não permite um relaxamento dos meninos de Mano Menezes.

GALERIA



VÍDEO

FICHA TÉCNICA

BRASIL 3 X 1 BIELORÚSSIA

Estádio: Old Trafford, Manchester (ING)
Data/hora: 29/07/2012 - 11h00 (de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
Auxiliares: Toru Sagara (JAP) e Toshiyuki Nagi (JAP)
Cartões amarelos: Kozlov (BLR), Dragun (BLR)
Cartões vermelhos: Não houve

GOLS: Bressan 8'/1ºT (0-1), Alexandre Pato 14'/1ºT (1-1), Neymar 20'/2ºT (2-1), Oscar 48'/2ºT (3-1)

BRASIL: Neto, Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Rômulo, Sandro (Ganso 18'/2ºT) e Oscar; Neymar, Hulk (Danilo 41'/2ºT) e Alexandre Pato (Lucas 39'/2ºT). Técnico: Mano Menezes.

BIELORÚSSIA: Gutor, Kuzmenok, Politevich e Kozlov (Gavrilovich 35'/2ºT); Dragun, Baga, Bressan, Gordeichuk e Aleksievich (Voronkov 24'/2ºT); Kornilenko (Zubovich 31'/2ºT) e Polyakov. Técnico: Georgy Kondratiev.

Fonte: Lancenet (texto, ficha), CBF (foto), R7 (vídeo), Terra (foto)