Maratonas Aquáticas: Mariana Mello viaja para Fina Open na Itália

Quinta-feira, 07/06/2012 - 11:26

A nadadora maricaense Mariana Mello, de 18 anos, embarca na próxima terça-feira (12/06) para a Itália, onde disputará o Fina Open Long Distance Grand Prix, maratona de natação de 36 quilômetros. A prova será no domingo (17/06), entre a Ilha de Capri e a cidade de Nápoli, no Mar Mediterrâneo.

A maratonista foi selecionada para estar entre entre os 25 atletas de todo o mundo para a prova internacional. Entre os dias 13 e 16, haverá uma série de treinos, na piscina e no litoral italiano, para conhecimento do percurso e adaptação à temperatura da água. Segundo Mariana, que já disputou a prova ano passado, esse é, até agora, o circuito de maior dificuldade que encontrou. “Já disputei a Maratona Internacional da América do Sul, quando nadei 88 quilômetros na Argentina, em um rio de águas frias. Esta prova, porém, tem um grau maior de dificuldade, pela correnteza e ondas, que mudam de direção conforme o vento. Apesar de tudo, venho me preparando bastante para a competição”, declara.

Treinamento

A nadadora, que é atleta do Clube de Regatas Vasco da Gama, tem apoio da Prefeitura Municipal de Maricá (para as despesas com passagens aéreas, por exemplo ), da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde cursa Letras, e do clube que representa. Treina diariamente seis horas em média, que se dividem em três horas de natação, duas horas de musculação e uma hora de fisioterapia preventiva, com o técnico Ricardo Ratto (que a acompanhará à Itália), o preparador físico Eduardo Alvarenga e o fisioterapeuta Luiz Octavio Assumpção. Tanto seu técnico quanto o preparador físico ressaltam que a atleta é muito disciplinada e perseverante nos treinamentos. Já o fisioterapeuta assegura que “Mariana tem uma estrutura muscular especial que lhe possibilita maior flexibilidade e resistência na água”.

Prêmios

Mariana coleciona prêmios e troféus em provas regionais – é bicampeã na Travessia dos Fortes categoria junior e finalista da Prova 14-Bis (RJ), além de competir internacionalmente em provas de longa distância. Tanto ela quanto o irmão Pedro Mello, de 15 anos, disputarão no domingo (10/06), antes do seu embarque para a Itália, mais uma etapa do Campeonato Estadual, do qual também é finalista. O retorno de Mariana ao Brasil está previsto para o dia 20 de junho.



Fonte: Divulgação