Tamanho da letra:
|

De férias no Rio, João Carlos, ex-Vasco e hoje no Anzhi-RUS, joga futevôlei


Sexta-feira, 23/12/2011 - 13:41

Depois de encarar temperaturas abaixo de zero na Rússia e neve cobrindo as chuteiras, o zagueiro brasileiro João Carlos, do "novo rico" Anzhi Makhachkala - time das estrelas Eto´o e Roberto Carlos -, está de férias do Brasil e volta curtir o verão carioca após seis anos de uma intensa rotina de treinamentos no futebol europeu. No Rio de janeiro desde a última terça-feira, o ex- jogador do Vasco não quer saber de outra coisa a não ser aproveitar bastante o sol da cidade maravilhosa. Do Leme ao Pontal, as redes estão presentes nas areias das praias cariocas nesta época do ano e lá está ele, curtindo o verão e, é claro, jogando futevôlei com os amigos para tentar esquecer, pelo menos por enquanto, o frio russo.

– Na Rússia, o final do ano faz muito frio e chegamos a treinar com uma temperatura de menos dez graus. O Rio de Janeiro é um paraíso. Há seis anos não tenho a oportunidade de vir aqui para relaxar desse jeito. Antes, eu vinha, ficava poucos dias no país para as festas de fim de ano e voltava logo em seguida para a rotina de treinos. Hoje, depois de muito tempo, estou podendo aproveitar esse paraíso um pouco mais. Agora, é desfrutar bem as férias e curtir muitos dias de praia – disse o zagueiro, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

Paralisado por conta do rigoroso inverno europeu, o Campeonato Russo retoma suas atividades apenas em março do ano que vem. Enquanto isso, o jogador, naturalizado belga, tem o hábito de se reunir com a família e curtir “uma boa praia” para tentar esquecer o frio recorrente da capital Moscou, onde mora, de uma maneira tipicamente carioca. Há duas semanas na cidade, o zagueiro não perde a oportunidade de se encontrar com os amigos para bater uma bola ou jogar futvôlei na praia da Barra, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

– Minha mulher fica me ligando e perguntando se eu não vou voltar logo para casa, mas aproveitar isso tudo é muito bom. Gosto de jogar meu futevôlei. Hoje, por exemplo, eu estava abrindo uma conta em outra agência bancária e pedi para que a menina que cuidava do procedimento fosse um pouquinho mais rápida porque eu não queria perder esse sol que está fazendo. Olha esse sol! Tem companheiros meus no Anzhi que perguntam sobre o Brasil direto. Acho que ano que vem tem algum russo vindo para cá – brincou.

Mesmo de férias, o brasuca não consegue esquecer os compromissos do Anzhi já agendados para o ano que vem. A partir de 8 de janeiro, a equipe sairá em uma turnê de pré-temporada pelos Emirados Árabes, Espanha e Turquia em busca de uma preparação mais adequada para a conquista do título nacional.

O crescimento do antes desconhecido Anzhi Makhachkala com a chegada de Roberto Carlos fascina o zagueiro carioca. Revelado pelo Vasco em 2001, João Carlos passou por Bulgária e Bélgica antes de se tornar titular absoluto da rica equipe do Daguestão, uma conflituosa república autônoma da Rússia, que se localiza a dois mil quilômetros de Moscou.

Segundo o Brasileiro, a contratação de Roberto Carlos trouxe muitos benefícios ao clube russo. Feliz com a chegada de seu compatriota e ídolo ao time, João Carlos acredita que os acertos com o renomado lateral esquerdo e o atacante camaronês Samuel Eto’o elevaram o clube a um patamar de profissionalismo e de projeção internacional consideráveis.

– Para mim jogar no Anzhi ao lado do Roberto está sendo um sonho realizado. É algo muito especial. Sempre fui fã dele. Ele jogou dez anos no Real Madrid, tem uma grande experiência e é uma pessoa excepcional. Nos damos muito bem, somos amigos e é um cara muito extrovertido. Ganhamos muito em infraestrutura em função da chegada do Roberto. E o Eto’o é um grande jogador com um dos maiores salários do mundo – afirmou.

Na atual edição do Campeonato Russo, o Anzhi se classificou para a segunda fase da competição entre as oito melhores equipes da primeira fase, que agora se enfrentam em um sistema de playoff para definir o campeão nacional. Ao derrotar o CSKA Moscou por 2 a 1 e empatar com Zenit por 0 a 0, duas grandes potências do futebol local, o “Chelsea do Cáucaso”, assim conhecido por muitos, voltou a sonhar com o título.

– Depois da nossa classificação e as boas atuações contra o CSKA Moscou e o Zenit, o Suleiman Kerimov, dono do time, está querendo no mínimo uma classificação para a Liga Europa. O que antes ele achava que demoraria dois anos para conseguir, agora ele acredita que está tudo mais próximo - disse.

Bilionário, mas humilde

Recém-promovido à Primeira Divisão em 2010, o clube se tornou a grande revelação da competição ao investir pesado em grandes contratações. Segundo o brasuca, o bilionário Suleiman Kerimov, dono do time e seu amigo, já pensa em novos reforços para a temporada e trabalha fortemente nos bastidores para fazer do clube um dos grandes do futebol mundial. De acordo com João Carlos, o magnata em pouco tempo já poderá contar com grandes novidades no elenco.

- Sei que ele está atrás de um grande técnico para a fase de playoff, mas acredito que não seja ainda no período de pré-temporada. Mas outros reforços virão. Se ele quiser contratar, ele vai contratar, mas as coisas não são bem assim. Tudo depende muito do clube que esses jogadores estão. O Suleiman Kerimov é uma pessoa muito humilde e faz questão de nos manter unidos, principalmente quando perdemos. Aconteceu de várias vezes, ele organizar um jantar na casa dele depois de derrotas por acreditar que aquele era o momento de manter o time unido – revelou.


João Carlos e o amigo Alexandre curtindo o verão carioca


Fonte: GloboEsporte.com