O Brasil na Copa de 1982, segundo Luiz Mendes

O consagrado jornalista esportivo Luiz Mendes compareceu a todas as Copas do Mundo entre 1950 a 2002, na função profissional de narrador e comentarista de rádio. Em entrevista concedida à "Memória da Imprensa Brasileira", em 3 de dezembro de 2002, Luiz Mendes assim analizou os motivos do fracasso do Brasil na Copa de 1982:
Eu digo para você que nós perdemos a Copa de 1982 por uma razão muito simples: teimosia. Porque não podia jogar o Serginho Chulapa no lugar do Roberto Dinamite, o Roberto Dinamite ficou sentado no banco. O Roberto Dinamite marcou na carreira 757 gols e o Serginho Chulapa não marcou 300. Mas o técnico achava que era o Serginho Chulapa. Eu, que tinha muita intimidade com o Telê, que eu considero um grande técnico, mas como qualquer comum mortal, não é infalível, eu lhe disse (...): Para mim, voce não pode jogar sem o Batista, não pode jogar sem o Edinho e não pode jogar sem o Roberto Dinamite. Por que o Edinho? Ele tinha muito mais espírito de Copa que o Luisinho, que era um jogador flácido, cheio de enfeite no futebol, mas na defesa, um jogador na defesa jogar aquele futebol de time, de clube, não era para uma seleção, para um campeonato do mundo. O Edinho tinha aquele espírito guerreiro, ele era uma barreira, ele era espetacular, mas ficou de fora. O Roberto Dinamite era goleador, um belo jogador e ficou de fora para jogar o Chulapa e o Toninho Cerezo, peladeiro de marca maior, entrou no lugar do Batista e aí nós perdemos a Copa naquele jogo com a Itália, e quem foi o maior responsável pela derrota?

O Telê também deixou o Leão comentando futebol na Rádio Gaúcha, o Leão tinha sido campeão um ano antes no Grêmio, o Grêmio foi campeão brasileiro e ele foi goleiro, ele convocou Valdir Peres, um dos maiores frangueiros da história do futebol, e deixou o Leão fora do campo, ele ficava ao meu lado nas cabines de imprensa comentando para a Rádio Gaúcha. O lugar dele era lá dentro do campo fazendo a defesa do gol.

Então, mesmo um líder da opinião da crônica esportiva, que todo mundo diz que foi o melhor técnico brasileiro de todos os tempos, e eu acho que foi um grande técnico, cometeu seus erros.


Página principal: [Português] [English]
[FAQ] [Copas] [Notícias e Resultados] [Clubes] [História] [Outros Sites]

Atualizado em 25/jun/2008.
Sugestões e correções são apreciadas.
Mauro Prais
Email: mauro.prais@ieee.org