Campeonato Brasileiro conta com número alto de estrangeiros; Vasco tem alguns sul-americanos

Sábado, 28/11/2015 - 06:39
comentário(s)

Pratto, D'Alessandro, Guiñazu, Lisandro López, Dátolo. Nomes bem conhecidos e outros que ainda buscam espaço, como Centurión, do São Paulo, compõem a relação de 20 jogadores nascidos na Argentina que atuaram na Série A do Brasileirão 2015. De acordo com levantamento do Censo da Base, do GloboEsporte.com, os hermanos são os mais representativos entre os estrangeiros no campeonato nacional. Ao todo, 46 atletas de outros países entraram em campo na competição.

A lista inclui também Lucas Barrios, que disputou a Copa do Mundo de 2010 pelo Paraguai, mas é nascido na Argentina e formado nas categorias de base do Argentinos Juniors. E o ex-santista Mariano Trípodi, que defendeu o Joinville.

A Europa, a rigor, tem apenas um representante: o português Bruno Pereirinha, do Atlético-PR e revelado no Sporting. Eduardo da Silva, nascido no Brasil, tem nacionalidade croata e começou a carreira profissional no Dinamo Zagreb - ele jogou pelo Flamengo e deixou o clube em julho. Paolo Guerrero, peruano, estreou como profissional no Bayern de Munique.

Entre os clubes formadores, destaque para o Vélez Sarsfield, que revelou cinco jogadores: Cristaldo e Allione, do Palmeiras, Canteros, do Flamengo, e Tobio, que jogou uma partida pelo Verdão e foi para o Boca Juniors. O Boca Juniors formou três atletas: Lucas Pratto (vice-artilheiro com 12 gols), Matías Rodríguez e Tripodi. O River Plate revelou apenas D'Alessandro para o Brasileirão.

O segundo colocado em número de estrangeiros é a Colômbia, com sete no total. Quem mais atuou foi Riascos, do Vasco, mas quem está há mais tempo no Brasil é Valencia, do Santos. O volante joga no país desde 2007 e já defendeu também Atlético-PR e Fluminense.

Chile, Paraguai e Uruguai contam, cada um, com cinco representantes. Entre os chilenos, Valdívia, agora ex-Palmeiras, e Aránguiz, ex-Internacional, eram os destaques. Entre os paraguaios, Julio dos Santos, do Vasco, e Néstor Camacho, do Avaí, são titulares. Luis Cáceres, do Coritiba, e Víctor Cáceres, ex-Flamengo, jogaram com regularidade. Entre os uruguaios, Martín Silva, do Vasco, é o principal nome.

Fonte: GloboEsporte.com