'O Vasco está vivo e cada jogo é uma decisão', afirma o matemático Tristão Garcia

Sábado, 03/10/2015 - 15:36
comentário(s)

Faltando 10 rodadas para o final do Campeonato Brasileiro, a brigas por título, Libertadores e contra o rebaixamento seguem intensas. E uma das pessoas mais procuradas para avaliar as chances de cada time na competição é o matemático Tristão Garcia. Na luta pelo troféu de campeão, Tristão não crave o Corinthians como campeão. Mas a alta média de pontos da equipe comandada por Tite na 28 rodadas da competição faz com que ele diga que o Galo precisa de uma campanha de excelência para desbancar os paulistas. A diferença entre os dois times é de sete pontos.

- O Corinthians ainda não é campeão, mas também não é como o Tite diz, que só se pode falar em título nas últimas rodadas. O campeonato é de regularidade, tem que manter uma média alta desde o início e o Corinthians vem fazendo, desde as primeiras rodadas, pelo menos, a média de campeão: dois pontos por jogo. Ninguém mais consegue fazer isso. As pessoas dizem que o Atlético-MG está apenas sete pontos atrás do líder e ainda faltam dez rodadas, porém, alcançar o Corinthians é alcançar a excelência. O Atlético-MG não tem essa média, está perseguindo alguém que não dá oportunidades e tem que ganhar, praticamente, todos os jogos para ter alguma chance de alcançá-lo - analisou.

Se a luta pelo título, na opinião do matemático, já está praticamente definida, não se pode dizer o mesmo da disputa contra o Z-4. Com pelo menos dez equipes ainda lutando para fugir da Série B, Tristão Garcia é categórico ao afirmar que a briga contra o rebaixamento será mais acirrada do que pelo G-4. O professor ainda revelou no programa "Tá na Área" que se negou a decretar matematicamente o rebaixamento do Vasco por acreditar na força da tradicional camisa do clube.

- O que surpreende, não a mim, mas a maioria das pessoas, é a recuperação do Vasco, que é uma marca, um clube centenário e que faz parte das nossas tradições. Pode viver um momento difícil, como vem vivendo há alguns anos, mas o Vasco reagiu. Voltou a ser o Vasco. A grande pergunta é se vai dar tempo de escapar. O Joinville tem 95% de risco, mas o Joinville não é o Vasco, então, pode se encaminhar para os 100%. O Vasco já teve 99% de chances de cair, chegaram a me pedir para calcular em que rodada que seria sacramentado o rebaixamento do Vasco, mas me neguei a fazer, em respeito ao Vasco e, principalmente, por achar que ainda não era o momento. O Vasco está vivo e cada jogo é uma decisão - concluiu Tristão Garcia.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Corinthians enfrenta a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, domingo, às 16h. O Atlético-MG visita o Coritiba, no Couto Pereira, no sábado, às 18h30. Nos jogos de domingo de manhã, o Joinville enfrenta o Flamengo no Maracanã, enquanto o Vasco faz o confronto direto com o Avaí, no estádio da Ressacada, às 11h.

Fonte: GloboEsporte.com