Rodrigo é o jogador que mais bateu faltas no Campeonato Brasileiro: 23

Sexta-feira, 02/10/2015 - 16:56
comentário(s)

O futebol brasileiro sempre teve grandes batedores de faltas, como Marcelinho Carioca, Zico, Neto, Alex, Éder Aleixo, Rogério Ceni, entre tantos outros. Alguns preferiam a força, casos de Branco, Roberto Carlos e companhia. Mas, independente do estilo, quem seriam os grandes batedores do atual Brasileirão? O levantamento do Espião Estatístico* aponta: até a rodada 28 foram 434 faltas cobradas - seja direta, seja com chutes após faltas roladas por companheiros. Dessas, 141 tomaram a direção da meta (32,5% do total) e 22 renderam gols (5% das tentativas).

Apenas três jogadores conseguiram fazer mais de um gol: Marcelinho Paraíba (Joinville), Jadson (Corinthians) e Rodrigo (Vasco), com dois cada. O dado é importante, mas não definitivo para decretá-los como os melhores. O talento dos goleiros adversários ou mesmo a quantidade de cobranças feitas por cada um influencia. Assim, vale considerar os jogadores que mais costumam acertar o alvo, ainda que eventualmente parem numa defesa salvadora. E nesse quesito, pontaria, quem mais se destaca é Rafael Galhardo (Grêmio).

O lateral-direito gremista, que tem um gol marcado de falta, ostenta o maior percentual de cobranças certas. Ele bateu 10, pondo seis na direção do gol, o que corresponde a 60%. Os que mais chegam perto da precisão de Galhardo nesse sentido são Marcelinho Paraíba (Joinville), com 57%, e Jadson (Corinthians), com 56%. Eles são seguidos por Felipe Menezes (Goiás), com 50%, e por Rodrigo (Vasco), com 48%.

Confira o aproveitamento de quem bateu pelo menos sete faltas:



O mérito do zagueiro cruz-maltino é grande, pois sustenta uma porcentagem alta de acertos num universo bem maior de cobranças, comparado aos demais. Isso porque Rodrigo é disparado quem mais bateu faltas na competição. Foram 23, sendo 21 faltas diretas e outras duas roladas para que ele soltasse a bomba. Curiosamente, o segundo da lista dos que mais chutaram a gol de falta (14, ao todo) ainda é Renato Cajá, que jogou pela Ponte Preta somente até a rodada 13.

Nem sempre quem cobra muita falta é necessariamente eficiente. Um exemplo vem do próprio Grêmio, em que o desempenho de Douglas contrasta bastante com o de Rafael Galhardo. Douglas é o sétimo que mais cobrou. Foram nove tentativas, só uma a menos que Galhardo, e o meia ainda não deu trabalho aos goleiros dessa forma. Nenhuma bola sequer foi à meta. Com a mesma quantidade de chances, o corintiano Jadson acertou cinco, conseguindo dois gols.

Alguns jogadores até fizeram gol de falta, mas outros números revelam que nem por isso podem ser considerados dos mais "calibrados". Entre eles está o zagueiro Fred (Goiás), que bateu 11 e só conseguiu acertar a direção da meta uma vez. E a única que foi, entrou, em partida contra a Ponte Preta. Situação semelhante vive Hernani (Atlético-PR). Tentou 11 vezes, só acertou duas, mas numa delas marcou, diante do Grêmio.

Na lista dos 21 que mais cobraram faltas só não há jogadores de Avaí, Cruzeiro e Santos. Não significa que esses times tenham maus cobradores, apenas não aparecem pela quantidade de cobranças de cada um (esta análise considera um mínimo de sete cobranças). Marinho (Cruzeiro), por exemplo, acertou 100% na direção da meta (apesar de não ter feito gol), mas cobrou meras três. Marquinhos (Avaí) e Lucas Lima (Santos) bateram duas certas - o avaiano até anotou um gol -, mas cobraram só cinco cada.

Outra porcentagem alta em quantidade, porém reduzida de cobranças é a de Ruy (Coritiba), que tem 75% de chutes certos. Bateu apenas quatro, bem atrás de Marcos Aurélio e Lúcio Flávio. Pela mesma razão, Giovanni Augusto (4 cobranças; 50% certas) não figura na relação, que tem Dátolo (Atlético-MG) em sexto lugar. Na mesma estão dois tricolores: Ronaldinho Gaúcho (agora ex-Fluminense) e Gustavo Scarpa têm 60% e 67% de cobranças certas. Scarpa até fez um gol, mas seu universo de faltas cobradas não o coloca entre os que mais cobraram.



Fonte: GloboEsporte.com