Tarcísio Motta, candidato a governador do RJ, tem foto com camisa do Vasco em São Januário em rede social

Quinta-feira, 02/10/2014 - 09:38
comentário(s)

Esqueça o terno e gravata costumeiros dos candidatos nestas eleições. Com um estilo mais espontâneo e despojado, o candidato do PSOL ao governo do Rio, Tarcísio Motta, vem conquistando a simpatia de internautas e blogueiros. Primeiro vieram os memes decorrentes de suas frases de efeito em debates - Tarcísio chamou seus adversários Anthony Garotinho, Luiz Fernando Pezão, Lindbergh Farias e Marcelo Crivella de "quatro Cabrais", em referência ao ex-governador, e afirmou que Garotinho tinha "atitudes cabralinas". Agora, o que os internautas destacam são fotos de Tarcísio em situações cotidianas.

Com saia, sutiã rosa e barriga de fora, o candidato aparece brincando em meio a um bloco de Carnaval no Rio. Em outra foto, sua fantasia é de Mulher Maravilha. Em uma terceira, encarna a Mônica, personagem dos quadrinhos. Ele surge, ainda, torcendo para seu time do coração: o Vasco da Gama.

Enquanto alguns vêem bem a postura do candidato, para outros é motivo de críticas. Para o candidato, entretanto, a divulgação de suas fotos não causa qualquer incômodo.

- Não há incômodo algum. A questão do carnaval, especialmente, eu sempre brinquei. É parte da cultura brasileira brincar com a irreverência própria ao carnaval carioca - comenta Tarcísio.

A imagem do candidato com sua fantasia rosa foi parar no Facebook, na página "Ruth Sheherazade" - uma paródia da jornalista do SBT Rachel Sheherazade. "Se não for Governador já é princesa que é maior que Governador", diz a legenda da foto, que foi curtida por mais de 800 pessoas. O vereador de Niterói (RJ) e candidato a deputado federal Paulo Eduardo Gomes, também do PSOL, elogiou a postagem. "Queremos um governador de verdade, gente como a gente, que ande de ônibus, trabalhe e brinque no carnaval do Rio vestido de mulher e não brinque de guardanapo em carnaval fora de época em Paris", disse em sua página na rede. Entretanto, houve quem questionasse a postura do postulante a ocupar o Palácio Guanabara:

Tarcísio afirma que os compartilhamentos começaram de forma espontânea, sendo uma iniciativa dos próprios internautas, o que pode ser encarado positivamente.

- O que a gente tem tentado evitar é a exposição da minha família. Essas fotos brincando no carnaval só expõem quem eu sou: além de professor de história, um carnavalesco, uma pessoa que gosta de futebol. Servem também para as pessoas questionarem seus preconceitos e verem que podem ter um governador que se veste de mulher no carnaval.

Nem mesmo o time do qual Tarcísio é torcedor escapou das brincadeiras dos internautas. O Vasco tem sido associado por eleitores torcedores de times rivais à performance do socialista nas pesquisas eleitorais - ele aparece com 3% das intenções de voto na última pesquisa Datafolha. Mesmo assim, a piada não tira o bom humor do candidato.

- A gente sabe que isso é intriga dos flamenguistas. Vou mostrar que o Rio pode ter um vascaíno no governo diferente do Cabral - diz, aos risos, fazendo referência ao ex-governador do PMDB.



Fonte: O Globo Online