Primeiro título do futebol vascaíno completa 92 anos nesta 4ª-feira

Quarta-feira, 23/07/2014 - 14:09
comentário(s)

Nesta 4ª-feira, 23 de julho, a Nação Vascaína comemora os 92 anos do seu primeiro título no futebol, o da Série B da 1ª divisão do Campeonato Carioca de 1922. Ná época, a competição era organizada pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT).

O título foi conquistado com uma goleada sobre o Palmeiras por 5 a 0, na última rodada. O jogo foi disputado no campo do Andaraí, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde hoje fica localizado o Boulevard Rio Shopping (anteriormente chamado Shopping Iguatemi). Os gols foram marcados por Torterolli (2), Pires, Bolão e Negrito.

No total, foram 10 vitórias e 36 gols marcados em 12 jogos disputados. Clique aqui para conferir a campanha completa do Vasco em seu 1º título no futebol.

Um detalhe pouco conhecido do regulamento do certame daquele ano é que o Vasco, com o título, ganhou o direito de enfrentar o São Cristóvão, último colocado da Série A e, caso vencesse, disputaria nada menos do que o título carioca contra o campeão da Série A, o América. Porém, como o Vasco empatou sem gols contra o time cadete, acabou não tendo a chance de medir forças contra a equipe rubra. Apenas garantiu o direito de disputar, em 1923, a Série A, que acabaria por vencer.

Ficha Técnica

VASCO 5 X 0 PALMEIRAS

Competição: Campeonato Carioca - Série B da 1ª divisão

Estádio: Campo do Andaraí, no Rio de Janeiro
Data: 23/julho/1922 (domingo)
Hora: 15h30min

Árbitro: Affonso de Castro

Gols: Fernandes, Torterolli e Bolão no 1º tempo; Pires e Bolão no 2º tempo.

VASCO: Nélson, Mingote e Leitão; Arthur, Bráulio e Nolasco; Paschoal, Pires, Bolão, Torterolli e Fernandes. Técnico: Ramón Platero.

PALMEIRAS: Luiz, Salvador e Antenor; Hermínio, Bello e François; Luciano, Carlos, Leopoldo, Onestaldo e Albino.

Preliminar: Vasco 6 x 2 Palmeiras, pelo campeonato de segundos times (o Vasco havia se sagrado campeão por antecipação na rodada anterior).

(Observação: A definição "primeiro título do futebol vascaíno" se refere a títulos do time principal do Vasco, na época chamado de "primeiro time" ou "primeiro quadro"; não são consideradas conquistas de 2º e 3ºs times, nem torneios do tipo "Eficiência", que consistiam da soma das classificações de competições de 1º, 2º e 3ºs times.)

Agradecimentos a Alexandre Mesquita e Mauro Prais.

Fonte: NETVASCO