Tamanho da letra:
|

Goleiro Tiago se reapresenta 2ª ao Vasco e quer disputar Libertadores


Sábado, 07/01/2012 - 22:28

Contratado em 2008 para ser o grande líder da equipe jovem do Vasco, que naquela oportunidade tinha um ataque formado por três jogadores jovens revelados no clube, Morais, Alex Teixeira e Allan Kardec, o goleiro Tiago logo conquistou o carinho dos torcedores cruzmaltinos. Apesar disso, o ano terminou de maneira não muito boa para o catarinense, que foi criticado em algumas partidas e acabou sendo barrado por Renato Gaúcho, vendo assim das arquibancadas o Gigante da Colina ser rebaixado para a Série B.

Apesar disso, Tiago não se abateu e iniciou 2009, ano da recuperação vascaína, como titular, deixando o hoje titular absoluto Fernando Prass no banco de reservas. Com boas atuações, o goleiro-artilheiro recuperou a confiança do torcedor e passou a ter seu nome gritado novamente nas arquibancadas.

Por conta desse prestígio, todos estranharam quando na tarde do dia 09 de maio daquele ano o camisa 50 deu lugar ao até então desconhecido Fernando Prass. O motivo da ausência do titular foi uma cirurgia no joelho, que o tirou dos gramados por um certo período. Período esse que foi suficiente para seu 'rival' conquistar a confiança do treinador e garantir a titularidade.

Mesmo na reserva, Tiago em nenhum momento demonstrou insatisfação ou reclamou publicamente de nada. Querido por muitos em São Januário, o goleiro era considerado um dos líderes do elenco até o final de 2010.

TEMPORADA LONGE DE SÃO JANUÁRIO

Querendo voltar a mostrar serviço pediu para ser emprestado e o Bahia, clube recém promovido à Série A se interessou e acertou sua contratação. No clube baiano, o maior goleiro-artilheiro da história do Vasco passou por problemas de lesão e perdeu espaço para Marcelo Lomba, que acabou sendo um dos destaques do Campeonato Brasileiro na posição. A passagem de Tiago pelo ‘Esquadrão’ é resumida da seguinte forma pelo jornalista Herbem Gramacho, do Jornal Correio da Bahia:

”Falando da parte em campo, Tiago foi mal no Bahia. Começou como titular no Campeonato Baiano e decepcionou, embora o time todo estivesse ruim, pois o Bahia tinha desfeito a base que conseguiu o acesso à Série A no final de 2010 e contratou muitos garotos sem chance nos seus times que foram lançados todos de uma vez no estadual. Por causa das falhas, Tiago foi sacado do time e caiu em descrédito com a torcida – que já tinha uma predileção por Omar, goleiro revelado na divisão de base que tinha ido bem na Série B anterior. No Brasileirão, Marcelo Lomba chegou, também desacreditado, fez ótimas partidas e conquistou a vaga de uma vez. Apesar da má vontade da torcida, Tiago de fato mereceu as críticas. Ele até voltou a jogar no Brasileirão, quando Lomba se machucou, e novamente falhou, ao tomar um gol fácil contra o Ceará, na derrota por 3x0 em Fortaleza. Por outro lado, acredito que todos na imprensa e no Fazendão são unânimes em destacar o caráter dele como pessoa e o alto nível de profissionalismo. Tiago aceitou a reserva sem reclamar, sem se desmotivar e sem fazer corpo mole nos treinos. Enquanto muitos pediam a saída dele antes do fim do contrato, ele sempre procurou treinar e se preparar melhor para quando a chance aparecesse. No Bahia, não há mais clima. Mas é o tipo do jogador que quem conhece torce para que ele dê certo em outros ares.”.

TIAGO: "GOSTARIA DE VOLTAR PARA DISPUTAR A LIBERTADORES"

Por falar em outros ares, ainda sem saber seu destino, Tiago se reapresenta ao Vasco, clube com quem tem contrato até o final de 2012, na próxima segunda-feira (09/01) e não esconde de ninguém que gostaria de fazer parte do grupo que disputará a Taça Libertadores da América. Foi sobre esse e outros assuntos que o goleiro conversou por telefone com a reportagem do SuperVasco.com e o resultado desse bate-papo rápido você poderá conferir abaixo:

Como você avalia seu desempenho na última temporada pelo Bahia?

"Tive um início um pouco ruim, com algumas contusões, mas depois me recuperei e cheguei até a jogar algumas partidas na equipe titular. Durante o tempo que fiquei lá fui muito bem tratado. O Presidente e a direção do clube gostam muito de mim, assim como os jogadores e funcionários. Até qAcredito que foi um ano positivo"

Como está sua situação? Algo definido em relação ao seu futuro?

"Vou me reapresentar ao Vasco já na próxima segunda-feira, porque é o clube que tenho contrato e vou esperar uma definição da diretoria. Vou continuar treinando, cumprindo meus horários e esperar uma definição. Até porque sou funcionário do clube e cumpro ordens"

Como você avalia o desempenho do Vasco na última temporada? Acompanhou lá de Salvador?

"Eu torci muito. Acompanhei os jogos, principalmente na Copa do Brasil e fiquei muito feliz com a conquista. Até cheguei a ligar para alguns jogadores após a final contra o Coritiba para parabenizar, pois só quem vive o dia a dia de um clube de futebol sabe com é díficil conquistar um título. Então está todo mundo de parabéns. Fiquei muito feliz com a temporada do Vasco"

Gostaria de voltar ao Vasco para jogar a Libertadores Tiago?

"Claro que gostaria de voltar para jogar a Libertadores. É um competição importante e para o Vasco não é diferente. Mas isso não depende exclusivamente de mim. Posso garantir que vou fazer a minha parte. Vou treinar, me dedicar e, se for o caso, fazer o possível para ajudar o Vasco"

Quem mensagem você deixa para o torcedor vascaíno, que sempre te apoiou e muitas vezes vem até o SuperVasco.com pedir o seu retorno?

"Gostaria de agradecer muito o carinho e o reconhecimento do torcedor, pois durante o tempo que fiquei no Vasco eles sempre me trataram bem. Nas viagens que eu fazia junto com o grupo eles sempre demonstraram ter um carinho muito grande por mim. Até mesmo nesse período que fiquei fora quando encontrava com alguns torcedores na rua eles sempre me pediam para voltar ao clube. Isso é muito gratificante. Mas quem decide é a diretoria e vou continuar fazendo a minha parte até eles decidirem o meu futuro"

Fonte: Supervasco