Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 08/06/2010 - TER - 16:23 - Oposição promove reunião e lança documento 'Compromisso com o futuro'

Nota e fotos publicadas no site do Casaca, principal grupo de Oposição da política vascaína:


Compromisso com o Futuro é lançado em evento com a presença de 450 vascaínos




Com a presença de 450 vascaínos, dentre Grandes-Beneméritos, Beneméritos, Conselheiros, Sócios e Torcedores, a Oposição do Vasco lançou nesta segunda-feira, na Casa dos Poveiros, o documento “Compromisso com o Futuro”. [clique aqui para ver o documento]


Salão lotado: 400 cadeiras não bastaram, deixando muita gente em pé


O evento foi um sucesso e demonstra a incontestável força do Movimento de Oposição. Colocaremos no ar os nomes de todos aqueles que assinaram este Compromisso.

Em breve, mais detalhes sobre a reunião.

CASACA!

Fotos: Paulo Fernandes


COMPROMISSO COM O FUTURO

O CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA passa por um momento decisivo neste início de século XXI. Ou se afirma como a grande instituição que é – diferenciada no cenário esportivo nacional – ou caminhará rapidamente para ser uma agremiação subalterna.

Essa opção subserviente é uma traição aos fundadores do VASCO que se inspiraram no grande navegador e no povo português; traição aos que se levantaram contra as elites e ficaram ao lado de seus atletas – quase todos pobres e negros genuinamente brasileiros – e que para mostrar a nossa força construíram o majestoso Estádio de São Januário sem nenhuma ajuda oficial.

A opção por uma posição subalterna é uma traição aos que – com enorme sacrifício – montaram o Expresso da Vitória para que o VASCO conquistasse o primeiro título do futebol brasileiro no exterior. É uma traição aos que abriram o clube a atletas dos mais diversos esportes e também aos que, depois de um longo período difícil, transformaram novamente o VASCO no principal clube do futebol brasileiro a partir de 1986.

Lamentavelmente, nos últimos dois anos, o VASCO se afastou de suas raízes, perdeu identidade, bajulou as elites na esperança de receber um mísero favor aqui ou ali. O resultado é a rápida descaracterização, o desrespeito aos que construíram o VASCO, a ignorância em relação à história, a deterioração de seu patrimônio e a perda de um corpo funcional exemplar.

Neste momento, as pessoas que construiram o CASACA nos últimos dez anos se juntam a torcedores, sócios, beneméritos, enfim, a todos os vascaínos que querem recolocar o VASCO em seu devido lugar. Para isso será necessária uma chapa completa às próximas eleições. Mas os nomes devem sair no momento certo e fortalecidos por um conjunto de compromissos que aponte para o futuro e que busque no passado a certeza de que o VASCO é uma instituição maior até do que os inúmeros e importantes títulos conquistados: é uma instituição luso-brasileira, que junta o melhor dos dois povos, que nunca se curva à elite racista e que transforma atletas em cidadãos. Nós somos um clube preto, branco e cruzmaltino com sede na zona norte do Rio. Quem quiser outra coisa diferente que vá procurar na zona sul da cidade.

Este são os pontos do COMPROMISSO COM O FUTURO que a futura chapa apoiada pelo Casaca defenderá nas eleições que trarão o VASCO novamente ao topo do esporte brasileiro:

1 – História e Tradição. O VASCO será sempre uma instituição sem fins lucrativos, respeitará o objetivo de seus fundadores de unir brasileiros e portugueses, lutará por todas as conquistas esportivas possíveis, mas não abrirá mão de dar formação cultural às crianças e jovens de nossa sociedade. O VASCO não será empresa, não repassará bens e direitos a nenhuma sociedade. O VASCO é dos vascaínos.

2 – Liderança. O VASCO retomará o seu lugar de liderança política no esporte brasileiro. O clube terá posição sobre os assuntos que o afetam diretamente. O VASCO defende as suas idéias de forma independente, como já o demonstrou com a Carta Histórica que mudou os rumos do futebol brasileiro na década de 20 do século passado.

3 – Comando. O VASCO voltará a ser exemplo de formação e de administração esportiva. O VASCO terá comando, suas ações são ditadas por seus dirigentes e executadas por profissionais. Não há espaço para comandos empresariais paralelos e nem a tomada de decisão pode ser feita por quem é funcionário. Este executa a política traçada por quem foi eleito pelo quadro social.

4 – Estrutura. O VASCO é uma instituição centenária, de relação direta com seus sócios e torcedores. Para isso, voltará a ter uma estrutura funcional exemplar. Não haverá terceirização em setores vitais.

5 – Esporte e Patrimônio. A estrutura de futebol do VASCO será comandada exclusivamente pela direção do clube – da base ao profissional. Este foi o segredo de mais de 100 anos de sucesso. O patrimônio do VASCO, em especial o estádio de São Januário, voltará a ter atenção especial, inclusive com a retomada dos trabalhos para sua modernização. REMO E BASQUETE deverão ter ações específicas que garantam a retomada de seus dias de glória.

Os compromissos acima nos diferenciam claramente da atual administração vascaína e serão a base de mobilização para uma eleição fundamental para os destinos do VASCO.

Estamos abertos a todos os que se identificam com esses pontos. Aqui não haverá perseguição e não haverá rancor. A chapa apontará para o futuro. Mas um futuro de pontos claros. Quem não concorda com eles tem o direito de procurar outra via, mas temos a certeza que o quadro social do VASCO, se chamado corretamente a se pronunciar numa eleição limpa, vai optar por fazer o clube voltar a ser do tamanho do nosso amor por ele.

Movimento de OPOSIÇÃO



Fonte: Casaca


Nota da NETVASCO: Fernando Horta, candidato declarado à presidência do Vasco nas próximas eleições, pode ser visto na foto do alto. Ele é o segundo da esquerda para a direita, na primeira fila.

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 16:13 - Léo Gago estaria indo para o futebol grego, segundo jornalista
Próxima: 16:37 - Carlos Alberto fala sobre o período de preparação do Vasco