Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 07/05/2010 - SEX - 14:03 - Vasco joga a Série A com mesmo investimento da Série B

Investimentos parecidos em divisões diferentes. O Vasco vai iniciar a Série A com os mesmos gastos que encerrou a Segunda Divisão no ano passado. Com uma folha salarial de cerca de R$ 1,6 milhão, entrará em campo no Brasileirão com um objetivo bem claro: buscar uma vaga na Libertadores. Diferentemente do ano passado, quando tinha Dorival Júnior no comando, a direção do clube optou por uma solução caseira. Com um sétimo do salário do atual comandante do Santos, Gaúcho vai ter a missão de conduzir novamente a equipe à América.

A expectativa é que três jogadores sejam contratados: um zagueiro, um apoiador e um atacante. Os nomes da lista são os argentinos Pablo Avendaño, do Gimnasia (defensor), Ariel, do Coritiba, e Miralles, do Colo Colo (ambos atacantes), e Zé Roberto, ex-Flamengo e atualmente no Shalke 04, da Alemanha. Por outro lado, o clube vai precisar se desdobrar para garantir a permanência de Carlos Alberto, que pertence ao Werder Bremen, e de Philippe Coutinho, que deverá seguir para o Inter de Milão, em junho, quando completar 18 anos.




Entrevista: Carlos Alberto

O meia é o principal jogador do Vasco para a Série A. Porém, pode deixar o clube após as primeiras sete rodadas. No dia 1º de julho, o seu vínculo com o clube se encerra, e ele deverá retornar ao alemão Werder Bremen, clube com o qual tem contrato até o meio de 2011. A diretoria acenou com a possibilidade - com o auxílio de um fundo de investimento - de contratar o atleta em definitivo.

Que time você aponta como favorito ao título do Campeonato Brasileiro?

Antes do início do campeonato, não é fácil falar em favoritos. Entre os 20 clubes que disputam o Brasileiro, podemos dizer que aqueles 12 apontados como tradicionais, e que já foram campeões, ficam sempre entre os favoritos. Também há aqueles clubes em que ninguém aposta e que conseguem fazer campanhas surpreendentes. No ano passado, o Vasco enfrentou com disposição as dificuldades da Série B e superou tudo com muita luta. Tenho certeza de que, neste ano, todo mundo vai dar o máximo para entrar na briga pelo título. Espero ter condições de ajudar o Vasco ficar entre os favoritos.

E o provável artilheiro?

Falar neste momento quem poderá concorrer à artilharia do Brasileiro também é difícil. Acho que seria mais fácil responder a essa pergunta depois da Copa do Mundo. Ninguém sabe o que vai acontecer depois, se alguns jogadores voltarão para a Europa ou não. Mas, se eu tiver que apontar agora, acho que a briga ficaria entre Elton, Ronaldo, Robinho, Adriano e Fred. Isso só para citar alguns.

Como vê o retorno do Vasco à Série A?

É um grande momento para o clube. Os jogadores querem começar bem o Brasileiro para dar alegrias ao torcedor.

Qual são as suas lembranças do Campeonato Brasileiro?

É um campeonato gostoso de jogar, você enfrenta sempre grandes equipes, em grandes estádios. E o torcedor vai ficar feliz com isso. Com todo o respeito à Série B, jogar nas condições em que jogávamos era complicado. O Vasco voltou a uma condição da qual jamais deveria ter saído.

A diretoria está se movimentando para conseguir a sua permanência. Como vê essa atitude da cúpula vascaína?

Fico muito feliz de ouvir essa informação. Fico mais tranquilo ao saber que o pessoal está se mobilizando nesse sentido. Prometi que não ia comentar sobre isso e sobre as negociações. Isso acaba sugando demais as energias. Como tenho o pensamento de ficar aqui até dezembro, vou dar o máximo para estar bem durante toda a competição.

Curiosidades históricas

- Roberto Dinamite, atual presidente do Vasco, é o maior artilheiro da história dos Brasileiros, marcando 190 gols. Aliás, nenhuma equipe fez tantos artilheiros do campeonato quanto o Vasco. Foram oito vezes: Dinamite (1974 e 1984), Paulinho (1978), Bebeto (1992), Edmundo (1997) e Romário (2000, 2001 e 2005).

- Edmundo é o jogador que mais vezes balançou a rede em uma mesma partida do Brasileiro. Em 1997, marcou seis na goleada por 6 a 0 sobre o União São João, em São Januário. Naquela ocasição, também perdeu um pênalti.

- Em 2007, no confronto diante do Sport, em São Januário, Romário marcou o milésimo gol de sua carreira. O feito ocorreu contra o goleiro Magrão.

- A maior goleada do Vasco na história do Brasileiro foi por 9 a 0, sobre o Tuna Luso, em 19 de fevereiro de 1984. A pior goleada sofrida foi por 5 a 1, para o Atlético-MG, em 10 de novembro de 1996.

- Retrospecto histórico: em 957 jogos, foram 387 vitórias, 296 empates e 274 derrotas, com 1.416 gols marcados e 1.090 gols sofridos.

Fonte: GloboEsporte.com

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 12:00 - Rodrigo Caetano, sobre Zé Roberto: 'O negócio está bem encaminhado'
Próxima: 14:13 - Vasco em 4º lugar no ranking financeiro do Campeonato Brasileiro 2010