Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 12/04/2010 - SEG - 13:37 - Urubu é o rei dos pênaltis no futebol brasileiro

A vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, neste domingo, pela semifinal da Taça Rio, mostrou uma tendência em jogos do Flamengo desde o início de 2009: a marcação de pênaltis a favor do time rubro-negro. Segundo dados do Footstats, o time carioca possui um pênalti a cada 3,5 jogos. Foram 24 penalidades máximas em 85 jogos, contando Campeonato Carioca (2009 e 2010), Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores. Destes, dez foram duvidosos.

O número é bastante alto, considerando, por exemplo, o São Paulo, principal rival rubro-negro no último Nacional. O time paulista disputou 92 partidas desde janeiro do ano passado e teve nove pênaltis marcados (média de um pênalti a cada dez partidas, aproximadamente). Já o Botafogo, no mesmo período, disputou 84 partidas e teve 17 pênaltis (média de um pênalti a cada cinco jogos).

No quesito, o Flamengo é o time brasileiro com maior número de pênaltis na atual Libertadores (dois, ao lado do Cruzeiro). No Carioca, o time rubro-negro é o terceiro, com sete, atrás de Botafogo (dez) e Fluminense (oito). Já no Brasileiro do ano passado, o Fla terminou como terceiro time com mais pênaltis, com nove, atrás apenas de Náutico (12) e Cruzeiro (11).

Confira a lista de pênaltis a favor do Flamengo:

Bangu 1 x 2 Flamengo - Campeonato Carioca
Lance discutível. A partida estava 1 a 0 para o Bangu, quando Josiel invadiu a área e, na hora de chutar, caiu no chão. O árbitro alegou que o zagueiro adversário calçou o atacante. Na cobrança, Marcelinho Paraíba converteu e iniciou a virada rubro-negra.

Flamengo 4 x 2 Madureira - Campeonato Carioca
Pênalti claro. Após cruzamento pelo lado direito, o zagueiro do Madureira tocou com a mão na bola e impediu a finalização de Josiel. Juan bateu e confirmou a vitória.

Americano 0 x 1 Flamengo - Campeonato Carioca
Pênalti duvidoso. Após chute, a bola bate na mão de um dos zagueiros do Americano. No entanto, o defensor não tem a intenção de tocá-la, já que não consegue desviar com a mão. Juan bateu bem e confirmou a vitória do Flamengo.

Flamengo 2 x 2 Botafogo - Campeonato Carioca
Lance discutível. Juan invade a área e Alessandro, do Botafogo, faz a jogada ombro a ombro. O lateral rubro-negro cai e o árbitro marca pênalti. Na cobrança, Juan converte e abre o placar para o Flamengo, na primeira partida da decisão do Estadual.

Fortaleza 0 x 3 Flamengo - Copa do Brasil
Pênalti indiscutível. Juan invade a área pelo lado esquerdo, finta o zagueiro e é calçado por baixo. Na cobrança, o lateral marca novamente e encaminha a classificação carioca na Copa do Brasil.

Flamengo 4 x 0 Inter - Campeonato Brasileiro
Pênalti claro. A partida já estava ganha (o Flamengo vencia por 3 a 0), quando Léo Moura foi lançado por Juan, invadiu a área e foi puxado por um dos zagueiros do Internacional. Na cobrança, Adriano deslocou Lauro e completou a goleada por 4 a 0.

São Paulo 2 x 2 Flamengo - Campeonato Brasileiro
Discutível. Adriano abriu o placar para o Flamengo, numa falha de Denis, e ampliou num pênalti muito discutido. O atacante invadiu a área pelo lado direito e, antes de ser derrubado, quase arrancou a camisa de Jean Rolt. O árbitro assinalou pênalti, convertido por Adriano.

Flamengo 1 x 2 Palmeiras - Campeonato Brasileiro
A partida inteira foi polêmica. No primeiro tempo, o árbitro não marcou um pênalti em cima do palmeirense Edmilson, quando o jogo estava 1 a 0 para o Palmeiras. Na etapa final, Adriano foi puxado por Danilo dentro da área e caiu. O árbitro assinalou pênalti, convertido pelo então camisa 9. No fim, a arbitragem anulou gol de Adriano, alegando impedimento. O lance também foi duvidoso.

Goiás 3 x 2 Flamengo - Campeonato Brasileiro
Pênalti claro. Adriano recebe dentro da área e é puxado pelo zagueiro. O árbitro marcou e o atacante marcou o primeiro do time rubro-negro. Ainda nesta partida, no primeiro tempo, Léo Lima marcou um gol irregular, ao fazer falta em cima de um dos zagueiros do Flamengo.

Flamengo 3 x 0 Santo André - Campeonato Brasileiro
Léo Moura converteu um pênalti que de fato existiu na vitória por 3 a 0 sobre o Santo André. Petkovic lançou Zé Roberto, que invadiu a área e só foi parado pelo goleiro Neneca, que o derrubou. Pênalti claro.

Flamengo 2 x 1 São Paulo - Campeonato Brasileiro
Pênalti claro. Jorge Wagner chutou a perna direita de Willians e o árbitro, em cima do lance, assinalou bem. A reclamação são-paulina aconteceu depois, já que Rogério Ceni defendeu a primeira cobrança de Petkovic. O árbitro mandou voltar por invasão de área. Na segunda cobrança, o sérvio empatou o jogo.

Corinthians 0 x 2 Flamengo - Campeonato Brasileiro
Pênalti existente. Paulo André empurrou Leonardo Moura no lado direito da área corintiana. Na cobrança, o lateral aproveitou a "ajudinha" de Felipe, que, em protesto, sequer pulou na bola. O gol garantiu também a liderança do Campeonato Brasileiro ao time carioca, a uma rodada do fim.

Flamengo 3 x 2 Americano - Campeonato Carioca
Pênalti claro. Kléberson recebe de Leonardo Moura e levanta a bola na área, em direção a Adriano. O atacante, porém, é puxado e derrubado pelo marcador, que o impede de chegar à bola. Na cobrança, Adriano converte abre o placar para o time rubro-negro.

Flamengo 5 x 3 Fluminense - Campeonato Carioca
Pênalti duvidoso. No primeiro tempo, o árbitro já marcou um pênalti duvidoso de Ronaldo Angelim em cima de Alan, convertido por Conca. Na etapa final, Juan recebeu pela esquerda e, ao perceber o carrinho do jogador do Flu, se jogou dentro da área. O árbitro marcou pênalti, mais uma vez convertido por Adriano.

Macaé 1 x 4 Flamengo - Campeonato Carioca
Pênalti claro em cima de Willians. O volante pedalou em cima do marcador e, ao cortar para o meio da área, foi calçado. Na cobrança, Vágner Love bateu no meio do gol e abriu o caminho para a goleada.

Caracas 1 x 3 Flamengo - Copa Libertadores
Pênalti claro. Após cruzamento da direita, Petkovic tenta o chute de primeira, mas a trajetória da bola é interceptada pelo zagueiro do Caracas, que põe a mão na bola. Na cobrança, Love abre o marcador.

Flamengo 1 x 0 Vasco - Campeonato Carioca
Pênalti inexistente. Vinícius Pacheco recebe lançamento, adianta a bola e é travado por Fernando Prass, na bola. O árbitro marca pênalti, bem convertido por Adriano. Do outro lado, Dodô perdeu os dois pênaltis que o Vasco teve a seu favor.

Flamengo 2 x 1 América - Campeonato Carioca
Pênalti claro. Vágner Love é lançado em velocidade e, na hora do chute, recebe o puxão do zagueiro. Adriano cobra e, novamente, marca para o time carioca.

Friburguense 0 x 3 Flamengo - Campeonato Carioca
Pênalti duvidoso. Michel fez boa jogada pela esquerda e invadiu a área. O árbitro viu um empurrão do zagueiro em cima do meia, que desabou. Na cobrança, Dênis Marques, com direito à paradinha, fez o gol.

Flamengo 2 x 1 Vasco - Campeonato Carioca
Pênalti duvidoso. Léo Moura invade a área pelo lado direito, divide com Márcio Careca e cai na área. O árbitro assinala mais um pênalti. Vágner Love, com bastante calma, desloca Fernando Prass e confirma vaga do time rubro-negro na final da Taça Rio.

Fonte: Terra

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 13:34 - Para presidente da Coaf, não houve pênalti a favor do Vasco
Próxima: 13:46 - Jorge Rabello: 'A bola não bateu na mão do Williams'