Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 23/03/2010 - TER - 08:31 - Confira entrevista com o presidente da Amovasco Felipe Martins

Entrevistado: Felipe Martins
Quem é: Presidente da Amovasco
Data: 22/03/2010

Comente sobre o seu passado como torcedor anônimo. Como começou a sua paixão pelo Vasco?

Eu já nasci amando o Vasco, vem de berço. Até hoje, quando vou a São Januário me emociono lembrando de minha infância ali, me sinto muito bem, uma energia positiva muito grande, mesmo quando não há jogo de futebol. Meu sonho é poder ir a nossa casa todos os dias da minha vida! Fiz vários primos e amigos se tornarem vascaínos e não seguirem os times dos pais. Aos 15 anos de idade, organizei um grupo de vascaínos na internet para debater sobre o clube e criamos um novo site oficial para o Vasco. Era um trabalho voluntário parecido com o da Amovasco, pois, cobríamos os jogos, arrecadávamos doações, sorteávamos brindes, foi muito prazeroso, como é hoje, com a Amovasco.

O que o motivou a lançar esse projeto da Amovasco?

Estávamos no fim de 2007, e o Vasco há alguns anos sem patrocínio na camisa... Meu pai sempre falou de organizarmos um projeto em que a torcida doasse 5 reais por mês para contratar jogadores para o Vasco. Entrei em um site de relacionamentos, tinha um tópico exatamente com essa idéia. Resolvi, então, mergulhar de cabeça e estudar uma maneira para implementá-la e ajudar o clube efetivamente.

Quais os motivos para a Amovasco não ter recebido uma grande adesão dos vascaínos?

Faltou o próprio Vasco abraçar mais a idéia da torcida de patrocinar o clube, divulgar mais e lançar ações de arrecadação em parceria. Assim, teríamos o aumento da credibilidade em cada projeto. Porém, parece que as pessoas que fazem a gestão do clube não gostam muito de interferência vinda de fora para dentro (mesmo que seja de idéias e projetos), não sei o motivo... Sei que já me senti um intruso querendo ajudar aquilo que amo, mas, nunca vou desistir, porque sei da capacidade e do potencial que o projeto Amovasco tem.

No passado nós tivemos dezenas de milhares de vascaínos contribuintes, grande parte deles compostos de idealistas, como foi comprovado em campanhas associativas com motes como a construção de São Januário e da Sede Náutica da Lagoa. É possível resgatar esse idealismo ou os tempos são outros? O vascaíno mudou?

Hoje em dia, é mais difícil encontrar pessoas com ideais assim mesmo, que larguem tudo por seu clube. Difícil, mas, não impossível! E são essas pessoas que eu busco e quero do meu lado para colocarmos em prática cada projeto da Amovasco. O vascaíno não mudou, ele vai sempre ajudar o Vasco, só que alguns precisam de motivação para isso, e cabe aos idealistas moverem nossa nação neste sentido.

Comente um pouco sobre o show do Paulinho Mocidade, promovido em prol da Amovasco. A iniciativa partiu de você? O show foi um sucesso? Atingiu os objetivos esperados?

A iniciativa foi minha sim, desde o início da Amovasco tínhamos vontade de organizar eventos com artistas vascaínos. Em Junho de 2009, nós investimos o dinheiro da Amovasco em três frentes: Show do Paulinho Mocidade (retorno a curto prazo), Camisetas da Associação (retorno a médio prazo) e AmovascoTV (retorno a longo prazo). Para o trabalho que foi promover o evento do Paulinho Mocidade, o retorno financeiro não foi o ideal, porém, foi um sucesso sim, divulgamos a Amovasco em vários meios de comunicação, tornando-a mais conhecida, e confraternizamos com vários vascaínos.

Os objetivos são em atacado e a Amovasco arrecada em varejo. Há um grande show ou iniciativa que venha a trazer grandes recursos?

Com a audiência que a AmovascoTV vem tendo, estamos depositando todas as fichas nesse projeto. O objetivo, agora, é transformar este sucesso em recursos financeiros (através de patrocínios) a serem implementados no Vasco.

Como surgiu a idéia da criação desse fenômeno de sucesso que é a AmovascoTV?

O Vasco não possuía uma TV, e, além disso, sempre foi muito perseguido pela mídia, que adora divulgar coisas ruins e atuar contra o nosso clube. A AmovascoTV veio para presentear os vascaínos com uma TV e combater a imprensa parcial, ser a nossa resposta, uma mídia 100% vascaína onde o torcedor comum tem o mesmo espaço que o dirigente e o jogador, uma idéia inovadora, misturando informação com bom humor, coisa que nenhum clube no mundo possui. Estamos muito felizes com o retorno que este projeto vem nos dando.

Tem algum pessoal que ajuda a Amovasco nos bastidores? Seja na TV e na própria Associação...

Hoje, temos uma equipe muito boa trabalhando na TV: Lyana Gonçalves, nossa Vice-Presidente (Produtora); Rafael Hecht (Repórter e Editor); Rosana Fleury (Repórter); Diego Fonseca (Câmera); E eu na Direção. Além disso, não posso esquecer a grande ajuda que o amigo Rodrigo Corrêa está nos dando, patrocinando e ajudando a manter o projeto da TV vivo. A parceria com o Programa de Rádio Só Dá Vasco, dos amigos José Fernando, Márcio Santos e do eterno Sérgio Nogueira que sempre nos ajudaram bastante em nossos projetos. Temos, também, o André Devaux que administra nosso Blog e que possui ajuda de alguns colaboradores, como o Tanguy Baghdadi e o Leandro Nolasco. E com relação aos demais projetos da Associação, eu e a Lyana Gonçalves somos os responsáveis por toda a implementação.

Como estão divididas atualmente as arrecadações da Amovasco?

Inicialmente, pretendemos utilizar nosso caixa para ajudar o Vasco em pequenas reformas em nossas sedes. O primeiro objetivo será a Reforma do Ginásio Forninho em São Januário.

Posteriormente à Amovasco foi lançada a Associação Amigos do Vasco, embora com objetivos distintos. Você pensou em alguma fusão? Acha que a AAV prejudicou o sucesso da Amovasco?

No começo, ficamos um pouco tristes pelo fato de terem lançado uma outra Associação ao invés de unirem forças conosco, mas, como era mais um projeto para ajudar o Vasco, resolvemos colocar a Amovasco como fundadora da AAV, já depositamos parte da quantia e vamos depositar a parte que falta quando a Amigos do Vasco for pagar alguma dívida. Quanto ao sucesso, a AAV não nos prejudicou, temos objetivos sociais diferentes, e também não guardamos qualquer tipo de mágoa ou bronca, pois, quem possui esses tipos de sentimentos são pessoas que não têm competência para fazer um bom trabalho, o que não é o nosso caso.

A Amovasco já contactou o clube sobre a possibilidade de contratar algum jogador?

Por enquanto, vamos concentrar nossas forças em ações menores, como reformas nas sedes do Clube. Realizando várias reformas, vamos ganhando confiança e mais adesões de vascaínos que querem ajudar o Vasco. Com isso, a Associação vai crescendo e aumentando sua renda para concluir, no futuro, seus maiores sonhos, que são: contratar jogadores e ajudar o clube na construção de um CT.

Quais são os objetivos da Amovasco para 2010?

Queremos ampliar nossas mídias para divulgar a marca Vasco da Gama e a própria Associação, e começar com as reformas em nossas sedes.

Como você avalia o mandato do presidente Roberto Dinamite, em cima de seus erros e de seus acertos?

Quem assume a presidência do Vasco, deve estar preparado para tudo, é uma pressão justa, pois, somos um clube grande acostumado com conquistas. Não gosto desse negócio de ficar chorando por dívidas altas; é preciso criar soluções para os problemas. E como vascaíno apaixonado, torço para que ele consiga nos dar títulos! O Vasco não pode se contentar com um acesso de série B para a série A.

O Vasco em uma palavra.

Amor.

Deixe um recado final para os vascaínos que acompanham o SempreVasco.com.

O site SempreVasco.com está de parabéns, possui um conteúdo muito bom. O recado que mando, é para os vascaínos deixarem as brigas de lado e gastarem energia com projetos em benefício do clube. Nosso Vasco é gigante, tem espaço para todos que querem ajudar. Um grande abraço e saudações vascaínas!

Fonte: Sempre Vasco

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 07:56 - Oposição: Vasco é revel em processo trabalhista do golerio Roberto
Próxima: 09:00 - Futebol Society: Cem por cento, Vasco vai às quartas da Supercopa