Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 19/03/2010 - SEX - 12:46 - Basquete: Helinho lembra com saudades de seus títulos pelo Vasco

Hélio quer dizer sol, em grego.

E hoje, às 19h, na arena multiuso, no Autódromo de Jacarepaguá, dois Hélios tentarão brilhar para levar suas equipes à vitória no clássico entre Flamengo e Vivo/Franca, pela nona rodada do returno da liga Novo Basquete Brasil.

Do lado do Flamengo, está o armador Hélio, de 28 anos e 1,87m, e na metade francana da quadra vai jogar o armador Helinho, de 34 anos e 1,83m.

As equipes e mais o Universo/ BRB/Brasília vêm lutando jogo a jogo pela liderança. Brasília e o Flamengo têm 16 vitórias e quatro derrotas, porém o time de Brasília supera o carioca no confronto direto e é líder.

Franca é o terceiro, com 16 vitórias e cinco derrotas em 21 partidas.

Armadores preveem uma boa disputa

Cérebros das duas equipes, pela função de armadores, cabe a eles pensar o jogo e de certa forma, comandar em quadra a execução do esquema que cada técnico planejou.

— Vai ser um bom duelo com o Helinho. Ele é muito difícil de ser marcado, está acostumado a decidir, tem bons arremessos de três e tem carta branca do técnico — disse o Hélio, do Flamengo. — Quando ele estava no Vasco, eu era muito novo e estava no Uberlândia, e quase não jogava. Mas não me preocupo apenas com ele, e sim com todo o Franca.

Helinho imagina como fazer para tentar neutralizar o xará: — O Hélio cresceu muito nos últimos anos. Tem um arremesso excelente e boa leitura de jogo. É um dos grandes armadores do Brasil. Claro que estou estudando as características dele, para tentar evitar surpresas.

No turno, em casa, Franca venceu apertado: 72 a 71.

— Aquela derrota ficou entalada na garganta. Tivemos a última bola, mas não convertemos — contou Hélio. — Esperamos fazer uma grande partida.

Vai ser difícil para caramba. Mas se ganharmos amanhã (hoje) e domingo (também na arena, com o Araraquara/ Palmeiras) temos grandes chances de terminar entre os dois primeiros.

Para Helinho, o Flamengo, além de bi brasileiro, é um dos times mais difíceis de bater no campeonato.

— Está com um timaço e uma estrutura excelente. Se ganharmos, temos tudo para terminarmos em primeiro ou segundo — disse ele, que lembra com carinho o período em que morou no Rio e jogou pelo Vasco, entre 1999 e 2002. — Ganhei uma Liga Sul-Americana, um Sul-Americano, dois brasileiros e dois cariocas. Dá muita saudades. Até hoje, tenho amigos no Rio. O Flamengo é um rival duríssimo, e eu gostaria muito que os outros grandes, Vasco, Botafogo e Fluminense voltassem a ter times fortes de basquete. Os clubes têm de buscar apoio das leis de incentivo.

Terceiro Hélio na quadra hoje, o técnico do Franca, Hélio Rubens, pai de Helinho, não vê favoritismo. Ele recorda que na vitória de seu time, o ala rubro-negro Marcelinho voltava de lesão, mas agora está 100%.

— Ele e o Flamengo estão numa fase muito boa. Mas encaramos qualquer time da mesma forma e esperamos cumprir o que está programado, para buscar vencer — analisou o técnico.

Em casa e com o aguardado apoio da torcida, o técnico do Flamengo, Paulo Chupeta, vença hoje e domingo, para ascender à liderança. Sabe, porém, que Franca e Palmeiras venceram Universo e Minas: — São dois jogos muito importantes.

No primeiro turno, perdemos para Franca (72 a 71) e ganhamos com muita dificuldade de Araraquara (74 a 72). Precisamos estar atentos.

Também hoje, às 20h: São José/Unimed/ Vinac x Palmeiras/Lupo/Araraquara; Universo/BRB/Financeira Brasília x Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV; Pitágoras/Minas x Guaraná Antártica/ Vitória/Saldanha; Paulistano/Amil x Pinheiros/SKY; Ciser/Araldite/Univille/ Joinville x Assis; e Campos do Conde/Sercomtel/Londrina x GRSA/ Itabom/Bauru

Fonte: O Globo

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 12:38 - Dinamite: 'Quase todos os jogadores do Vasco podem integrar a Seleção'
Próxima: 12:49 - Na Marinha, time inicia preparação em busca de reabilitação no Carioca