Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 17/03/2010 - QUA - 22:10 - FFERJ se reúne com clubes para tentar resolver impasse dos ingressos

O presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, vai se encontrar nesta quinta-feira, às 17h, com os representantes dos grandes clubes cariocas - Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo - para tentar encontrar uma solução para o impasse criado entre a Secretaria de estadual de Turismo, Esporte e Lazer e a empresa BWA, responsável pela confecção, comercialização e distribuição de ingressos e pelas roletas do estádio do Maracanã. Se os clubes não apresentarem propostas para resolverem os problemas, a Suderj vai romper o convênio que tem com a Ferj para a utilização do Maracanã em 2010, assinado no início do ano.

Após os incidentes com as roletas do Maracanã no clássico entre Flamengo e Vasco, no último domingo, a secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, notificou a Ferj e deu um prazo de três dias que "sejam tomadas as devidas providências para evitar que os constantes problemas de acesso no estádio voltem a ocorrer". Por isso, a Federação do Rio foi obrigada a remarcar três jogos que estavam no programados para o estádio. Olaria x Vasco, marcado para o próximo sábado, e Fluminense x Resende, no domingo, serão realizados em Volta Redonda. Já o Flamengo x Tigres de quarta-feira (dia 24) será no Engenhão.

Do total de 103 roletas do Maracanã, somente 15 funcionaram no clássico entre Flamengo e Vasco, o que gerou um grande tumulto. Na rampa da UERJ, por onde entravam os torcedores cruzmaltinos, das 51 roletas somente cinco eram utilizadas. E na rampa do Bellini, por onde entraram os torcedores rubro-negros, de um total de 52 roletas, 42 estavam quebradas e somente dez funcionaram.

- Eu acho que ela (Márcia Lins) tem total razão. A paciência se esgotou de receber desculpas e promessas. É preciso um basta. Neste último jogo a desculpa foi a chuva, mas em outros jogos já aconteceu algo parecido. A Secretaria notificou a Federação e deu três dias para resolver os problemas sob a pena de romper o convênio. E como não havia tempo hábil tivemos que mudar o local dos jogos e convocar os clubes - disse Rubens Lopes.

Rubinho considera que o problema prejudica a imagem do Campeonato Carioca e também da Federação do Rio de Janeiro. Mas explica que a Ferj pouco pode fazer para solucionar o problema e que a decisão cabe aos clubes, que têm contrato com a BWA.

- O torcedor muitas vezes não entende e culpa a Federação pelos problemas. Mas a lei dá ao clube o direito de escolher qual prestador de serviço quer utilizar. A Federação só pode cobrar resultados e comprometimentos. É o que estamos fazendo. Os problemas existem há algum tempo e sempre foram prometidos mundos e fundos para resolvê-los. Mas nada de concreto é feito. Tudo é empurrado com a barriga. Não dá para o Maracanã após 60 anos continuar funcionando como em 1950. É preciso apresentar um serviço de qualidade ao torcedor - disse.

Após os problemas na reta final do último Campeonato Brasileiro - em que os torcedores tiveram dificuldades para comprar ingressos e entrar no Maracanã -, a Suderj só aceitou liberar a utilização do estádio para os jogos deste ano com a assinatura de um convênio com a Ferj. Nele, os clubes se comprometiam tomar as providências necessárias para dar mais conforto ao torcedor.

Entre algumas medidas adotadas estão a setorização da arquibancada do Maracanã e o fim da venda de ingressos no estádio nos dias dos jogos. Mas outros itens não foram cumpridos como o aumento de postos de venda e medidas para facilitar a entrada dos torcedores no Maracanã. Flamengo, Fluminense e Vasco terceirizam o serviço e tem um contrato assinado com a BWA.

- Quem têm que apresentar uma solução são os clubes. Não estou aqui contra a empresa A, B ou C. Avalio a prestação de serviço. E a que ocorre hoje não é de uma boa qualidade. Acho que o descaso com o torcedor e com as regras não podem mais prevalecer. Espero que os clubes entendam isso. Ou não teremos mais jogos no Maracanã este ano. O que não pode mais é ocorrer este descaso e descomprometimento com o torcedor. Pelo o tempo que a empresa está no Maracanã já poderia ter resolvido os problemas - disse Rubens Lopes.

Se os clubes não apresentarem uma solução na reunião desta quinta-feira, a Ferj pode alterar toda a tabela do Campeonato Brasileiro e retirar do Maracanã o restante dos jogos da competição. Com isso, os clássicos seriam marcados para o Engenhão.

- Estaríamos antecipando em alguns meses o que vai acontecer com o fechamento do Maracanã para as obras da Copa do Mundo de 2014. Se os clubes não apresentarem uma solução é o que vai ocorrer. As empresas (que fazem a confecção, comercialização e distribuição de ingressos) que operam no Engenhão e em Volta Redonda são outras. Não é a mesma do Maracanã - completou o presidente da Federação.

Fonte: GloboEsporte.com

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 22:08 - Dinamite participou de manifestação no Rio de Janeiro
Próxima: 01:29 - Vasco vai perdendo briga com antiga fornecedora de ingresso