Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 14/03/2010 - DOM - 07:20 - Mais informações sobre confronto que resultou na morte de um vascaíno

Anderson Ferreira Ribeiro, o Mineiro, de 19 anos, foi morto e outras três pessoas ficaram feridas durante confronto entre integrantes de torcidas organizadas do Vasco e do Flamengo, na noite de quinta-feira (11), em São Gonçalo. O confronto começou em Neves, onde houve tiroteio e explosão de bombas caseiras. Segundo a Polícia, a briga teria sido marcado antecipadamente pela internet.

Torcedor do Vasco, Anderson Ferreira Ribeiro, era morador do Boassu e foi atingido com tiro na cabeça. Outro vascaíno também foi atingido e levado por amigos para o Pronto Socorro de São Gonçalo (PSSG), no Zé Garoto.

Torcedores do Flamengo feridos também procuraram o mesmo hospital, onde houve nova briga e seis homens acabaram presos. Guilherme Barreto, 26, Kleyson Wallace dos Santos Barbosa, 21, Renato Teixeira, 18, João Paulo Leonardo da Costa, 25, Wander Jorge Braga Vicente, 22, e Fabrício Porto Sales, 28, foram presos em flagrante e levados para a 74ª DP (Alcântara).

A guerra começou na Rua Oliveira Botelho, em Neves, próximo ao Carrefour, onde um grupo de torcedores vascaínos se reunia para organizar a ida ao jogo contra o Flamengo, domingo (14), no Maracanã.

Segundo testemunhas, ocupantes de dois carros, um Gol e um Honda Civic, passaram atirando contra os cruzmaltinos. Além de Anderson, foram atingidos Alexander Sant’Anna Fortunato, 32, e Gilberto Andrade Santos Filho, 21.

Quando se pensava que a selvageria havia terminado, uma nova briga se iniciou, dentro do no PSSG. De acordo com uma testemunha, por volta das 22h30, um rapaz entrou correndo desesperado na unidade de pronto-atendimento. “Aproximadamente 20 homens invadiram o hospital atrás dele e começaram a espancá-lo violentamente. Chegaram a quebrar uma cadeira nele, que ficou caído no chão, desfalecido”, disse um homem que presenciou o fato.

Policiais militares foram acionados e conseguiram prender seis agressores. Eles foram confrontados com as imagens do circuito interno de TV e suas participações foram confirmadas. Com eles, a polícia encontrou um porrete de madeira, com aproximadamente um metro e 10 centímetros de comprimento, que teria sido usado para espancar os vascaínos.

A guerra entre torcidas gerou registros em duas delegacias da cidade: um sobre a morte de Anderson e duas tentativas de homicídio, na 73ª DP (Neves); e outro referente à briga no PSSG, feito pela 74ª (Alcântara). A polícia ainda procura identificar os autores dos disparos que mataram Anderson e feriram os outros dois torcedores.

Flamenguistas admitem terem marcado confronto pela Internet

Em estado de choque, o pai de Anderson disse que o filho trabalhava e não estava envolvido com a criminalidade. Morador de uma localidade conhecida como Barenco, em referência ao nome de uma escola, no Boassu, Anderson não tinha anotações criminais. Ele seria integrante da Força Jovem Vasco (FJV).

Componentes do “Bonde dos 20”, da Torcida Jovem do Flamengo (TJF), ouvidos pela equipe de reportagem de O SÃO GONÇALO, admitiram que havia um confronto com os vascaínos, marcado para as 22h, na Praça do Barreto, mas como os adversários não foram encontrados, eles teriam retornado para a base deles, localizada na Praça do Gradim.

“Não fomos nós que atiramos neles. Fomos lá para brigar e não os encontramos. Estávamos todos juntos quando o crime aconteceu”, disse um dos líderes da TJF.

Uma guerra anunciada

De acordo com um dos líderes da Torcida Jovem do Flamengo, que optou pelo anonimato, a guerra entre as duas torcidas foi anunciada no último domingo, após um grupo de vascaínos terem atacado um churrasco dos flamenguistas com bombas caseiras, no Gradim. Um investigador da Polícia Civil confirmou ter recebido denúncia sobre uma reunião com cerca de 200 vascaínos neste dia.

A revanche foi marcada para a última quinta-feira, quando os rubro-negros se reúnem no Gradim e os vascaínos no Barreto, em Niterói. O site de relacionamentos Orkut foi a ferramenta de comunicação entre os vândalos.

Com a morte de Anderson, o Mineiro, o clima ficou ainda pior entre as torcidas organizadas. Ontem, um dia após o assassinato do vascaíno, algumas páginas do Orkut já apresentavam anúncios de uma guerra no próximo domingo, quando Flamengo e Vasco se enfrentam pela Taça Rio, no Maracanã.

A comunidade oficial da maior torcida organizada do Vasco (Força Jovem), mostra que seus integrantes estão dispostos a vingar a morte de Anderson. Estão pedindo até a ajuda da Mancha Verde, torcida organizada do Palmeiras, parceira dos cruzmaltinos, que já confirmaram o apoio.

Alguns vascaínos chegam a dizer no Orkut que o revide armado é a melhor solução. Quem for assistir ao jogo deve ficar atento.

Fonte: O São Gonçalo

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 04:01 - Dinamite foi a Vitória agradecer pela acolhida ao elenco em janeiro
Próxima: 13:18 - Fábio Fernandes confirma negociação com Banco BMG