Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 30/01/2010 - SÁB - 19:57 - Isac Zagury faz balanço da atuação da Associação de Amigos do Vasco

Entrevistado: Isac Zagury

Quem é: Economista e Presidente da Associação Amigos do Vasco

Data: 29/01/2010

Comente sobre o seu passado como torcedor anônimo. Desde quando você se conhece como vascaíno?

Comecei a acompanhar o Vasco em 1958, quando da conquista do Super Campeonato.

Qual o primeiro jogo do Vasco que você assistiu?

Foi o jogo contra o Botafogo no Campeonato de 1958.

Qual foi o momento mais marcante do Vasco para você?

A vitória de 4 x 3 contra o Palmeiras pela Mercosul foi a partida que mais me emocionou.

Você é torcedor do tipo mais comedido, que comenta calmamente os lances, ou é daqueles que xinga juiz, grita nos momentos mais marcantes?

Durante os jogos fico realmente muito alterado, gritando e xingando.

O que o motivou a lançar esse projeto da Associação Amigos do Vasco?

Era um momento muito difícil do clube. Sentia vontade de reunir vascaínos para um grande projeto de mobilização e de resgate da auto-estima. A meu ver, o grande problema do clube é o excessivo endividamento que acaba consumindo recursos importantes para o pagamento anual do serviço da dívida. É urgente uma solução para que o clube possa ter mais recursos disponíveis para investimentos, principalmente em novos centros de treinamento para formação de atletas na base.

No passado nós tivemos dezenas de milhares de vascaínos contribuintes, grande parte deles compostos de idealistas, como foi comprovado em campanhas associativas com motes como a construção de São Januário e da Sede Náutica da Lagoa. É possível resgatar esse idealismo ou os tempos são outros? O vascaíno mudou?

Antigamente era muito comum manifestações e campanhas como aquela que deu origem a construção do estádio de São Januário. Atualmente, a política é um mal que divide o clube e impede uma unidade maior prejudicando inclusive o idealismo e as grandes campanhas. É fundamental que os vascaínos esqueçam as divergências do passado e se unam com muita paz em torno do nosso querido clube.

Quais os motivos para a Associação Amigos do Vasco não ter recebido uma grande adesão dos vascaínos?

Não é simples motivar torcedores para um objetivo como o pagamento da dívida. O torcedor legitimamente tem sempre uma visão de curto praz. Assim, é sempre muito mais fácil mobilizar para projetos mais imediatistas, como, por exemplo, a aquisição de um atleta. Entretanto, os vascaínos devem pensar em um clube forte no longo prazo que proporcione muito orgulho às gerações de nossos filhos e netos.

Como você se sente sabendo que poucos fundadores já depositaram?

A maioria dos fundadores já fizeram seus depósitos. Entretanto, o mais importante foram os depósitos de vascaínos humildes dos mais distantes locais do País.

As dívidas do Vasco são em atacado e a Associação Amigos do Vasco arrecada em varejo. Há um grande show ou iniciativa que venha a trazer grandes recursos?

Fizemos dois shows com a cooperação de grandes vascaínos como Chico Anysio e Fernanda Abreu. Vamos pensar em algo para 2010.

Algum credor já foi contatado e respondeu positivamente?

Estávamos acumulando um valor razoável para iniciar um processo de aquisição de dívidas. Tudo será feito de modo transparente e seguindo o estatuto da AAV.

Alguma dívida já foi ou será brevemente quitada com o total arrecadado?

Ainda não, mas em 2010 pretendemos liquidar algumas dívidas.

Como você avalia o mandato do presidente Roberto Dinamite, em cima de seus erros e de seus acertos?

Creio que o saldo é bastante positivo. O carisma do grande ídolo ajudou a resgatar a auto-estima dos vascaínos. Durante a sua gestão, foram profissionalizadas áreas fundamentais do clube como o futebol e o marketing. Além disso, o clube hoje tem um quadro social pagante de acordo com suas tradições.

Há a possibilidade de você lançar candidatura à presidência do Vasco ano que vem ou ser integrante de alguma chapa?

Eu defendo a tese de que o Presidente (via eleições diretas) deva ter no máximo dois mandatos para que seja possível estimular a renovação de quadros e de idéias. Um período de seis anos é suficiente para que o gestor possa dar uma efetiva contribuição para o nosso clube. Espero que em breve o Conselho Deliberativo vote uma proposta de um novo estatuto, incluindo mudanças significativas para a modernização do Vasco. Assim, julgo conveniente que o Dinamite permaneça na Presidência do clube por mais um mandato.

O melhor time do Vasco de todos os tempos.

O Expresso da Vitória de 1950, que foi o melhor time de clube brasileiro de todos os tempos.

O Vasco em uma palavra.

Minha paixão eterna.

Deixe um recado final para os vascaínos que acompanham o SempreVasco.com

Vamos mobilizar os amigos para que o clube atinja a meta de 100 mil sócios pagantes, pois será um grande avanço para a plena democracia na vida do clube. A receita social será, também, fundamental para assegurar que o Vasco seja uma instituição auto-sustentável no longo prazo e um grande orgulho para todos nós.

Fonte: Sempre Vasco

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 19:45 - Confira entrevista de Lipe ao blog O Sentimento Não Para
Próxima: 19:57 - Futebol Society: Vasco estreia na Supercopa neste domingo