Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 17/01/2010 - DOM - 15:25 - Morre o ex-jogador do Vasco Franscisco Sarno

Faleceu neste domingo em São Paulo o ex-zagueiro e ex-treinador Francisco Sarno. Vítima de mal de alzheimer, Sarno estava com 85 anos e nos anos 1950/1960 marcou época no futebol paulista, dirigindo grandes clubes. Sarno foi um dos primeiros treinadores a escrever um livro, “Futebol, a dança do diabo”, que causou muita polêmica ao ser lançado em 1965.

Batizado Francisco José Sarno Matarazzo, o lendário ex-treinador nasceu em Nitéroi-RJ em cinco de novembro de 1924 e tem uma relação especial com a imprensa. Na década de 1960, quando estava sem emprego, foi comentarista da Rádio Tupi de São Paulo e é pai da experiente repórter Maria José Sarno, da Rede Globo.

Tudo de Francisco Sarno

Como jogador, Francisco Sarno era um vigoroso zagueiro que iniciou carreira no Botafogo-RJ e depois foi contratado pelo Palmeiras, quando optou em fixar residência em São Paulo. Do Palmeiras, jogou no Vasco-RJ, Santos e Jabaquara, quando pendurou as chuteiras e virou treinador. Apesar de ter tido seu melhor momento como jogador no Palmeiras, Sarno nunca comandou o “Verdão”, mas dirigiu o rival Corinthians em 1971/1972.

No Corinthians, comandou o time no histórico Corinthians 4 x 3 Palmeiras, no dia 25/04/1971, no estádio do Morumbi, pelo Campeonato Paulista. O Palmeiras vencia por 2 a 0 e Sarno colocou o meia Adãozinho no lugar de Samarone, tendo sido muito criticado. O Corinthians virou o jogo e venceu com Adãozinho marcando um golaço, chutando de longa distância. Leão era o goleiro do Palmeiras.

Dirigiu muitos times

Dirigiu vários times do interior e tinha uma relação especial com a Ponte Preta, onde disse em seu livro, ser o melhor time que trabalhou. Mas rodou o interior, treinadando Noroeste, Guarani, Corinthians, Coritiba, Atlético Paranaense, entre outros e também dirigiu times da Colômbia. Sua última participação em um time de expressão foi no Campeonato Brasileiro de 1973 no comando do Atlético Paranaense.

Francisco Sarno será enterrado na tarde deste domingo em São Paulo.

Fonte: Futebol Interior

Nota da NETVASCO: Sarno atuou no Vasco na década de 50, nos últimos anos do Expresso da Vitória.

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 14:22 - Vasco fez proposta para ter atacante Nuno Gomes ao Benfica, que recusou
Próxima: 15:25 - Oposição divulga nota sobre levantamento do depto. jurídico do Vasco