Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 31/12/2009 - QUI - 18:00 - Retrospectiva NETVASCO 2009: Fora de Campo

FORA DE CAMPO

NOTA: Os fatos administrativos, judiciais e políticos mencionados abaixo obedecem a critérios meramente informativos, não representando uma tomada de posição da NETVASCO em favor de nenhum dos lados em disputa.


Janeiro

03/01 - Em jogo contra o Mogi Mirim-SP, em Leme (SP), pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Vasco estreia a camisa da fabricante Champs. A versão utilizada é a preta "alternativa", chamada de "fashion" pela torcida, que não traz a faixa diagonal e sim vários riscos diagonais paralelos.

05/01 - José Hamilton Mandarino de Mello, 2º vice-presidente geral do Vasco, assume a vice-presidência de futebol do clube.

10/01 - Em jogo contra o Lemense-SP, em Leme (SP), pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Vasco estreia a camisa branca "alternativa" ("fashion") da fabricante Champs, em que a faixa diagonal tem largura variável, à semelhança de um cometa.

12/01 - Morre aos 84 anos, em Itaperuna, Albino Friaça Cardoso, o Friaça, o último titular do Expresso da Vitória que ainda estava vivo e autor do gol do Brasil na final da Copa do Mundo de 1950, quando a Seleção foi derrotada por 2 a 1 de virada pelo Uruguai.

12/01 - Marta, que iniciou sua carreira no Vasco, é eleita pela Fifa pelo 3º ano consecutivo (2006-2007-2008) a melhor jogadora de futebol do mundo.

17/01 - O vice-presidente de marketing José Henrique Coelho anuncia que as arquibancadas de São Januário serão divididas em dois setores.

18/01 - O torcedor flamenguista Jean da Cunha, de 17 anos, é morto supostamente por torcedores vascaínos (a alegação é feita pela imprensa local) durante uma briga no município de Serra (ES) antes do amistoso Desportiva-ES x Vasco.

20/01 - O Vasco afasta em definitivo os goleiros Rafael (então titular e que logo acerta com o Fluminense) e Anderson (das categorias de base) sob alegação de que os dois cometeram atos de indisciplina durante a pré-temporada do elenco em Vila Velha (ES).

23/01 - O Vasco promove uma apresentação oficial do elenco de futebol da temporada 2010, em São Januário, com entrada franca. Cerca de 500 torcedores comparecem.

24/01 - Em entrevista ao programa "Bola da Vez", do canal a cabo ESPN Brasil, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva declara: "Eu comecei a torcer pelo Vasco por causa do Bellini".

26/01 - Por iniciativa de Isac Roffe Zagury, é criada a "Associação de Amigos do Vasco" com o objetivo de arrecadar recursos para ajudar a saldar dívidas do clube.

31/01 - Tem fim o contrato de patrocínio da MRV ao Vasco.


Fevereiro

08/02 - Em jogo contra o Fluminense, pelo Campeonato Estadual, o Vasco estampa em suas camisas o logotipo da campanha institucional "Seja Sócio".

11/02 - O vice-presidente de marketing José Henrique Coelho, presidente do MUV e um dos principais artífices da chegada de Roberto Dinamite à presidência do Vasco, deixa a diretoria do clube. Em carta renúncia, ele faz graves acusações à diretoria, tais como: nepotismo, fraude no orçamento, distribuição de ingressos, venda de ingressos "por fora" e desrespeito a acordos firmados com o Ministério Público.

12/02 - O presidente Roberto Dinamite opta por não responder às acusações do ex-vice de marketing José Henrique Coelho e declara: "Não vou responder ao que está num pedaço de papel, numa folha de fax que nem chegou diretamente a mim." (O Globo); e "O que José Henrique Coelho falou deixo nas mãos de Deus." (Lancenet)

12/02 - O vice de futebol José Hamilton Mandarino, outro citado nas acusações do ex-vice de marketing José Henrique Coelho, em entrevista coletiva, afirma que Coelho pretendia acabar com as torcidas organizadas do Vasco e se tornar dirigente remunerado do clube.

12/02 - Por 4 votos a 1, o TJD-RJ considera que o jogador Jéferson foi escalado irregularmente no jogo Vasco 0 x 2 Americano, pelo Campeonato Estadual, e tira 6 pontos do Vasco.

13/02 - Circulam na internet fotos dos jogadores Rafael (dispensado em janeiro por indisciplina), Vilson e Bruno Gallo na companhia de uma torcedora supostamente num dos quartos do hotel onde a delegação havia ficado hospedada em Vila Velha (ES) em janeiro. A diretoria do clube promete apurar o caso.

17/02 - Funcionários do Vasco promovem paralisação e protestam, na sede de São Januário, devido a salários atrasados. As estimativas do número de participantes da manifestação feitas pela imprensa variam entre 20 e 100.

17/02 - O Pleno do TJD-RJ não acata o recurso do Vasco e, por 7 votos a 1, mantém a punição de perda de 6 pontos pela escalação do jogador Jéferson no jogo Vasco 0 x 2 Americano, pelo Campeonato Estadual. A perda dos pontos tira o clube das semifinais da Taça Guanabara, que equivale ao 1º turno do Estadual. O Vasco acena com a possibilidade de recorrer ao STJD e paralisar a competição.

26/02 - O Vasco desiste do recurso no STJD, acatando, portanto, a punição de perda de 6 pontos imposta pelo TJD-RJ.


Março

05/03 - O Vasco anuncia o fim da divisão das arquibancadas em dois setores com preços distintos, medida que havia sido adotada em janeiro pelo então vice de marketing José Henrique Coelho.

05/03 - A Rádio Brasil divulga a informação de que, devido a falta de pagamento, o Vasco teve os telefones da sede de São Januário cortados e estaria em vias de que o mesmo acontecesse em relação a energia elétrica e gás. O assessor jurídico Luiz Américo nega que o clube esteja tendo problemas com esses serviços.

19/03 - O Vasco apresenta seu novo ônibus, o "Volksbus", obtido graças a uma parceria com a Volkswagen. A decoração externa do veículo fora escolhida mediante votação dos torcedores vascaínos na internet.

19/03 - Nelson de Almeida é anunciado como novo vice-presidente jurídico do Vasco.

19/03 - O presidente do Conselho Fiscal Hércules Figueiredo se licencia do cargo devido a ações que mantém na Justiça contra o clube relativas ao tempo em que pertencia à Oposição.

19/03 - Situação e Oposição divergem sobre o resultado do pedido de impugnação da ata da reunião do Conselho Deliberativo que previa que as novas eleições do clube seriam em 2011. O presidente do Conselho Deliberativo José Carlos Osório afirma que a ata não foi impugnada por 75 votos contra 69; a Oposição afirma que a ata foi impugnada por 76 votos contra 69.

21/03 - Roberto Dinamite nega rumores de que estaria disposto a deixar a presidência do Vasco e declara: "Estou mais do que nunca firme no Vasco." (Lance)

23/03 - O Vasco lança camisa com os dizeres "O sentimento não pode parar", que se transforma num sucesso de vendas.

23/03 - O funcionário do Vasco Ronaldo Alexandre Viegas de Carvalho, o "Jarrão", de 47 anos, há seis no clube, é encontrado morto por volta das 7h15min em um dos banheiros de São Januário. De acordo com funcionários do clube, ele estava morando atrás da arquibancada do estádio. A causa da morte não chega a ser divulgada; a imprensa fala em ataque cardíaco e aneurisma cerebral.


Abril

28/04 - Sem a presença de conselheiros da Oposição, o Conselho Deliberativo aprova o balanço do exercício 2008, que apresenta patrimônio líquido negativo de R$ 251 milhões.


Maio

09/05 - Em seu primeiro jogo pelo Campeonato Brasileiro da Série B, contra o Brasiliense, em São Januário, o Vasco estreia camisa de goleiro vermelha e verde, cores de Portugal.

09/05 - Durante o jogo Vasco x Brasiliense, estreia vascaína no Brasileiro da Série B, um dos portões de São Januário é arrombado e cerca de 2 mil torcedores (segundo estimativa do diário Lance) invadem o estádio.

12/05 - Uma kombi que transportava 1.688 ingressos do jogo Vasco x Vitória, pela Copa do Brasil, para postos de venda, é assaltada e os ingressos levados.

20/05 - O vice-jurídico Nelson de Almeida confirma a rescisão de contrado entre o Vasco e fornecedora de material esportivo Champs, com a empresa sendo notificada por correio, telegrama fonado, fax e e-mail.

20/05 - Em evento em São Januário, o Vasco lança seu novo programa de captação de sócios, intitulado "O Vasco é Meu".


Junho

03/06 - O torcedor corintiano Clayton Ferreira de Souza, de 27 anos, é morto em confronto entre torcedores de Vasco e Corinthians na Marginal Tietê, em São Paulo, antes do 2º jogo da semifinal da Copa do Brasil entre os dois clubes.

03/06 - Um ônibus da torcida do Vasco é incendiado nas imediações do Pacaembu antes do 2º jogo da semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians.

06/06 - No jogo contra o São Caetano, em São Januário, pelo Brasileiro da Série B, o Vasco estreia a camisa da fabricante Estilo Carioca. A empresa já vinha vestindo o time desde o rompimento do contrato com a Champs, mas pela primeira vez estampa sua marca na camisa.

11/06 - O Vasco anuncia o nome de sua nova fornecedora de material esportivo: a Penalty. O valor do contrato pode chegar a R$ 64 milhões, entre dinheiro, material, construção de loja e abatimento de uma dívida que o clube tinha com a empresa desde a década de 90.

19/06 - Contra o Duque de Caxias, em São Januário, pelo Brasileiro da Série B, o Vasco atua pela primeira vez com a camisa fabricada pela Penalty.

24/06 - O motorista Roberto Costa Júnior, assassino confesso do empresário e grande benemérito do Vasco Arthur Sendas, é condenado a 18 anos e 4 meses de prisão por homicídio duplamente qualificado. O crime ocorreu em outubro de 2008.


Julho

01/07 - Roberto Dinamite completa um ano como presidente do Vasco e declara: "Este ano é um ano com a minha cara. Um ano de superação, de vencer e superar obstáculos. Mas há muita confiança no meu trabalho e no de todos os envolvidos nesse projeto." (Jornal dos Sports)

09/07 - O Vasco lança a campanha institucional "Ame-o e não deixe-o", posteriormente rebatizada para "Ame-o e não o deixe".

14/07 - Em solenidade em São Januário, o Vasco assina contrato de patrocínio com a Eletrobrás. O contrato contempla futebol, remo, demais esportes olímpicos e paraolímpicos e projetos de responsabilidade social e prevê investimentos de R$ 56 milhões em 4 anos.

17/07 - O Vasco estreia a camisa com o logotipo na Eletrobrás em jogo contra o ABC, pelo Brasileiro da Série B, em São Januário.

21/07 - O Vasco estreia perfil oficial no Twitter, no endereço http://twitter.com/crvascodagama.


Agosto

06/08 - O meia Pedrinho, revelado pelo Vasco, campeão várias vezes pelo clube e que também estava na Colina no rebaixamento, em 2008, anuncia sua aposentadoria do futebol aos 32 anos de idade.

08/08 - A polícia militar utiliza gás lacrimogêneo para reprimir torcedores incorformados por não conseguir entrar em São Januário e atinge jogadores e árbitros durante o jogo Vasco x Campinense pelo Brasileiro da Série B. O jogo precisa ser paralisado por alguns minutos.

13/08 - São Januário é definido pelo Comitê Olímpico Brasileiro como local dos jogos de rúgbi (modalidade rugby sevens, ou rúgbi-de-7 em português) caso o Rio de Janeiro seja escolhido como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e o rúgbi seja incluído no programa olímpico.

14/08 - Para marcar o aniversário de 111 anos do Vasco, o clube lança uma enquete na qual os torcedores são convidados a escolher via internet qual jogador utilizará a camisa nº 111 no jogo contra o Ipatinga, dia 22/08, pelo Brasileiro da Série B, no Maracanã. Carlos Alberto vence a votação.

15/08 - Após o jogo Portuguesa 1 x 3 Vasco, no Canindé, em São Paulo, pelo Brasileiro da Série B, o jogador Robinho e o supervisor de futebol Rodrigo Caetano são agredidos por torcedores da Lusa. O presidente Roberto Dinamite, que jogou e foi ídolo no clube paulista, não é agredido por pouco.

22/08 - Um dia após completar 111 anos, o Vasco leva 79.635 torcedores (76.211 pagantes) ao Maracanã no jogo contra o Ipatinga, pelo Brasileiro da Série B, maior público da história da competição e do futebol brasileiro em 2009 (esta última marca é superada posteriomente num clássico Fla-Flu).


Setembro

18/09 - Vasco divulga o desenho de seu novo mascote infantil, criado por Rovinan Campanharo e escolhido mediante votação na internet.

29/09 - Funcionários do Vasco decidem entrar em greve por 72 horas devido a atrasos salariais. O Sindeclubes (Sindicato dos Empregados dos Clubes e Estabelecimentos de Cultura Física e Desportos Similares do Estado do Rio de Janeiro) diz que a adesão à greve é de 90%; a diretoria do Vasco alega que é de 10%.


Outubro

01/10 - A Justiça determina que o Vasco seja despejado do CT Vasco Barra, onde o elenco vinha treinando desde 2002. O clube anuncia que vai recorrer da decisão, mas acaba por decidir desocupar o imóvel e buscar um novo local para treinamentos a partir de 2010.

02/10 - Em eleição realizada pelo Comitê Olímpico Internacional em Copenhague (Dinamarca), a cidade do Rio de Janeiro derrota Madrid (Espanha), Tóquio (Japão) e Chicago (EUA) e é escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o que faz com que São Januário possa ser uma das sedes do evento caso o COI decida incluir o rúgbi-de-7 no programa olímpico.

03/10 - O Vasco realiza o "Cidadania Vascaína", evento de ação social com objetivo de levar atrações e serviços às comunidades do entorno da sede de São Januário.

09/10 - O Comitê Olímpico Internacional decide pela inclusão do rúgbi-de-7 (rugby sevens) nos Jogos Olímpicos de 2016, fazendo com que São Januário passe a ser uma das sedes do evento.

20/10 - O Vasco lança a campanha institucional "Multiplicação do Sentimento".


Novembro

03/11 - O Sindeclubes promove distribuição de cestas básicas aos funcionários do Vasco em São Januário e exibe uma faixa de protesto com os seguintes dizeres: "Hitler assassinou 6 milhões de judeus. Roberto Dinamite vai matar 450 trabalhadores do Vasco de fome".

07/11 - No jogo que garante seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, contra o Juventude, o Vasco leva 81.904 torcedores (78.609 pagantes) ao Maracanã, maior público da história da Série B e maior público pagante do futebol brasileiro em 2009 (esta última marca é superada posteriormente pelo Flamengo).

09/11 - O Vasco lança camisa comemorativa da volta à Série A do Campeonato Brasileiro. A camisa é preta; na frente, há uma faixa vertical dourada e a frase "O sentimento nos trouxe de volta" acima da Cruz de Malta; atrás, em dourado, os dizeres "amor infinito" abaixo do número.

13/11 - No jogo que garante ao Vasco o título da Série B do Campeonato Brasileiro, contra o América de Natal, o time atua com a camisa comemorativa lançada dias antes. É a primeira vez na história que a cor dourada aparece com destaque (isto é, sem ser em mangas, golas, números, faixa de capitão etc) num uniforme do time principal de futebol do Vasco.

20/11 - O jornal O Dia publica que o Vasco pode perder sua sede do Calabouço devido às obras para os Jogos Olímpicos de 2016.

30/11 - O carro do ex-presidente do Vasco Eurico Miranda é alvejado e seu segurança Ricardo Monteiro da Silva, ex-policial, é morto. Eurico não estava no carro no momento do disparo e polícia logo descarta a hipótese de atentado, dizendo ter se tratado de uma tentativa de assalto. Um acusado pelo crime é preso no dia 26/12.


Dezembro

03/12 - O jornal O Dia publica reportagem segundo a qual o almoxarifado do Vasco teria sido furtado em 3 oportunidades desde novembro de 2008.

08/12 - Em evento na sede da Lagoa, o Vasco lança sua revista oficial. A edição nº 1 traz na capa a cantora Madonna segurando uma camisa vascaína.

15/12 - O Colégio Vasco da Gama forma sua 5ª turma de alunos. São ao todo 63 estudantes, o mais famoso deles o meia Philippe Coutinho, de 17 anos e já negociado com a Internazionale de Milão.

21/12 - Marta, que iniciou sua carreira no Vasco, é eleita pela Fifa pelo 4º ano consecutivo (2006-2007-2008-2009) a melhor jogadora de futebol do mundo.

28/12 - O Vasco inicia votação, somente entre sócios, para escolha da terceira camisa do futebol. As opções são: (1ª) camisa branca com uma grande cruz vermelha na frente; (2ª) camisa preta com número dourado; (3ª) camisa preta com um "V" em azul à altura do peito. Nas três camisas, a Cruz de Malta é substituída pela Cruz de Cristo.

29/12 - A proposta orçamentária para o exercício 2010 é aprovada pelo Conselho Deliberativo do Vasco. Segundo a diretoria administrativa, a proposta prevê superávit de R$ 18 milhões, mas o Conselho Fiscal alerta para o fato de que, incluídas as amortizações de dívidas, o superávit se transforma num décifit de R$ 45 milhões.


Fonte: NETVASCO

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 16:31 - Tênis de Mesa: Vasco fica em 2º no Troféu Eficiência
Próxima: 18:00 - Retrospectiva NETVASCO 2009: Outros Esportes Não Olímpicos