Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 28/11/2009 - SÁB - 19:03 - VASCO PERDE NA DESPEDIDA DA SÉRIE B: IPATINGA 2 A 0

O sábado no Ipatingão foi de despedidas para o Vasco. O time fez sua última partida na Série B para cumprir tabela. Campeão, contando as horas para a volta à Série A, entrou com um time misto diante do Ipatinga, que brigava para permanecer na segunda divisão e saiu comemorando com a vitória por 2 a 0, gols de Amilton e Thiago Mathias, no segundo tempo. O fraco jogo marcou os últimos momentos do técnico Dorival Júnior, que anunciou na sexta-feira sua saída do comando cruzmaltino.

Ainda sem destino, Dorival Júnior deixa o clube com derrota, mas também com o título e campanha impecável: 76 pontos ganhos, com 22 vitórias, dez empates e seis derrotas nas 38 partidas disputadas. Além de Dorival, o Vasco deve perder também o atacante Elton, artilheiro da competição com 17 gols ao lado de Rafael Coelho, do Figueirense. Outros jogadores, observados nesta partida, devem compor a barca que será anunciada nos próximos dias com vistas à reformulação do elenco para a temporada de 2010.

O JOGO

O zero a zero do primeiro tempo foi justíssimo. Numa partida arrastada, sobrou sonolência e faltou emoção e lances bonitos para animar quem se aventurou a ir ao Ipatingão. O time da casa, que entrou interessado na vitória para livrar de vez as chances de ser rebaixado para a Série C, desde o início repetiu os erros que o levaram à campanha ruim na Série B: falta de criatividade, toques laterais em excesso, sem qualquer objetividade, erros nos passes, poucos chutes a gol, defesa vulnerável.

Mesmo com o título já conquistado na Série B, um time misto e o clima de despedida, principalmente do técnico Dorival Júnior, o Vasco ao menos tentou assustar. Logo aos três minutos, o lateral Fágner roubou uma bola no meio-campo, avançou pela direita, tabelou com Adriano e bateu cruzado, para fora. Aos nove, em centro da esquerda, Fumagalli pulou mais alto que a defesa do time mineiro e testou para o chão. A bola ainda quicou antes de o goleiro João Carlos fazer grande defesa, apesar de o lance, bonito, não valer mais - havia sido marcada falta na jogada.

O primeiro lance do Ipatinga que se possa dizer bem tramado - com ressalvas - ocorreu aos 13 minutos, justamente pelos dois jogadores mais esforçados e velozes. Começou pela esquerda, com Marinho Donizete, e foi concluída por Diego Silva, que pela direita, após jogada individual, bateu cruzado para fora.

A partir dos 25 minutos, quando o time do Ipatinga ficou sabendo do gol do Guarani na partida contra o Juventude, a partida ficou ainda mais arrastada. Com a vitória parcial do Bugre, a equipe mineira nem dependia mais de vitória ou empate para permanecer na Série B - não teria mais como ser ultrapassada pelo Juventude. Isso foi o suficiente para a ensaiada velocidade virar total marasmo.

O Vasco seguia com seu time misto procurando mostrar serviço para o próximo treinador do clube, que poderia já estar assistindo à partida. Os laterais Fágner e Pará queriam jogo e se esforçavam em fazer boas jogadas ofensivas pelas laterais. Pelo meio, Fumagalli e Alex Teixeira procuravam municiar, sem sucesso, o atacante Elton, que brigava para se isolar na artilharia do campeonato e se separar de Rafael Coelho, também com 17 gols.

O time só voltou a chutar a gol aos 36 minutos, quando Nilton cobrou uma falta com relativa força, mas nas mãos de João Carlos. A melhor jogada da equipe foi individual de Alex Teixeira, aos 43, quando entrou driblando e foi derrubado por Max, que fez falta dura e levou cartão amarelo.

- Estamos tristes pela saída do Dorival. Queremos muito vencer essa última partida e dedicá-la a ele, por tudo que passamos aqui juntos no Vasco. E também para a torcida, que está nos apoiando aqui também - afirmou o volante Nilton na volta para o segundo tempo,

Com Jefferson no lugar de Fumagalli no Vasco, Evandro no de Reina e Amilton no de Márcio Diogo, no Ipatinga, o segundo tempo começou com 25 minutos de intervalo - o clube mineiro e o Juventude travavam duelo de atrasos para um levar vantagem de saber o resultado do outro. E depois de o segundo gol do Guarani no Brinco de Ouro ser anunciado, o Ipatinga teve outra alegria. Aos 13 minutos, Amílton aproveitou a bobeada de Rafael Morisco, roubou a bola pela direita e bateu sem defesa para Tiago: 1 a 0.

Dorival Jr. mexeu no Vasco: pôs Robinho no lugar de Adriano, e o atacante, que luta para se manter no clube em 2010, cobrou falta rente ao travessão aos 22 minutos. Três minutos depois, Magno, outro que está sendo observado, cometeu pênalti infantil em Amilton. Thiago Mathias cobrou com categoria, sem defesa para Thiago, e fez 2 a 0 para o Ipatinga aos 27 minutos, garantindo a permanência do Tigre na Série B independentemente do resultado de Guarani x Juventude.

No fim do jogo, Elton ainda tentou marcar o gol que o isolaria na artilharia, mas sem sucesso. De qualquer forma, já havia feito a sua parte na competição.

GALERIA

VÍDEOS


Melhores momentos

FICHA TÉCNICA

IPATINGA 2 x 0 VASCO

IPATINGA: João Carlos, Alessandro Lopes, Max e Thiago Mathias; Alex Silva, Max Carrasco, Fernando Miguel (Luciano Sorriso 32/2º), Reina (Evandro - intervalo) e Marinho Donizete; Diego Silva e Márcio Diogo (Amílton - intervalo). Técnico: Flávio Lopes.

VASCO: Tiago, Fágner, Dedé, Rafael Morisco e Pará; Nilton, Mateus (Magno 18/2º), Alex Teixeira e Fumagalli (Jefferson - intervalo) ; Adriano (Robinho 18/2º) e Elton. Técnico: Dorival Júnior.

Gols: No segundo tempo, Amilton, aos 13 minutos, e Thiago Mathias, de pênalti, aos 27.

Cartões amarelos: Max e Fernando Miguel (Ipatinga) e Dedé, Mateus e Elton (Vasco)
Cartão vermelho: -

Estádio: Ipatingão. - Ipatinga (MG)
Data: 28/11/2009. Hora: 17h
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP).
Auxiliares: João Bourgalber Nobre Chaves (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP).

TROFÉU NETVASCO 2009

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Alex Teixeira6.337413º6.5368
Nilton6.06446.7347
Tiago5.66417.3726
Fagner5.263812º6.5665
Élton5.05676.7252
Fumagalli5.0092*5.8478
Robinho4.526124º5.5871
Jéferson4.521518º6.2036
Mateus4.490821º5.7873
10ºMagno4.4126*5.7337
11ºDedé4.3313*4.9316
12ºAdriano4.190222º5.7518
13ºPará3.5107*4.3226
14ºRafael Morisco2.6979*4.3926
* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 652

Fonte: GloboEsporte.com (texto, fotos, vídeo, ficha), Terra (fotos)

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 18:53 - Vágner Mancini nega ter sido procurado pelo Vasco
Próxima: 19:20 - Troféu NETVASCO 2009: Dê suas notas para as atuações