Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 24/11/2009 - TER - 16:10 - OS 80 ANOS DE UM TÍTULO HISTÓRICO DO VASCO

Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto e Mola; Paschoal, Russinho, Oitenta-e-Quatro, Mário Mattos e Sant' Anna. Foi com essa famosa escalação que há 80 anos, no dia 24 de novembro de 1929, o Vasco da Gama goleou o América por 5 a 0 no Estádio das Laranjeiras e conquistou o título que o reafirmou como um dos grandes clubes do futebol carioca.


VASCO DA GAMA, CAMPEÃO CARIOCA DE 1929!

Após a estreia na elite da capital federal em 1923, quando surpreendeu a todos e venceu brilhantemente a competição, e depois de um bicampeonato no ano seguinte disputado contra equipes de menor expressão, o Vasco voltava a triunfar novamente diante dos grandes times.

Em um campeonato que contou com muitos jogadores de qualidade que acabariam por formar o grupo que representaria o país na primeira Copa do Mundo, em 1930, no Uruguai, o Gigante da Colina teve como principal adversário o América que tentava ser bicampeão.

Com dois tropeços no turno (um empate diante do São Cri-cri e uma derrota contra os tricolores), mas lutando ponto a ponto com o Diabo pelo topo da classificação, a corrida pela taça se acirrou ainda mais na sequência da competição. Sem ter perdido mais nenhum confronto, porém empatando em mais quatro oportunidades, o Almirante chegava ao fim do returno em igualdade com o clube de Campos Sales. Pela primeira vez então seria jogada uma melhor-de-três entre os postulantes ao título máximo do Rio de Janeiro.

Na primeira partida, um empate sem gols; na segunda, os craques aparecem: Russinho abre o marcador para os cruzmaltinos, mas o rubro Osvaldinho coloca tudo igual. A decisão ficaria mesmo para a terceira e definitiva pugna que seria novamente jogada em campo neutro, no estádio do Fluminense, assim como as duas anteriores.


O JOGO DO TÍTULO

O Estádio das Laranjeiras recebeu público semelhante ao da final do Campeonato Sul-Americano em 1922. Aproximadamente 30 mil pessoas se apertavam para presenciar o sensacional desfecho do torneio. Após dois empates seguidos, esperava-se novo equilíbrio entre os concorrentes. Dessa vez, porém, a participação do craque vascaíno Russinho foi decisiva e, após marcar os únicos três gols da primeira etapa, praticamente liquidou com o jogo. O melhor jogador americano, Osvaldinho, decepcionou naquela tarde e não houve reação no tempo derradeiro: Mário Mattos e Sant' Anna ainda aumentaram e transformaram o placar em uma estupenda goleada: Vasco cinco a zero!






FICHA TÉCNICA

VASCO 5 X 0 AMÉRICA

Data: Domingo, 24 de novembro de 1929
Local: Estádio das Laranjeiras

Árbitro: Artur Morais e Castro (o Laís, sócio do Fluminense)

Público: 30 mil pessoas (aproximadamente)

Gols: Russinho (3) no 1º tempo; Mário Mattos e Sant' Anna no 2º tempo.

VASCO: Jaguaré, Brihante e Itália; Tinoco, Fausto e Mola; Paschoal, Oitenta e Quatro, Russinho, Mário Mattos e Sant' Anna. Técnico: Harry Welfare.

AMÉRICA: Joel, Pennaforte e Hildegardo; Hermógenes, Floriano (Mário Pinto) e Mosqueira; Alemão, Osvaldinho, Sobral, Telê e Miro. Técnico: Jaime Barcellos.


CAMPANHA





ARTILHARIA





ELENCO





CRÉDITOS

Pesquisa, Texto, Ficha e Tabelas: Alexandre Mesquita
Introdução, Revisão e Formatação: NETVASCO
Foto e Legenda: Site Mauro Prais


Fonte: NETVASCO

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 16:04 - Geovane Maranhão já sonha marcar gols em rivais do Vasco
Próxima: 16:27 - Entrevista com Claudio Nogueira, autor do livro 'O Time do Meu Coração'