Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 20/10/2009 - TER - 20:52 - Dorival será julgado 6ª-feira por expulsão contra a Ponte Preta

No empate entre Ponte Preta e Vasco, por 1 a 1, pela 29ª rodada do Brasileirão, os atletas da Macaca, Jean e André, e o técnico da equipe carioca, Dorival Jr., foram expulsos do campo de jogo. Agora, os três deverão responder no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por suas infrações. Denunciados pela Procuradoria do Tribunal, todos serão julgados pela Quarta Comissão Disciplinar na próxima sexta-feira, dia 23, às 14h.

Segundo consta da súmula da partida, preenchida pelo árbitro, Edivaldo Elias da Silva, aos 20 minutos do segundo tempo, o zagueiro Jean cometeu falta ao atingir duramente o atacante vascaíno, Aloísio. Como resultado, o jogador recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Pela infração, o atleta da Macaca foi denunciado por infringir o artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - "praticar ato desleal ou inconveniente durante a partida" -, e pode pegar suspensão de uma a três partidas.

Dois minutos depois, foi a vez do técnico do Vasco, Dorival Jr., dar adeus ao banco de reservas. O treinador teria "gesticulado acintosamente após todas as minhas marcações de tiro livre", declarou no documento da partida, o árbitro do jogo. Sendo assim, o comandante da caravela pode ficar suspenso de 30 a 180 dias, caso seja considerado culpado da acusação de "manifestar-se de forma desrespeitosa, ou ofensiva, contra (...) árbitro ou auxiliar em razão de suas atribuições", artigo 188 do CBJD.

Por fim, já após o término do jogo, foi a vez do meia da Ponte, André, receber o cartão vermelho de forma direta. Isso porque, o atleta teria xingado o árbitro de safado. "Como você tem coragem coragem de marcar um pênalti desses, seu descarado", teria dito para Edivaldo Elias da Silva, conforme descrito na súmula de jogo. Caso seja considerado culpado, o meia poderá ser suspenso de duas a seis partidas, por infração no artigo 252 do CBJD - "ofender moralmente o árbitro, seus auxiliares ou qualquer outro participante do evento desportivo".

Líder da Série B, com 60 pontos, o Vasco está muito próximo de oficializar seu retorno para a elite do futebol brasileiro. Segundo o site Chance de Gol, a equipe da cruz de malta possui 96,9% de chances de ser campeã do torneio nacional. Por sua vez, a Ponte Preta está distante do sonho da Série A. Nono colocado no campeonato, o clube de Campinas acumula 43 pontos e remotos 0,9% de chances de subir de divisão.

Fonte: Site Justiça Desportiva

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 20:40 - Acompanhe ABC x Vasco em tempo real no GloboEsporte.com
Próxima: 21:50 - Confira a minuta do protocolo de intenções entre Vasco e Lusoarenas