Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 09/10/2009 - SEX - 22:50 - Presidente da Associação Brasileira de Rúgbi: Escolha de SJ é 'perfeita'

O anúncio de golfe e rúgbi como modalidades olímpicas para 2016 vai aumentar o número de aparelhos esportivos para os Jogos do Rio. São Januário e um clube de golfe (Itanhangá e Gávea disputarão a preferência da federação internacional) devem, portanto, serem incluídas no projeto do Governo Federal, que já prevê mais de R$ 25 bilhões em gastos para o evento.

As duas instalações já estão construídas, mas o próprio dossiê apresentado pelo Comitê de Candidatura ao COI mostra que todas os locais precisam de investimento.

A maior prova disso é a Arena Olímpica do Rio, que sediará a ginásica na competição e é considerada uma obra concluída pela organização. Mesmo assim, deve receber cerca de US$ 4 milhões em adaptações para as Olimpíadas.

Por se tratar de um estádio de futebol (muito antigo, por sinal), São Januário deve passar por uma reforma considerável. Como o rúgbi é um esporte muito popular em todo o mundo, não é difícil imaginar lotação máxima para as disputas dos Jogos Olímpicos.

Já os dois clubes têm condições de uso adiantadas. Como já atendem o esporte e um público exigente, Gávea e Itanhangá devem passar por adaptações visuais e logísticas, provavelmente menores que as de São Januário.

Os presidentes das duas federações beneficiadas pela escolha aprovaram as futuras sedes olímpicas.

"São dois clubes maravilhosos, e o Rio está muito bem servido. Agora só vamos sentar com IGF [Federação Internacional de Golfe] para definir as prioridades deles", disse Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe.

"Eu acho perfeita a escolha de São Januário. É lógico que, até pelo que vemos em competições internacionais, precisaremos de instalações até maiores que esta, que vai ter de passar por reformas. Mas no fim ele ficará com uma grande torcida, e uma das funções das Olimpíadas é justamente deixar esse legado", disse Aluísio de Oliveira Dutra, presidente da Associação Brasileira de Rúgbi (ABR).

Fonte: Abril.com

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 22:50 - Confira outros vascaínos que brilharam em Mundiais Sub-20
Próxima: 22:59 - Adeptos do rúgbi no Brasil vibram com inclusão do esporte no Rio-2016