Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 09/10/2009 - SEX - 02:25 - Sessão do COI que decidirá sobre rúgbi no Rio-2016 começa às 5h55min

Começou ontem 121º Congresso o Comitê Olímpico Internacional em Copenhagen, que entre outras atividades deve ratificar a inclusão do rúgbi e do golfe como esportes olímpicos.

Na madrugada de amanhã, 05hs55 horário de Brasília (Nota da NETVASCO: sexta-feira, dia 09/10), começam as apresentações de ambos os esportes. Quem quiser pode assistir ao vivo as apresentações e a votação decisiva que ocorre em seguida pelo site Olympic.org.

Bernard Lapasset, Presidente da International Rugby Board, órgão máximo do esporte, vai comandar a apresentação do rúgbi na modalidade Seven-a-side.

O Rugby Seven-a-side, Rugby Sevens, ou simplesmente Sevens é jogado por equipes de sete jogadores em partidas que duram dois tempos de 7 minutos com um minuto de intervalo.

O campo não é diferente da modalidade Union, disputada por quinze jogadores em cada equipe. Significando basicamente que o jogador possui o dobro do espaço para atacar e defender.O jogo muito dinâmico, recheado de plasticidade e emoção. É excitante assistir uma partida e um desafio jogar um torneio.

O desgaste físico é muito grande para os atletas. São 3 ou 4 partidas por dia durante dois ou três dias, num sistema de chaveamento até uma final entre as duas melhores equipes.

A iRB investe há anos no Sevens junto ao COI. Primeiro porque seria impossível realizar um campeonato de Rúgbi XV durante os 16 dias que duram os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo de Rúgbi dura sete semanas.

Além disso, o sucesso do Sevens com TV, sistema anti-doping, organização e público em torneios internacionais como World Seven Series, CommomWealth Games e Copa do Mundo de Seven esse ano em Dubai (o Brasil ficou em décimo lugar no feminino) foram decisivos.

A expectativa geral é de confirmação tranquila da inclusão tanto do rúgbi como do golfe.

Será um impulso para rúgbi no mundo, países como o Brasil ainda tem muito potencial e pouco desenvolvimento.

O espírito olímpico deve alterar o peso de importância do Seven dentro da iRB, ao ponto de em 2016 outras potencias no mesmo estilo Fiji passarem a fulgurar no mundo da bola oval.

Fonte: ESPN.com.br

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 01:38 - Futmesa: Vascaínos disputam Brasileiro de Disco em João Pessoa
Próxima: 07:29 - Mais de 200 interessados em abrir franquias de lojas do Vasco