Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 03/10/2009 - SÁB - 12:43 - Confira a trajetória dos vascaínos da Seleção Sub-15

Com a convocação em definitivo para a disputa do Sulamericano Sub15, resolvi contar um pouco da trajetória dos atletas vascaínos selecionados começando pelo Meia Armador Guilherme.

Guilherme Costa Machado Silveira, nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1994, começou a jogar bola na Escolinha de Futebol Rio Sport Center, com 10 anos fez teste para jogar no Flamengo, passou mas não quis ficar.

A Escolinha acabou transformando-se no Estácio de Sá onde chegou a disputar parte do campeonato Mirim de 2006 mesmo tendo um ano a menos. Foi indicado ao Vasco pelo Sr. Márcio que há época era o treinador de Goleiros do clube.

Segundo Fábio Fernandes, coordenador da categoria: -“Foi preciso apenas 1 treino para a sua aprovação.”

Já em 2006 foi Campeão pelo Vasco do Estadual Sub-12 , que na época foi chamado de pré-mirim, juntamente com alguns companheiros que ainda hoje o acompanham no Infantil como Hemrique, Matheus e Waldir, dentre outros.

Ao subir para o Mirim no ano seguinte com a base do ano anterior, o Vasco conquistou o Estadual de forma invicta e Guilherme foi o vice-artilheiro com 29 gols. Neste mesmo ano foi também campeão da Macaé Cup, o Meia terminou a temporada com 44 gols assinalados.

O seu desempenho na categoria Mirim, de certa forma obrigou ao Técnico Marcus Alexandre, que comandava o Infantil do Vasco em 2008, a arranjar uma vaga para o talento de Guilherme, mesmo ele estando no primeiro ano. Assim o Meia pôde experimentar a função de atacante e se deu bem, sendo o artilheiro da equipe com 22 gols e o que é melhor, garantindo a titularidade durante o ano.

Em 2008, o Infantil do Vasco foi Campeão da Escup com Guilherme e os jogadores de 1º ano e foi Campeão da Copa da Juventude com a equipe principal e Guilherme de atacante.

O Coordenador Fábio Fernandes após observar de perto o jogador o definiu assim:

- É um jogador diferenciado, moderno , que sabe marcar e pode atuar como meia armador e como atacante. Tem excelente cabeceio, sabe trabalhar bem com as duas pernas, e é exímio cobrador de faltas e pênaltis. Inteligente, disciplinado, me arrisco a dizer que o Guilherme é um jogador completo e em quem o Vasco da Gama muito aposta, e com certeza dará muitas alegrias no futuro.

Por essa características, sua primeira convocação em 2008 para a Seleção Sub15 soou naturalmente em São Januário, de lá pra cá já se passaram mais 7 convocações, tendo participado de torneios preparatórios no Catar, Barcelona e Paris, sempre como titular da camisa 10, sendo o trabalho coroado com o chamado para a disputa do Sulamenricano da Bolívia.

Em 2009, por ter que servir à Seleção, deixou de participar de muitos jogos pelo Infantil do Vasco no Estadual, mesmo assim ainda permanece como artilheiro da equipe com 11 gols em 14 partidas, sempre cumprindo as funções de Meia Armador, líder do time que mais pontos somou até agora na competição.

Guilherme é canhoto, mas chuta bem de média distância com as duas, em seu ’scout’ já contabiliza 25 gols com a perna direita, também é um exímio cobrador de faltas tendo feito até hoje 17 em cobranças diretas e 4 gols olímpicos.

O atleta, além do seu futebol, tem o privilégio de ter a família presente em sua vida. Os pais, William e Rosângela, e a irmã Isabela o acompanham aonde for sempre como podem e lhe dão todo o suporte necessário, inclusive para lidar com o assédio natural após Guilherme ter mostrado seu futebol com a Seleção.

- Houve proposta de um clube da Inglaterra, os representantes foram no ct pra conversar comigo, pois viram ele em barcelona e tambem no campeonato de 2008. Comuniquei que ele só sairia do clube com proposta firmada ao Vasco e a familia- conta o pai.

William revelou que Guilherme tem alegria de jogar pelo Vasco, e portanto, a família também aposta no clube como parceiro no crescimento do atleta.

- Entendemos que ele hoje é patrimônio do clube, e se tiver de sair, vai ter que passar pelo Vasco, ou seja, ele ira assinar como profissional e aí o clube define o futuro dele – concluiu.

Fonte: Blog de Base

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 12:31 - Entrevista com Carlos Vinícius Herdy, fisiologista da Base do Vasco
Próxima: 16:00 - Acompanhe Bragantino x Vasco em tempo real no GloboEsporte.com