Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 25/09/2009 - SEX - 13:23 - Maioria dos gols do Vasco na Série B conta com a participação de Élton

Quem é o jogador mais decisivo do Vasco na Série B do Brasileirão? Muitos responderão que é o novo ídolo Carlos Alberto, jogador mais badalado do elenco. Os números porém são mais favoráveis ao atacante Elton, que chegou a ser questionado em seu começo com a camisa cruzmaltina, mas que já provou ser muito importante ao time. A fase é das melhores: são 24 gols em 2009. Ele é o maior goleador não só do Vasco, mas de todos os jogadores do futebol carioca no ano, além de dividir atualmente a artilharia da Série B com Marcelo Nicácio, do Fortaleza (13 gols). No campeonato, praticamente metade dos gols (45%) da equipe passam pelos pés de Elton.

O atacante teve participação em 18 dos 40 lances que terminaram em comemoração vascaína na Série B. Além dos 13 gols, ele deu uma assistência e participou diretamente de outros quatro lances, seja iniciando a jogada, sofrendo o pênalti ou a falta que originou o gol. A sequência impressiona: nos últimos oito jogos ele balançou as redes dos adversários. A última vez que entrou em campo e não deixou sua marca foi há um mês e 22 dias, na vitória sobre o Juventude por 2 a 1. Elton demonstra alegria ao saber dos números e reafirma sua preocupação em ajudar a equipe a voltar à elite do futebol brasileiro.

- Atacante sempre pensa em marcar gols. Mas isso não pode se tornar uma obsessão. Espero marcar sempre para ajudar o Vasco. Se pintar a artilharia, vai ser ótimo. Vai ser importante para a minha carreira - afirma o jogador.

O artilheiro reconhece que a camisa vascaína lhe caiu muito bem, mas adota um discurso de humildade ao falar sobre esse novo momento em sua carreira.

- Comentei com o pessoal dentro do vestiário que eu nunca fiz tanto gol assim na carreira. A fase é muito boa. Meus companheiros têm me ajudado, têm me dado força. Quando a fase está assim, temos que aproveitar - diz o atacante.

As atuações de Elton na temporada não conquistaram apenas o torcedor vascaíno, mas também o fizeram subir de conceito na avaliação do técnico Dorival Júnior. O atacante esteve em 40 jogos do time na temporada, vencendo 28 vezes, empatando dez e perdendo apenas duas. O comandante reconhece a importância que o jogador desempenha no seu sistema ofensivo.

- O Elton teve consciência de que precisava jogar mais para equipe. Ele tem faro de gol e está sendo fundamental para o nosso time. Ele é um jogador agudo e, no início, estava saindo muito da área, jogando pelos lados do campo, até de forma errada. Ele corrigiu isso e está sendo muito útil para o Vasco - afirma o comandante.

O raio-X dos gols vascaínos mostra uma intensa participação de 19 jogadores diferentes além de Elton. Os outros destaques são o meia Carlos Alberto, o lateral Ramon e o meia Alex Teixeira. Os dois primeiros tem 27,5% de participação nos gols do Vasco. O último tem 25,6%. Os quatros jogadores são os mais ativos no ataque da equipe. Numa análise conjunta, o quarteto é responsável por 80% dos gols do time de São Januário na Série B.

Na lista abaixo é interessante notar a presença de Leo Lima, jogador que já não faz mais parte do elenco (foi para o Goiás), mas deixou a sua cota de ajuda na campanha vascaína: participou de 3 gols (7,5%). Apesar da desconfiança do torcedor, o lateral Paulo Sérgio (6 participações) e o atacante Adriano (5 participações) também tem bom retrospecto no ataque e contribuições aos gols vascaínos.






Fonte: GloboEsporte.com

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 13:13 - Vascaínos que moram no exterior já podem aderir ao programa de sócios
Próxima: 13:57 - Time de Carlos Alberto vence rachão