Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 05/09/2009 - SÁB - 10:06 - Vasco pode ganhar com patrocínio da Petrobras ao Campeonato Brasileiro

Após anunciar um recuo em seus investimentos no esporte (e deixar de patrocinar o Flamengo), a Petrobras acertou com Clube dos 13 e CBF parceria para ser o patrocinador oficial do Brasileiro deste ano.

É a primeira vez que os responsáveis pelo torneio de clubes mais importante do país fazem um acordo desse tipo. A empresa será a única a explorar a logomarca do campeonato.

O Brasileiro tem outras três empresas como parceiras (TAM, Nestlé e Globo), mas não nos moldes da Petrobras.

O negócio foi fechado pela Globo Esporte, braço esportivo da emissora que tem os direitos de comercializar as propriedades do Nacional. O valor do acordo é de R$ 8 milhões e, por enquanto, é válido apenas para esta edição do campeonato.

No entanto, as partes negociam a renovação para as edições de 2010 e 2011. Para cada uma delas, a cifra deve ficar em torno de R$ 15 milhões.

"Saúdo a entrada da Petrobras, umas das maiores empresas do mundo, no futebol brasileiro. É a prova de que nosso futebol recuperou seu prestígio e credibilidade", disse o presidente do C13, Fábio Koff.

O namoro da Petrobras com o Brasileiro começou no ano passado, quando o executivo da Globo Esporte, Marcelo Campos Pinto, encontrou-se com diretores da área de marketing da estatal em um seminário.

Na ocasião, a empresa estava deixando o Flamengo, e Campos Pinto sugeriu à Petrobras que prosseguisse no futebol.

"Disse a eles que não poderiam sair do esporte e sugeri que fossem o patrocinador oficial do Brasileiro. Depois de alguns meses, deu certo", afirmou. "Ela [Petrobras] tem uma abrangência nacional e combina com o Brasileiro", completou o executivo da Globo.

Pelo acordo, terá direito a uma placa central em todos os jogos e também à pintura de sua marca atrás dos gols. A Petrobras também fará promoções com ingressos de algumas partidas. Terá áreas VIP para fazer relacionamentos com clientes em algumas partidas e também poderá fazer a distribuição de entradas dos jogos em seus postos de combustível.

A princípio, serão mil ingressos nas partidas escolhidas. Se o acordo for renovado, esse número será ampliado.

A distribuição do dinheiro aos clubes proveniente do novo patrocínio ainda está sendo negociada pelo C13. Uma ideia é que ele seja dividido de acordo com a classificação nos grupos de divisão das cotas de televisão. Nesse caso, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco teriam uma fatia maior do "bolo da Petrobras".

Outra possibilidade é que os cerca de R$ 5 milhões que irão para o C13 entrem na premiação final do campeonato, que destinará dinheiro do primeiro ao 16º colocado no Brasileiro.

Dessa maneira, a verba seria incluída no montante do pay- -per-view e distribuída proporcionalmente. O mínimo garantido pelo sistema deve ficar em R$ 117 milhões. O que exceder esse valor será rateado pelos clubes na premiação do Brasileiro desta temporada.

Fonte: Folha de São Paulo

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 10:00 - Vasco é o melhor visitante e Atlético-GO o melhor mandante da Série B
Próxima: 10:11 - Élton tem boas recordações do último jogo no Serra Dourada