Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 02/09/2009 - QUA - 16:08 - Rio 2016: COI elogia a cidade, mas critica transporte e rede hoteleira

O relatório do Comitê Olímpico Internacional (COI), que avaliou as quatro cidades candidatas à sede dos Jogos Olímpicos de 2016, foi divulgado nesta quarta-feira, mas não apontou favoritos. De acordo com o documento, os maiores desafios do Rio, que concorre com Tóquio, Chicago e Madri, serão melhorar a infraestrutura de transporte, além de aumentar a rede hoteleira da cidade. Apesar disso, o relatório elogiou a boa apresentação da cidade e destacou que a experiência na organização dos Jogos Panamericanos de 2007, assim como a que a cidade deve adquirir para sediar a Copa de 2014, são pontos positivos.

De acordo com o relatório, a topografia da cidade e a distância entre os locais pode prejudicar o deslocamentos dos atletas. Para o comitê, o Rio precisa implementar um sistema de transporte mais eficiente com urgência. O documento destaca ainda que a inclusão da cidade no Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC), do Governo Federal, é uma forma de garantir que as reformas necessárias para os Jogos Olímpicos serão feitas. Eles, no entanto, acrescentam que será preciso uma administração e um monitoramento cuidadoso.

A questão da falta de hotéis é vista como outro grande desafio. Para eles, o plano de aumentar o número de quartos - que atualmente é insuficiente para atender a cidade durante o evento - requer uma atenção especial. O fato de o comitê Rio2016 ter se proposto ainda a conseguir garantias para que haja cruzeiros na cidade durante o evento - como forma de garantir mais quartos - com sete anos de antecedência acrescenta uma pressão extra para atender as demandas exigidas para receber os Jogos.

Sobre a questão da violência na cidade, o relatório elogia a estratégia adotada pelo governo, de incentivar a população em programas sociais e esportivos, que o já estaria apresentando bons resultados. Por último, o relatório avalia o material e a documentação apresentada ao COI pelo comitê Rio2016 como de altíssimo nível.

O COI avaliou ainda as cidades de Chicago, Madri e Tóquio, que foi apontada como a de melhor localização, mas que apresentou pouco respaldo público. Chicago não teria apresentado garantias completas sobre os custos econômicos e Madri não demonstrou um entendimento pleno das necessidades de estabelecer claramente os papeis e as responsabilidades de todos os envolvidos no projeto.

A pouco mais de um mês da escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016, as cidades-candidatas jogam nos bastidores uma espécie de jogo de xadrez, com muitas conversas ao pé do ouvido junto aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) em eventos internacionais. Eles disputam a simpatia dos delegados que votarão dia 2 de outubro em Copenhague, na Dinamarca.

Para tentar impressionar os delegados, vale de tudo até o minuto final. Aproveitando o fuso horário favorável, a prefeitura do Rio vai instalar um palco com atrações musicais e um telão na Praia de Copacabana para que a população acompanhe ao vivo a divulgação do resultado, previsto para sair entre 13h30m e 14h (horário de Brasília) do dia 2 de outubro. Estuda-se também decretar ponto facultativo, a partir do meio-dia.

Na defesa da candidatura do Rio, também começou a circular um novo argumento na comunidade olímpica. O belga Jacques Rogge, eleito presidente do COI em 2001, deixará o cargo em 2013. E teria interesse de deixar o mandato com a marca de presidente que realmente universalizou as Olimpíadas ao trazer o evento para a América do Sul.

Fonte: O Globo on line

índice | envie por e-mail

Anterior: 15:06 - Esposa de Carlos Alberto deu à luz Lucca nesta 3ª-feira
Próxima: 16:30 - Site oficial faz vídeo para torcedor conhecer o ônibus do Vasco