Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 27/08/2009 - QUI - 16:03 - Preparador físico do Vasco, Celso Resende, fala sobre os jogadores

Em entrevista à Super Rádio Brasil, Celso de Resende, preparador físico do Vasco, comenta como está o Gigante da Colina nesse particular:

"Eu acredito que, dentro das nossas avaliações, o time se encontra numa forma muito boa. O time vem respondendo dentro de campo, àquilo que nós planejamos, que nós traçamos há algum tempo atrás. Acho que a gente está no caminho certo. Agora, a grande preocupação é manter esse condicionamento que a equipe vem apresentando. É lógico que nossa maior preocupação hoje é com a recuperação dos atletas após os jogos. Isso a gente tem conseguido fazer, junto com o Departamento de Fisiologia, de Nutrição, Departamento Médico."

Quem é o destaque do elenco quando o assunto é preparo físico?

"Salvo alguns casos de atletas que estão voltando à equipe agora, que tiveram contusões, e que vem sendo feito um trabalho mais específico de recuperação, alguns atletas até à disposição do Dorival Júnior, como foi o caso do Rodrigo Pimpão neste último jogo, do próprio Fágner, Paulo Sérgio totalmente recuperado, mas de uma forma geral, são vários jogadores que se destacam. A gente pode citar como exemplo o Souza, um garoto que veio das categorias de base e que a gente sabe, no ano passado teve muitos problemas de contusões. Esse ano está conseguindo, agora, com a sequência de jogos, uma performance muito boa. Nós temos a nossa dupla de zaga, que em todos os quesitos e, fisicamente, vêm nos dando um grande orgulho. O Vílson é um zagueiro com muita velocidade. Nós temos um grupo, e quando se trata de um grupo, alguns jogadores se destacam em algumas valências sobre os demais: Um é mais veloz, outro tem uma resistência aeróbica melhor. O conjunto, dentro dessas características, é que eu acho que forma um grande time. De uma forma geral, é até difícil citar nomes, porque todo mundo vem respondendo a contento."

Celso dosa a carga de treinamentos de acordo com a posição do time na tabela?

"Não pela liderança. A liderança, lógico que nós buscamos com muito afinco, conseguimos, e a gente está fazendo e vai fazer de tudo para manter essa liderança. Mas o grande objetivo e a volta do Vasco à Série A do Campeonato Brasileiro. Independente da liderança, a gente está sempre fazendo avaliações com o grupo. Agora, nós acabamos de conseguir um aparelho para o Departamento de Fisiologia, chama-se Refloton Plus, que nos permite fazer umas análises interessantes e, com esses resultados, a gente consegue detectar qual o atleta está mais desgastado após os jogos, após os treinamentos. Consequentemente, você tem que dar uma segurada nesse atleta. Mas independente da colocação, de ser líder, de acordo com o que o atleta apresenta, de desgaste, a gente vai delineando os treinamentos."

Visão de Celso de Resende sobre o futebol do Rio:

"Para mim, foi um prazer muito grande. Eu acho que o futebol do Rio de Janeiro, é lógico, todo mundo está vendo aí, passa por alguns problemas que fogem da alçada, do que diz respeito à parte de treinamentos, a parte técnica, a parte física. Acho que precisa de uma estruturação melhor. Estou falando isso pelo que eu vi quando eu cheguei ao Vasco da Gama. O Vasco da Gama, hoje, eu posso te garantir que é um clube que está, realmente, muito preocupado, está fazendo de tudo para se organizar, para criar essa estrutura que faz a diferença no futebol. Eu vejo que, de repente, os clubes do Rio de Janeiro ficaram a desejar um pouco nesses últimos anos. Eu acho que tem que se preocupar bastante em formar esta estrutura. A gente vê... é até legal como saem atletas dos times do Rio, revelações muito boas nas equipes de base. A gente sabe que se faz bons trabalhos nas equipes de base, tem excelentes profissionais em todas as equipes trabalhando. Agora, é lógico que não basta só isso. Tem que se estruturar um pouco mais, dar mais condições de trabalho. Hoje você pega, por exemplo... Não sei te falar aqui, mas vamos falar em centro de treinamento. Os grandes clubes do Rio têm essa dificuldade, local para trabalhar. Se tem dificuldade para trabalhar a equipe profissional, você imagina a dificuldade de se encontrar um espaço para trabalhar as equipes de juniores. Mas acho que isso é momentâneo. O Vasco está dando esse exemplo. Essa diretoria, o presidente Roberto Dinamite, juntamente com os demais diretores estão procurando sanar esses problemas. O primeiro passo para novamente ter times competitivos, desenvolver aquele futebol famoso, bonito, que o Rio sempre apresentou, e a gente, que está no futebol há mais de vinte anos, sabe como é difícil vir ao Rio de Janeiro jogar contra as equipes daqui e sair com bons resultados... As grandes equipes que já tiveram no Rio de Janeiro. De repente, é uma luz. Eu espero, e é lógico que nós, profissionais que trabalhamos com futebol temos a ganhar com isso. O torcedor muito mais. Vocês da imprensa, todo mundo quer ver um futebol bonito, um futebol bem organizado. Acho que é por aí. A partir do momento em que as equipes se preocuparem um pouquinho mais em se reestruturar, pode ter certeza de que o Rio, até por causa da sua simpatia, pela paixão do carioca pelo futebol, vai voltar a brilhar no futebol brasileiro."

Fonte: Supervasco

índice | envie por e-mail

Anterior: 15:58 - Missa em memória de 1 ano do falecimento de Alcir Portela será no sábado
Próxima: 16:15 - Agasalho oficial de viagem da Penalty à venda na Vasco Boutique