Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 07/08/2009 - SEX - 22:13 - Confira a entrevista de Aloísio ao blog Esporte na Área

Poucos se recordam, mas foi de Aloísio a (espetacular) assistência para o gol de Mineiro, no Mundial Interclubes de 2005, em que o São Paulo derrotou o Liverpool, por 1 a 0. São jogadas como essa e, principalmente, muitos gols que a torcida do Vasco espera que o atacante de 34 anos faça agora pelo clube de São Januário. Após uma passagem pelo Qatar, o jogador, que foi contratado há três meses (foi apresentado no dia 8 de maio), chega para liderar o setor ofensivo do time na batalha pelo retorno à elite do futebol brasileiro. É com essa postura que Aloísio espera contribuir com todo o carinho recebido pela diretoria, comissão técnica, jogadores e, claro, dos torcedores vascaínos. Se possível, já neste sábado, onde fará sua estréia pelo clube diante do Campinense, em São Januário.

Dentro de campo, o atacante sempre mostrou muita seriedade e respeito por todas as camisas que já vestiu, inclusive fora do país. Entretanto, fora dele, o jogador não esconde suas raízes nordestinas (mais precisamente no município de Atalaia, em Alagoas) e o bom humor dessa região do Brasil. Com a ajuda de sua assessoria de imprensa, Aloísio conversou, deu risadas e prometeu muito empenho com a camisa do Vasco. Tudo isso, com exclusividade para o “Esporte na Área”! Confira aqui esse verdadeiro papo de boleiro:


Como foi todo esse tempo de preparação para a sua estréia no Vasco? A expectativa é grande para a estréia, não é?

Como foi? Foi grande (risos) e um pouco difícil ficar só treinando. É meio chato, mas aproveitei pra me dedicar bastante. A gente sempre quer jogar. Às vezes é difícil ver seus companheiros se preparando para um jogo e estar de fora, sem poder ajudar dentro de campo. Que bom que essa fase já é passado, pois a partir de agora estou à disposição para ajudar o meu time. A expectativa é enorme. Fui muito bem recebido aqui. Por todo mundo: diretoria, jogadores e torcida. Enfim, quero mesmo é agradecer todo o carinho que tenho recebido dos vascaínos dentro de campo.

Você é um jogador vitorioso e bem valorizado no futebol mundial. Qual foi a motivação em disputar uma Série B, mesmo por um clube com a história do Vasco?

Foi meu coração que me mandou pra cá. Ainda estava lá no Qatar quando veio à proposta e meu coração balançou. De qualquer forma, eu precisava esperar a decisão do Al-Rayyan (equipe que jogava no Qatar) e que bom que ela saiu. Adoro o Rio de Janeiro e minha família mora aqui. Ficar perto dos meus filhos influenciou bastante, não posso negar. Quando jogo fora do Brasil, fico um mês com eles e outros 11 longe. É difícil, já que todo pai sabe que a saudade aperta forte (risos)! De qualquer forma, vir para o Vasco é um honra. Um time grande, com história e, ajudá-los a voltar para a Série A, será uma honra enorme, também.

Como será jogar no ataque de um time que o maior artilheiro da história do clube é o presidente?

Poxa! Roberto Dinamite é o Roberto Dinamite, não é (risos)?! Ele é ídolo, artilheiro e um ícone do futebol brasileiro. Além de ser uma pessoa maravilhosa. Não tenho o que falar. É uma honra estar nesse time.

Como foi a sua passagem pelo futebol do Qatar? A cultura é o maior empecilho para a adaptação dos brasileiros no mundo árabe?

Sinceramente? Não acho que tive problemas de adaptação. Cheguei ciente das diferenças culturais e pronto para respeitar o país onde estava. É claro, que foi um pouco estranho no começo, pois nunca tinha visto as mulheres todas cobertas daquele jeito. Mas a gente acostuma. Acho que minha passagem por lá foi muito positiva para minha carreira. Fiz dez gols, cheguei com o Al-Rayyan bem perto do título. Realmente não tenho do que reclamar. Antigamente o mais difícil seria a língua. Hoje a gente tem interprete e nem isso mais é problema...

Teve algum momento curioso ou engraçado com você no país árabe?

Acho que o mais engraçado foi quando cheguei lá. Levei um susto. Desembarquei e quando fui sair do aeroporto, voltei correndo, assustado com o calor. O que era aquilo? Parecia fogo! Se alguém tivesse visto minha cara... (risos)

Voltando ao Vasco, você está sendo aguardado como a grande esperança para o ataque. Está preparado para a responsabilidade?

Opa! Claro que estou! Não encaro isso como uma pressão e sim como um enorme carinho. Tudo o que mais quero é fazer muitos gols e ajudar o Vasco a voltar para a primeira divisão.

O Carlos Alberto já demonstrou que gosta muito do seu futebol. Você acredita que ele é essencial para o acesso do time cruzmaltino à primeira divisão?

Sem dúvida! Ele é um ótimo jogador. Uma das tantas peças importantes que temos na nossa equipe. Além de tudo, é um grande amigo e me ajudou muito quando estava vindo para o Vasco (risos)!

A equipe de São Januário ainda não conseguiu deslanchar na Série B. Em sua opinião, o elenco atual tem potencial para dar a volta por cima ou precisa de reforços?

Reforços? Acho que essa pergunta é para o nosso técnico (Dorival Júnior). Não posso opinar no trabalho dele, não é? (risos). Mas acho nosso grupo forte, determinado e cheio de qualidade. Caso venham reforços, serão bem-vindos. E tenho certeza que serão recebidos de braços abertos, assim como eu fui.

Conseguindo o acesso do Vasco à elite do futebol brasileiro, você pensa em continuar no clube no ano que vem?

Uma coisa de cada vez (risos)! Primeiro, a gente volta para a Séria A e depois vê o que faz. Acho que não vou parar de jogar esse ano, então o Vasco tem a preferência. Mas sinceramente, não penso nisso ainda. Tem tempo, não é? (risos)

Qual é o seu maior desejo ainda como jogador profissional de futebol?

Como jogador? Não sei bem. Sinto-me plenamente realizado. Imagina: deixar de cortar cana, em Atalaia, e conquistar tudo que já conquistei? Está bom demais, não é verdade (risos)?! Mas meu maior sonho, sem dúvida, é ter o meu estádio. E está bem perto de se realizar. Devo inaugurar o estádio, que estou construindo em homenagem ao meu pai, em Atalaia, em dezembro. Esse, sim, será um grande sonho.


Que você consiga realizar também o sonho de todos os vascaínos: voltar à elite do futebol brasileiro e ganhar outros títulos!

Seja muito bem-vindo, Aloísio!

Fonte: Blog Esporte na Área - JB Online

índice | envie por e-mail

Anterior: 21:32 - Carlos Alberto: 'Vamos sempre atacar para tentar vencer as partidas'
Próxima: 23:14 - Tênis de Mesa: Vascaíno divide bronze com urubu na Copa Brasil