Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 21/07/2009 - TER - 10:29 - Paciência é a palavra-chave para vencer maratona da Série B, diz C. Alberto

O historiador grego Heródoto conta que o soldado da Grécia Filípedes teria corrido 42,195 quilômetros para anunciar a vitória do seu exército sobre o da Pérsia em 490 a.C., na Batalha de Maratona, e morrido logo após o feito, homenageado com a criação da maratona esportiva. Para os atletas do Vasco, a Série B é uma maratona e o objetivo é levar no fim da disputa a notícia da volta à Primeira Divisão à torcida.

Após um bom início, com três vitórias, a equipe acumulou seis jogos sem vencer - uma derrota e cinco empates - e voltou a subir apenas nas últimas três rodadas, outra vez com três vitórias.

- As oscilações fazem parte do futebol, mas é preciso ter paciência. O (técnico) Dorival Júnior foi importante, pois é equilibrado e sempre nos passou energia, dizendo que as coisas iriam melhorar - analisou o meia Carlos Alberto.

A analogia entre um campeonato de pontos corridos e uma maratona existe por diversos fatores, como o esforço necessário em ambos, a junção entre ritmo e consistência e a amplitude da jornada. Oito meses, por exemplo, para os atletas cruzmaltinos, e 42, 195 quilômetros para os corredores, o que obriga a superação de diversos obstáculos.

O importante para obter sucesso nas duas frentes é não perder de vista o seu objetivo.

- Em uma maratona o atleta de alto nível precisa ter regularidade e, principalmente, equilíbrio. Na Série B, o ideal é se manter dentro dessa estratégia - analisou o profissional de educação física e consultor da TV Globo, Lauter Nogueira.

O Vasco, terceiro colocado na Segundona - já chegou a ser o oitavo - , tem o desafio de seguir no grupo de elite, mantendo o fôlego e o rendimento até a reta final.

Fonte: Lancenet

índice | envie por e-mail

Anterior: 10:25 - Carlos Alberto lamenta saída de Léo Lima, mas deseja sucesso ao amigo
Próxima: 10:34 - Adriano deve começar jogando diante do Bahia, no próximo sábado