No final da partida entre Vasco e ABC, em São Januário, nesta sexta-feira, pela 12º rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o meia Phillipe Coutinho passou o pé na bola ao ser marcado por dois adversários na ponta direita, foi até a linha de fundo e tentou um passe de calcanhar. O lance foi bonito, apesar de não ter sucesso, e gerou palmas da torcida. Mas o que chamou a atenção aconteceria em seguida. O árbitro Luiz Alberto Bites correu em direção ao vascaíno, que tem 17 anos, e lhe deu uma bronca, intimidando o jogador a não repetir a jogada. O Vasco vencia a partida por 3 a 0.
A atitude do árbitro revoltou os cruzmaltinos, que acharam que o juiz estava inibindo Phillipe Coutinho. O meia faz as primeiras partidas como profissional. Ele explicou o que aconteceu ao se dirigir para o vestiário após a partida.
- Ele me falou para não brincar e jogar bola. Mas eu não quis brincar. Faz parte do jogo - disse Phillipe Coutinho.
O árbitro Luiz Alberto Bites confirmou que chamou a atenção do vascaíno após o lance e disse que fez isso pensando na integridade física do jovem jogador.
- Na verdade fiz isso como forma preventiva até para preservar o jogador, já que quem está perdendo não gosta desse tipo de atitude. Eu fui orientar o jogador para ele jogar com seriedade até mesmo para não sair machucado - disse o árbitro após a partida.
Apesar de o árbitro usar o termo "orientação", nas imagens da TV parecia mais uma bronca em cima do jovem meia vascaíno, que já está vendido para o Inter de Milão e deixa o clube no final do ano. Phillipe Coutinho confirmou que foi ameaçado pelo árbitro de levar o cartão amarelo se repetisse o lance.
- Foi. Ele falou que daria o cartão - disse Phillipe Coutinho, que já tinha o cartão amarelo e, então, seria expulso.
Adriano, que tem um estilo de jogo parecido com o de Phillipe Coutinho, disse que conversou com o árbitro ainda na partida e disse que ele não precisava ter aquele tipo de atitude. O atacante revelou que também já foi repreendido pela arbitragem durante uma partida por um lance parecido.
- Já aconteceu isso comigo. De o meu time estar ganhando o jogo e eu tentar uma jogada mais bonita e o árbitro me chamar a atenção. Mas não tem o que repreender. É o estilo de jogo dele. Ele faz isso nos treinos. Futebol é bonito, é para jogar assim - disse Adriano.
O técnico Dorival Júnior também comentou o lance.
- Não vi o lance porque na hora estava conversando. Só vi que o árbitro partiu para cima do Phillipe. Ele é um jogador muito objetivo. O Vasco nunca vai brincar com um adversário até porque amanhã podemos estar do outro lado. Estranho se isso aconteceu (de o árbitro ir repreender o jogador) - disse o treinador.
Na próxima rodada, o Vasco enfrenta o Bahia, em Salvador. A partida será no sábado e terá a volta de Carlos Alberto ao time. O meia ficou três jogos suspenso pelo STJD por causa da expulsão contra o Guarani.
Fonte: GloboEsporte.com