Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 13/07/2009 - SEG - 15:24 - Vasco já trocou de técnico 13 vezes desde 2003

Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Fluminense acaba de assumir a liderança em outra disputa. É o time que mais trocou de treinador desde 2003, na era dos pontos corridos, considerando-se os quatro maiores centros do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais).

São 17 mudanças nos últimos seis anos e meio, já considerando o substituto de Carlos Alberto Parreira, demitido na manhã desta segunda-feira. O Fluminese se tornará, assim, o único clube entre os 12 a ter três nomes no comando da equipe em 2009. Antes de Parreira, René Simões havia passado pelo cargo.

O Santos também pode igualar esse feito. Vágner Mancini, na corda bamba após seguidas más atuações do time, já havia substituído Márcio Fernandes neste ano. Desde 2003, no entanto, o total de treinadores na Vila Belmiro nem é tão alto: foram nove trocas.

- No fim de tudo, estoura em cima do treinador, pois é ele que paga pelo calendário extremamente sacrificante. A cobrança é em cima de um só personagem, faz parte da cultura do futebol brasileiro. Estou tranquilo - disse Carlos Alberto Parreira, em entrevista ao "Redação SporTV", citando ainda os casos dos demitidos Muricy Ramalho (no São Paulo) e Vanderlei Luxemburgo (no Palmeiras) e de outros dois que estão na corda bamba, Tite (no Inter) e Vágner Mancini (no Santos).

Vasco: 13 trocas

2003: Antônio Lopes e Mauro Galvão
2004: Geninho e Joel Santana
2005: Joel Santana, Dário Lourenço e Renato Gaúcho
2006: Renato Gaúcho
2007: Renato Gaúcho, Celso Roth e Valdir Espinosa
2008: Romário, Alfredo Sampaio, Antônio Lopes, Tita e Renato Gaúcho
2009: Dorival Júnior




Fonte: GloboEsporte.com

índice | envie por e-mail

Anterior: 15:15 - Fernando sofreu um corte no rosto no treino desta segunda-feira
Próxima: 15:52 - Confira vídeo da torcida no jogo Vasco x Ponte Preta em São Januário