Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 07/07/2009 - TER - 17:26 - Natação Base: Vascaínos embarcam para competição no Chile

A equipe de natação do Vasco embarcou nesta terça-feira (07/07) para Santiago, no Chile, onde vai disputar a Copa Itália. A delegação vascaína é formada por 30 pessoas, sendo 20 nadadores, além de técnicos, pais e responsáveis. “Este é o torneio internacional de clubes mais bem organizado da América do Sul, que tem a tradição de revelar muitos valores e alavancar técnica e psicologicamente a carreira esportiva dos atletas”, afirma o coordenador de natação do Vasco, Ricardo de Moura.

Promovida pelo Club Stadio Italiano, a competição já foi vencida pelo Vasco em três edições. Em outras três o clube ficou em segundo lugar. Dois dos principais atletas vascaínos, Camile Baglione, 12 anos e Pablo Aquino, 18, são as esperanças de bons resultados na edição deste ano.

Camile, que compete na categoria petiz 2, nadando os 100m livre e os 100m borboleta, não via a hora de cair na água, onde promete lutar pelo melhor resultado possível. Mas a competição, em si, já é uma atração para a jovem. Durante os dias do torneio, os nadadores farão intercâmbio não só esportivo, mas também social, se hospedando na casa de atletas chilenos. “Tenho certeza que vai ser muito legal ter esse contato, conhecer pessoas novas, novas culturas e línguas”, afirma a jovem, treinada pelo pai, o ex-nadador David Baglione. “Ela tem esse rostinho angelical, mas na água é uma fera!”, garante Moura, ao falar da campeã carioca dos 50m livre.

Nascido e criado na rua Bariri, em Olaria, Pablo começou a nadar no clube que leva o nome do bairro e veio para o Vasco há cerca de um ano. “É a primeira vez que viajo para o exterior e minhas expectativas são as melhores”, diz, confiante. Ele tem seus melhores resultados nos 100m livres, 100m e 200m borboleta – no qual já foi vice-campeão brasileiro –, já foi eleito o “Fera da Farj” de março e é integrante da seleção carioca.

Em outubro, será a vez do Vasco receber os nadadores do Club Stadio Italiano – e como acontece agora no Chile, os atletas brasileiros vão recepcionar e hospedar os chilenos. “Esse intercâmbio social é muito importante, uma das características mais importantes dessa competição. Vasco e o Stadio Italiano já são clubes amigos há muito tempo”, diz Moura.

Nova parceria – A equipe de natação recebeu, antes do embarque, o novo jogo de uniforme, formado por sunga, toca, camisa, calça e agasalho – ideal para enfrentar o frio do inverno chileno –, fruto da parceria com a empresa especializada em natação, Water Planet. Os uniformes foram entregues oficialmente para os atletas na segunda-feira (dia 6), pelas mãos do vice-presidente de Esportes Olímpicos e Responsabilidade Social, José Pinto Monteiro. “O Vasco precisa retomar a vocação de um clube formador de atletas. Que bom que seja também pela natação”, afirmou Monteiro. Os atletas viajam com o apoio da Academia de Esportes Vasco da Gama, em parceria com a Water Planet.

Fonte: Site oficial do Vasco

índice | envie por e-mail

Anterior: 17:18 - Jeferson: 'O Vasco tem que ficar lá em cima'
Próxima: 17:27 - Dorival Júnior: 'Vamos fazer um grande jogo'