Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 06/07/2009 - SEG - 03:39 - Basquete: Saiba por onde andam os jogadores do timaço do Vasco de 99

Se o basquete brasileiro hoje é rubro-negro, há dez anos quem dava as cartas era a cruz de malta. Em 1999, o Vasco conquistava o título inédito da Liga Sul-Americana e se tornava o primeiro time do Brasil a disputar uma partida oficial contra uma equipe da NBA, o San Antonio Spurs, quando chegou à final do McDonald’s Championship, espécie de Mundial de clubes da época. Atualmente, o Vasco sequer tem time adulto. Grande cestinha daquela equipe, o ex-ala armador americano Charles Byrd, agora trabalha como agente penitenciário.

— Tenho muita saudade daquela época. Tenho fotos do time e sempre olho. Não sei explicar por que deu tão certo aquela equipe. Acho que a gente tinha que estar ali naquela hora — lembra Byrd, hoje com 43 anos e morando em Amarillo, no Texas.

O cestinha parou de jogar basquete e hoje se dedica a cobrar a disciplina de menores infratores detidos no Youth Center, no Texas. Diariamente ele lida com acusados de tráfico de drogas, roubo e estupro.

— Gosto do que faço aqui, mas, se o Vasco me chamasse, eu vinha na mesma hora — disse, rindo.

Inesquecível

Hélio Rubens Filho, o Helinho, chegou ao clube na temporada de 99 e acompanhou a escalada do Vasco até chegar ao bicampeonato brasileiro, dois anos depois:

— Não tínhamos briga de egos e todo mundo jogava para o time. Eu brinco com a minha mulher que se me ligarem para voltar, vou correndo.

O ala-pivô Aylton lembra bem do McDonald’s Championship, em Milão, quando o Vasco chegou desconhecido e sagrou-se vice-campeão:

— Nas semifinais, vencemos o Zalgiris Kaunas, da Lituânia. Ninguém acreditava.

O supervisor daquela equipe, Mauro Ribeiro, resumiu o time.

— Foi que nem a seleção de futebol de 70. Quem viu, viu. Quem não viu...

DÍVIDAS ATRASAM PLANOS DO CLUBE

Apesar de estar prestes a ter o patrocínio da mesma empresa que patrocina a Confederação Brasileira de Basquete, o Vasco não tem plano de montar time adulto este ano.

— Não vamos cometer loucuras. Ainda estamos saldando atrasados de gestões anteriores — disse Bruno Carvalho, superintendente de esportes olímpicos do clube, calculando em cerca de R$300m mil/ano a verba dos esporte olímpicos do clube.

Boa parte da equipe de 1999 ainda está na Justiça por atrasados. Anteontem, Janjão ganhou uma ação de R$500 mil, iniciada em 2003.

No McDonald’s Championship, o Vasco derrotou o campeão europeu Zalgiris Kaunas na semifinal, na prorrogação (92 a 86). Na decisão contra o San Antonio Spurs, o time fez jogo duro até o terceiro quarto. (Nota da NETVASCO: Na verdade, o San Antonio abriu uma grande vantagem já no 2º quarto.) No período final, o Vasco fez só dois pontos e acabou derrotado: 103 a 68.






Melhores momentos Vasco x San Antonio Spurs


Fonte: Extra (texto, fotos); ESPN Brasil/Youtube (vídeo)

índice | envie por e-mail

Anterior: 03:24 - Futebol Society: Vasco perde para o River por 4 a 3 pela Série Ouro
Próxima: 08:43 - Vasco pode tentar mudar horário de jogos contra ABC e Ipatinga