Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 22/06/2009 - SEG - 11:12 - Enquanto ataque não marca, defesa vem cumprindo seu papel

A defesa do Vasco tem feito a sua parte. É a melhor da Série B do Brasileiro, com apenas três gols sofridos, e está há quatro partidas sem sofrer gols – uma pela Copa do Brasil e três pela Segundona. O problema é que a eficiência do sistema defensivo contrasta com a péssima fase do ataque cruzmaltino, que não marca há quatro partidas. A falta de equilíbrio custou uma vaga no G4. Sem vencer há quatro rodadas, o Clube da Colina caiu para o quinto lugar, com 12 pontos.

Fernando Prass é um dos responsáveis pela boa fase da defesa vascaína. Experiente, o goleiro pede tranquilidade, porque acredita que o ataque voltará a corresponder.

– A sequência de nossa defesa na Série B é ótima. Em sete rodadas, passamos seis sem sofrer gols. Há fases no futebol. Às vezes, a defesa não está bem e o ataque compensa. Precisamos encontrar o equilíbrio para voltar a vencer e brigar pela liderança da Série B – disse o camisa 1.

O ataque do Vasco atravessa a sua maior crise em 2009. Nas vezes em que entrou em campo, o Gigante da Colina marcou 64 gols, média de 1,94 gol por partida. Mas na Série B, o ataque só marcou sete gols, média de um a cada confronto.

– O segredo é não se desesperar. Se o Vasco não tiver tranquilidade, as coisas não darão certo. A Série B é uma competição muito complicada. É importante ter a consciência de que temos de melhorar em todos os sentidos. Para isso, temos de trabalhar e muito – disse Fernando Prass.

Esta semana, Dorival Júnior ganhará mais duas opções para o ataque: Alex Teixeira e Alan Kardec, que estavam na Seleção sub-20. A julgar pela má fase de Elton e a impossibilidade de contar com Rodrigo Pimpão, que se recupera de uma lesão no joelho esquerdo, a dupla tem chance de formar o ataque titular no duelo contra o Figueirense.

Crise no ataque

Jejum O Vasco não faz gols há quatro partidas: uma pela Copa do Brasil (contra o Corinthians) e três pela Série B do Brasileiro (São Caetano, Guarani e Duque de Caxias).

Saudade O último gol marcado pelo ataque do Vasco foi na derrota de 3 a 1 para o Paraná, pela quarta rodada da Série B. Edgar foi o autor da façanha.

Falta de pontaria Embora o rendimento da equipe tenha caído, o Vasco tem criado, mas a falta de capricho nas finalizações contribuiu para a sequência ruim. No empate em 0 a 0 com o Duque de Caxias, Elton perdeu duas chances claras de gol.

Problemas Dorival Júnior não pode contar com Rodrigo Pimpão, machucado, e Aloísio, que só será regularizado em agosto.

Defesa: o novo diferencial

Melhor defesa da Série B O Vasco tem a defesa menos vazada da Série B, com três gols. Em sete rodadas, a equipe passou seis sem sofrer gols. A defesa só foi vencida na derrota de 3 a 1 para o Paraná, quando Dorival Júnior escalou uma equipe mista.

Segurança O sistema defensivo é um dos pontos fortes da equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior. Em 33 partidas disputadas em 2009, o Vasco sofreu 23 gols, uma média de 0,70 a cada 90 minutos.

Rodízio eficaz A eficiente defesa do Vasco perdeu parte de sua base ao longo do ano, mas não a qualidade. Fernando, com uma lesão muscular, foi a primeira baixa. Vilson o substituiu e deu conta do recado. Titi foi barrado para a entrada de Gian. A lesão de Tiago abriu espaço para o seguro goleiro Fernando Prass.

Fonte: Lance

índice | envie por e-mail

Anterior: 10:48 - Dunga e Joel Santana se reencontram 21 anos após título pelo Vasco
Próxima: 11:24 - Rodrigo Pimpão continua fora do time e não enfrenta o Figueirense