Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 07/06/2009 - DOM - 04:22 - Árbitro Leonardo Gaciba nega estar em má fase

Um dos grandes nomes do apito brasileiro foi colocado em xeque, na última semana, por ter falhado em dois jogos consecutivos. Considerado um dos melhores árbitros do país, Leonardo Gaciba, 37 anos, passou uma semana conturbaba. No domingo passado, errou ao marcar uma penalidade de Toró em Márcio Azevedo que não aconteceu, no jogo entre Flamengo e Atlético-PR. A falha não interferiu na vitória rubro-negra por 2 a 1, mas na semifinal da Copa do Brasil, na última quarta-feira, entre Vasco e Corinthians, seu erro custou caro. Ao não marcar um pênalti claro de Chicão em Elton, ele tirou do Vasco a chance de chegar à final da competição. Antes disso havia deixado de apitar as duas primeiras rodadas do Brasileiro por não passar nos rigorosos testes físicos exigidos pela comissão de arbitragem.

– Não me vejo em má fase, pelo contrário – argumenta o juiz. – No início do ano, fui eleito o melhor árbitro do campeonato gaúcho e há menos de 20 dias me chamaram para fazer a final de seis estaduais.

Talvez, de fato, Gaciba não esteja tão abaixo dos demais. O cerne da questão é a confiança que se depositava naquele eleito por quatro vezes consecutivas o melhor do Campeonato Brasileiro.

Sua carreira passou a oscilar desde que foi afastado pela Fifa do Mundial sub-20, no Canadá, em 2007. No mesmo ano deixou de apitar alguns jogos do Brasileiro pelo mesmo motivo. Problemas que contribuíram para que não fosse indicado para ser o árbitro brasileiro na Copa do Mundo de 2010, posto que será mais uma vez de Carlos Eugênio Simon. Como terá 42 anos na Copa de 2014, Gaciba deu praticamente adeus ao sonho de apitar um Mundial.

– Eu aprendi com a vida a viver cada momento. Meu grande sonho hoje é fazer uma boa arbitragem no jogo entre São Paulo e Avaí – comentou o árbitro, referindo-se ao jogo que apitará hoje.

Lado psicológico

Para entender o que se passa com um dos melhores árbitros brasileiros, o JB procurou alguns especialistas do apito. O ex-árbitro José Roberto Wright ressaltou que, apesar do erro no pênalti, Gaciba fez uma ótima arbitragem no jogo entre Vasco e Corinthinas.

– Só a TV mostrou, por isso dou um desconto a ele - analisa Wright, que elogiou o fato de Gaciba ser um dos poucos profissionais brasileiros a ter um preparador físico e um instrutor pessoal.

Para outro ex-árbitro, o fato de Gaciba ter sido preparado para ir a uma Copa do Mundo, mas ter sido reprovado nos testes físicos, pode estar pesando em suas arbitragens.

– Ele tem um excepcional nível técnico, mas o fato de perdido um Mundial pode ter mexido com a cabeça dele – analisa Renato Marsiglia. – O ideal seria ele sair do olho do furacão. Sair da mídia neste momento poderia ajudar.

Aborrecido pelo fato de não ter visto o pênalti em Elton na noite de quarta-feira, o árbitro justificou a sua falha.

– Eu não posso me considerar em má fase por não ver um pênalti que só a TV mostrou - tentou ponderar. – Na jogada, eu estava na junção da meia-lua e de frente para a jogada, só que o corpo do jogador do Vasco estava na minha frente. Era impossível ver o puxão da camisa dado pelo Chicão.

Preocupado com o erro, Gaciba conta que no dia seguinte ligou para Sérgio Correa, presidente da comissão de arbitragem, que também teria dito que era impossível ver o pênalti sem a ajuda da TV. O apoio do chefe lhe deu a confiança de que dias melhores virão.

– Estou em um dos melhores momentos da minha carreira - analisou o juiz, que em três anos passou do topo à marca do pênalti.

Fonte: Jornal do Brasil

índice | envie por e-mail

Anterior: 04:20 - Fernando Prass: Desgaste do time foi físico, não emocional
Próxima: 04:47 - Carlos Alberto revela que quase abandonou a carreira