Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 03/06/2009 - QUA - 08:37 - Nas categorias de base, Ronaldo nunca venceu o Vasco

Como profissional, Ronaldo jamais enfrentou o Vasco, adversário do Corinthians nesta quarta-feira, no Pacaembu, pela semifinal da Copa do Brasil. Mas nas categorias de base do São Cristóvão a história foi diferente. Ainda chamado de Ronaldo Luís, ele encarou o time cruzmaltino em quatro oportunidades.

É verdade que o Fenômeno não deu sorte nesses confrontos (perdeu dois e empatou dois), porém duas vezes ele deixou sua marca (nas igualdades). Sem atuar pelo Timão há três jogos por conta de uma lesão na panturrilha direita, Ronaldo está com sede de gol. E o Vasco pode ser sua vítima.

- Estou com muita saudade de fazer gols. Faz um tempão que não faço. Estou precisando. Eu quero fazer gol sempre, mas não é sempre que vou conseguir – declarou o Fenômeno, que não balança as redes desde 6 de maio, quando fez os gols da vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR, nas oitavas de final da Copa do Brasil.

As súmulas dos jogos que o atacante fez contra a equipe de São Januário estão guardadas até hoje nos arquivos do São Cristóvão, assim como as dos encontros com outros rivais cariocas, como o Fluminense, eliminado pelo Timão nas quartas de final da Copa do Brasil – vitória por 1 a 0 em casa e empate por 2 a 2 fora.

O primeiro encontro do Fenômeno com o Vasco foi ainda pela categoria mirim, no dia 26 de agosto de 1990, perto de o atacante completar 14 anos. Na ocasião, vitória cruzmaltina por 2 a 0. Os outros três duelos foram pelo infantil, um ano depois. Empates por 1 a 1 e 2 a 2 (Ronaldo marcou em ambos) e derrota por 4 a 0 (confira a tabela abaixo).

- O Ronaldo é impressionante. Quanto pior é o problema que ele passa, mais forte ele reaparece. Na época em que ele atuava nas categorias de base já era um fenômeno. Fazia gol de todo jeito O problema dele era a timidez, mas com o tempo passou – falou Renato Campos, diretor administrativo do São Cristóvão.

HISTÓRIA DE RONALDO CONTRA O VASCO NA BASE:

26/08/1990 - São Cristóvão 0x2 Vasco - Mirim
31/07/1991 - São Cristóvão 1x1 Vasco - Infantil
02/11/1991 - São Cristóvão 2x2 Vasco - Infantil
07/12/1991 - São Cristóvão 0x4 Vasco - Infantil

Durante conversa com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, Campos mostrou um número enorme de recortes de jornal que o clube conserva da sua principal revelação. Com mais cuidado, ele guarda uma foto que tirou de Ronaldo pouco antes da transferência para o Cruzeiro e uma camisa do São Cristóvão autografada.

Com cuidado, o clube da zona norte do Rio de Janeiro arquiva também as súmulas do primeiro e do último jogo de Ronaldo pelo clube (estreia com três gols no triunfo sobre o Tomazinho por 5 a 2, em 1990, e despedida com vitória por 2 a 0 em cima do Barra Mansa, em 1992). Sem falar de um documento que conta sua história lá.

Fonte: GloboEsporte.com

índice | envie por e-mail

Anterior: 03:06 - Vasco está em 154º no ranking da IFFHS de junho
Próxima: 08:43 - Mesmo contundido, Morais ainda interessa ao Urubu