Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 02/06/2009 - TER - 11:56 - Hoje nos Emirados, Jean diz ter as portas abertas no Vasco

Em outubro de 2006, Vasco e Flamengo se enfrentavam pelo Campeonato Brasileiro. Aos 45 minutos do segundo tempo, Jean marca o terceiro gol cruzmaltino e, ao lado de Madson, sai comemorando igual a um personagem de televisão que fazia sucesso na época. O estilo inusitado foi apelidado de “tô doido” em alusão às falas desse personagem. Três anos depois, ao ser contratado pelo Al-Sharjah, dos Emirados Árabes, os dirigentes do clube pediram ao atacante que seguisse o estilo de comemorações diferentes. Pedido que não foi atendido.

- O Sheik pediu para eu fazer isso, mas eu não ficava seguro. A gente não entende os costumes, não sabe como cada gesto vai ser interpretado – afirma o atacante, por telefone.

Só o medo de ser mal interpretado mesmo para impedir Jean de brincar. Extrovertido, o atacante a todo momento da entrevista soltava alguma piada. Como por exemplo, ao falar sobre os seus programas preferidos no país.

- A cidade onde moro fica só a 20 minutos de Dubai. Costumo ir lá principalmente para passear nos shoppings. O problema é que aqui é tudo tão grande, que preciso ir três dias em um shopping para conhecer tudo. Fico até com medo de me perder – brinca.

A língua e a comida também são alguns aspectos que Jean teve que enfrentar para se acostumar ao local.

- A comida aqui é gostosa, mas tudo tem pimenta. Até o biscoito! Às vezes tem reunião e você tem que comer sentado no chão e com a mão. Eu achei meio estranho, mas acabei entrando no clima. As pessoas são muito legais. Eu só ainda não falo a língua daqui. Vejo que os jornais escrevem sobre mim, mas não sei se bem ou mal. Vou começar a fazer um curso de inglês, porque é uma língua que aqui todos falam.

Mesmo usando a linguagem gestual dentro de campo, Jean ajudou o seu clube a se livrar do rebaixamento. Nos últimos cinco jogos do clube, o atacante fez quatro gols e foi considerado um dos responsáveis pela permanência do time na elite do futebol árabe.

Vasco e Flamengo no coração

No Brasil, Jean começou a carreira no Flamengo, onde atingiu seu ápice no futebol canarinho. Em 2004, fez os três gols do segundo jogo da final do Campeonato Carioca contra o Vasco, que garantiram o título ao clube da Gávea.

Curiosamente, o atacante acabou por jogar no time que tinha ajudado a vencer. Em 2006, o jogador foi apresentado sob forte desconfiança, mas logo conquistou a torcida cruzmaltina, por sua doação em campo.

- Eu sempre me dedico muito aos clubes pelos quais jogo. Tem que ter respeito pelas camisas que você veste. Me criei no Flamengo e fiquei muito feliz de poder ajudar a conquistar um título para o clube. Já o Vasco me abriu as portas em um momento difícil, em que eu estava esquecido na Rússia. A torcida, apesar do pé-atrás inicial, também me acolheu muito bem.

A relação com a torcida vascaína só correu o risco de ficar arranhada quando o jogador saiu do clube para se transferir para os Emirados, em 2008. Na época, Jean causou polêmica, aos ser dispensado para resolver problemas particulares e na volta pedir para sair.

- Não teve nada a ver uma coisa com a outra. Precisei resolver alguns assuntos particulares, mas nada relativo ao futebol. Aí surgiu essa proposta. Sentei com o presidente Roberto Dinamite e ele entendeu os meus motivos para sair. Tenho a porta aberta no Vasco.

Porta essa que pode se abrir em agosto. Afinal, o contrato do jogador terminou e ele ainda não acertou a renovação com o clube árabe.

- As chances de voltar são as mesmas de ficar. Eles ficaram contentes com meu trabalho. Mas isso é com meu empresário. Ele que vai negociar com os clubes que se mostrarem interessados no meu futebol.

Fonte: GloboEsporte.com

índice | envie por e-mail

Anterior: 10:57 - Carlos Alberto é a 'arma' do Vasco para o jogo de volta da semifinal
Próxima: 12:11 - Atletismo Base: Vasco fica em 4º no Estadual de Menores 2009