Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 28/05/2009 - QUI - 15:10 - Preparador diz que Dorival só poupará jogadores por necessidade

Em entrevista à Super Rádio Brasil, Celso Rezende, preparador físico do Vasco, fala sobre a recuperação depois de partidas desgastantes como a deontem, contra o Corinthians:

"A nossa maior preocupação, no momento, é a gente conseguir recuperar estes atletas de um jogo para o outro. Tem sido bastante desgastante, haja vista que a gente está disputando dois campeonatos e que a gente também não abrido mão de botar o melhor que se tem em campo. O Vasco tem um grupo forte, é lógico, todo mundo trabalha com bastante afinco, mas o Dorival tem essa caracteística, ele procura utilizar o máximo que ele pode extrair dos atletas. Eu, que já venho trabalhando há longo tempo com ele, sei o perfil do Dorival, sei como ele gosta que o jogador se encontre em campo. É um técnico que trabalha muito velocidade, como você deve ter visto durante os jogos. Acho que uma das características fortes do Vasco da Gama é a pegada forte e a saída em velocidade. Lógico que para isso, você paga um preço maior, você tem que estar bem fisicamente e sabendo que tem que doar o máximo possível durante os noventa minutos. Mas de uma certa forma, é lógico que existe essa preocupação de recuperar os atletas, mas a gente tem conseguido, com alguns trabalhos alternativos, no período entre um jogo e outro, principalmente na reapresentação do elenco. Até agora, acho que fisicamente a equipe tem respondido à altura. Eu posso dizer que estou contente com o que eu tenho visto dentro do campo, o desenvolvimento da equipe. Acho que fisicamene, a gente está conseguindo o nosso objetivo. E a partir do momento em que a gente está conseguindo, também, recuperar estes atletas, eu acho que o caminho é mais ou menos por aí."

Correr mais no segundo que no primeiro tempo:

"Eu acho que tudo se desenvolve durante o jogo. Ontem, nós tivemos a necessidade de correr mais do que o Corinthians no segundo tempo. A gente estava perdendo de um a zero, a equipe não se encontrou, realmente. A partir do momento que o Dorival, no intervalo e com as substituições, que eu acho que surtiram bastante efeito, a gente tem que frisar aqui que as entradas do Mateus e do Enrico foram susbtanciais para que a gente empatasse o jogo e até procurasse virar o placar. Eu acho que tudo é de acordo com o jogo. tem jogo que você tem necessidade de correr mais, e a gente está preparado para isso. Lógico que tem outros jogos em que você começa a desenvolver um placar mais elástico, você tem a condição de dosar durante o jogo. Acho que a equipe tem que ser inteligente. Agora, tem que estar preparado para a necessidade, e ontem foi uma necessidade."

Existe estresse muscular por conta do grande número de jogos?

"Sem sombra de dúvida. E outros fatores que também tem que ser relevados. Eu acho que o prinicipal fator de desgaste físico e até de lesões musculares, e que a gente tem discutido bastate sobre isso, é o fato de que a gente viaja muito. O Brasil é um continente, se você for ver o tamanho. São viagens longas e o desgaste é muito grande. Você perde muito tempo viajando e treina o menos. Hoje, a nossa maior preocupação, como eu disse, é você recuperar o atleta de um jogo para o outro, não é nem mais com treinamento. Treinamento físico mais específico é com esse pessoal que não vem jogado e com alguns atletas que estão voltando à ativa, outros que estão chegando no Vasco da Gama. Isso é bem nítido, esse desgaste psicológico, ele influencia demais. Eu acho que uma coisa está realmene ligada à outra."

Por conta do desgaste físico, o Vasco vai ser poupado contra o Paraná?

"A gente retorna aos trinamentos hoje, no período da tarde, ás 15:30. Está marcado um treinamento regenerativo para esses atletas que participaram grande parte do jogo de ontem. Esse pessoal vai passar por uma reavaliação médica, junto com os doutores do clube. A partir desse momento, a gente senta com Dorival e vê qual a necessidade, ouve também o atleta, porque isso também é importantíssimo, e vê a necessidade. Se houver a necessidade de segurar algum atleta, de poupar algum atleta, é logico que isso vai ser feito, até porque o Vasco tem um elenco. O pessoal que não está jogando, está treinando forte, está preparado para entrar no jogo. Agora, conhecendo o Dorival, só se for um caso realmente de necessidade, porque geralmente ele gosta de manter uma equipe."

Fonte: Supervasco

índice | envie por e-mail

Anterior: 15:10 - Reunião entre Vasco e Champs acontece neste momento
Próxima: 15:13 - Jéferson atribui atuação regular à falta de ritmo