Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 15/05/2009 - SEX - 11:27 - Nilo, irmão de Ronaldo Fenômeno, joga fusal no Fraldinha do Vasco

Dentucinho, atacante e de sobrenome Nazário de Lima. Parece, mas não é Ronaldo, centroavante do Corinthians. Trata-se do irmão mais novo do Fenômeno: Nilo, de 8 anos, filho de seu Nélio, pai de Ronaldo, com Lourdes Policarpo. O garoto, apesar de integrar uma família de rubro-negros, atua pelo time fraldinha de futsal do Vasco e dá os primeiros chutes em direção à fama.

Há três meses treinando em São Januário, Nilo é muito querido pelos coleguinhas. Não por ser irmão de Ronaldo. No clube, os garotos desconheciam o parentesco com o famoso jogador até o momento em que a reportagem do GLOBOESPORTE.COM chegou ao clube. E entre os professores, a regra é uma só: nada de privilégios ao garoto.

– Não há diferença por ser parente de Ronaldo ou do presidente do clube (Rodrigo Dinamite, filho do maior ídolo da torcida vascaína treina no juvenil do clube). Para jogar e ser titular é preciso treinar. Aqui formamos atletas de alto rendimento. Eles têm de se dedicar muito se quiserem algo mais na carreira – afirmou Alex Perpeto, diretor de futsal do Vasco.

Antes do coletivo, a ansiedade toma conta dos meninos. Todos querendo saber quem iria receber os coletes de titular. Nilo esfregava as mãos à espera do seu. O irmão de Ronaldo foi o último a ganhar o colete. Em disparada, correu para o centro da quadra para organizar o time.

Jogando de pivô, Nilo marcava forte para impedir a investida do time reserva. O combate na saída de bola do adversário era a principal arma do menino. Mas ele também tentava algumas subidas ao ataque na tentativa de marcar gols. O treino acabava sem gols de Nilo, mas com uma lição aprendida: nem sempre se consegue jogar bem.

- Outro dia em um só jogo fiz quatro gols, mas nesse último treino não fiz nenhum – lamentou.


Nilo em ação pelos fraldinhas do Vasco da Gama


O irmão de Ronaldo ainda engatinha no futebol, mas desde cedo aprendeu a admirar aqueles que controlam como poucos a redonda. Nilo se declarou fã do camisa 9 do Corinthians, de Kaká, meia-atacante do Milan e de Messi, atacante do Barcelona. Mas ele faz questão de afirmar que idolatra um homem mais do que qualquer jogador.

- Gosto mais do meu pai do que os outros – afirmou Nilo.

Dalmo Gimenes, técnico dos fraldinhas do Vasco, acredita que Nilo, se esforçando, poderá alcançar a fama. Mas adianta que é muito cedo para fazer comparações entre os irmãos Nazário de Lima.

- Vamos ver se no futuro ele chegará próximo ao futebol do irmão. Mas o que acho bacana no Nilo é que ele não se vangloria por ser irmão de Ronaldo – afirmou o treinador.

A turminha de Nilo que o diga. Marcelo Torquato, de 7 anos, foi um dos que se espantaram ao saber que Nilo era irmão do Fenômeno.

- Ele não se parece com Ronaldo – exclamou Marcelo ao saber o parentesco.

Gilmar Lima, 8 anos, chegou a duvidar de que Nilo era mesmo irmão do centroavante do Corinthians. Mas ao se convencer, tratou de tirar a sua conclusão.

- Ronaldo é melhor do que ele – disparou o companheirinho de time.

A mãe de Nilo, Lourdes Policarpo, não gosta de expor o filho, principalmente por ser irmão de uma celebridade do mundo do futebol. Mas ela apóia o pequenino na empreitada de tentar ser jogador de futebol.

- Saio de Jacarepaguá duas vezes por semana para levá-lo a São Januário para treinar. É um pouco cansativo, mas faço isso por ele – afirmou Lourdes.

Nilo tem apenas uma queixa em relação ao Fenômeno: Ronaldo ainda não o viu jogar. Mesmo assim sempre que pode, dá dicas ao irmão mais velho.

- Quando ele estava jogando mal, eu falei pra ele tentar mais chutes de longe. E disse que se o goleiro estivesse adiantado, era para chutar por cima. Esse gol que ele fez no Santos (na final do Campeonato Paulista, encobrindo Fábio Costa), ele fez para mim – contou o pequeno, todo orgulhoso.

ENCONTROS EM FAMÍLIA

Mas na família Nazário de Lima, Nilo não é o único que deseja seguir os passos de Ronaldo. Ronald, filho do Fenômeno, tem a mesma idade de Nilo e treina em uma escolinha de futebol na Espanha, onde vive com a mãe, Milene Domingues, também jogadora do futebol espanhol.

Apesar da idade, Nilo é tio de Ronald. Mas eles quase não se encontram, já que o primeiro mora no Brasil e o segundo na Espanha. Nas festas de fim de ano, principalmente no Natal, acontecem os encontros familiares, quase sempre no apartamento de Ronaldo, na Barra da Tijuca.

- Nilo raramente se encontra com irmão. Ele gosta muito das festas de fim de ano, mas sente muita falta do Ronaldo – disse a mãe do garoto.

Apesar da pouca idade, Nilo entende que o irmão famoso não pode sempre encontrá-lo em razão dos muitos compromissos profissionais. Mas desde cedo, o irmão caçula idolatra o atual camisa 9 do Corinthians.

- Quando Ronaldo jogava pelo Real Madrid, Nilo ficava sentadinho em frente à TV para ver os jogos dele. Ele se vestia com o uniforme do time, segurava uma bola e ficava dizendo o nome do irmão. Tudo isso com apenas três aninhos – disse Lourdes.

Nilo parece mesmo decidido a se tornar jogador de futebol. Mas enquanto o irmão desconhecido do Fenômeno é apenas uma criança, a mãe Lourdes tenta preservá-lo ao máximo do assédio dos curiosos.

- Na escola, no condomínio onde moramos, as pessoas nem imaginam que Nilo é irmão de Ronaldo. Ando muito com ele pelo Rio e não gostaria que soubessem que ele é parente de alguém famoso. Acho que estamos bem assim, no anonimato – encerrou Lourdes.

Mas até quando Nilo Nazário de Lima será mantido no anonimato?




Fonte: GloboEsporte.com

índice | envie por e-mail

Anterior: 11:24 - Vasco tem aproveitamento de 83% em 2009, mas Dorival Jr. não se ilude
Próxima: 11:34 - Caso Pimpão não jogue, Edgar ou Alan Kardec cotados para assumir vaga